» Post

O produtor e diretor Paulinho Pestana fala sobre o cenário artístico atual

paulinho-2       Confira as opiniões dele sobre TV aberta, internet e outros assuntos!

Por Priscilla Silvestre/ Crédito das Imagens: Divulgação

Paulinho Pestana é um profissional versátil, que encara todos os desafios como únicos e sem medo de errar. À frente da Cia de Atores e da Orbital Channel, o produtor e diretor está sempre envolvido em diversos projetos, de todos os segmentos, o que faz com que ele saiba muito sobre a arte brasileira nos dias atuais.

O Jornal Empoderado fez uma entrevista exclusiva com ele, falando do panorama atual do mercado artístico no Brasil. Afinal, o que é o humor no mundo de hoje? Como se destacar em meio a tantos outros? Quais dicas podem direcionar o artista ao sucesso? Foi neste contexto que ele contou muitas coisas interessantes sobre TV, teatro, musicais, cinema e muito mais. Confira!

Descontração e muita criatividade fazem parte do dia a dia profissional de Pestana
Descontração e muita criatividade fazem parte do dia a dia profissional de Pestana

Jornal Empoderado – Como você encara o nicho de entretenimento atualmente, seja na TV, no teatro ou até mesmo no cinema?

Paulinho Pestana – É um mercado que tem sofrido metamorfoses numa velocidade cada vez maior. A forma em que o entretenimento na arte é vista, principalmente no humor, se atualiza a cada instante. Uma piada que hoje pode ser considerada genial, em pouco tempo pode já ser considerada imbecil e sem criatividade. É um mercado que não dá mais pra se acomodar, se revoltar com a não aceitação do público quando não ri mais com a piada velha ou se entedia com um programa de TV já batido. Tem de se manter atual, senão o mercado engole.

JE – O que você acha essencial para uma pessoa que trabalha com humor ter sucesso e não ficar “forçada”?

PP – “Não tentar ser engraçado”, ser natural e nunca, mas em hipótese alguma, tentar explicar uma piada. O sucesso vem com o trabalho, não cai do céu. O grande erro das pessoas que querem ingressar nessa carreira é de imaginar que possam encontrar um produtor “fada madrinha” que faça a pessoa rica e famosa, sem precisar de estudo, esforço e sacrifícios. Esses que acreditam nesse tipo de “mágica” ficam vulneráveis e se tornam alvos fáceis de golpistas.

Curso preparatório na Cia dos Atores - Crédito: Arquivo Pessoal
Curso preparatório na Cia dos Atores – Crédito: Arquivo Pessoal

JE – No seu caso, você teve apoio da família quando optou por essa carreira? E qual a importância do incentivo da família para quem está ou busca trabalhar com humor e/ou televisão?

PP – Sempre tive apoio, tendo em vista que tive a possibilidade desde criança de estudar e ter uma formação artística completa em muitos aspectos. Porém, não podemos parar nunca de estudar e se aperfeiçoar. O apoio da família é muito importante, já que pode motivar ou desmotivar qualquer pessoa.  Há também de se ficar atento e selecionar bem os grupos na sua vida que lhe influenciam e os que realmente merecem a sua atenção nesse aspecto. Tenho alunos e artistas com quem trabalho que sofrem maior pressão social de familiares que só veem em festas e não participam de suas vidas. Percebo isso acontecer mais entre as mulheres, rixas entre primas que moram em cidades diferentes e competem desde a beleza física à vida pessoal, além do sucesso profissional. É impressionante o quanto isso influencia e a quantidade de artistas que se sentem pressionados por esse tipo de “fantasma”.

JE – Em quais trabalhos você está atualmente, seja no teatro, TV, internet, cinema, apresentador, roteirista e tudo que a sua versatilidade permite?

PP – Estou lançando um longa-metragem no início de 2017, com distribuição pela O2 (de Fernando Meireles). O filme é um drama de redenção com linguagem de HQ. O filme teve no elenco Thaíde, Serginho Hondjakoff, Carol Macedo, Antônio Roberto Marchese, Marcos Ferrian, Ton Prado, Rubens Cristóforo, a participação do Yudi Tamashiro e grande elenco. Eu fui um dos produtores do filme e o diretor de elenco.

Na TV eu estou em dois projetos com o apresentador Yudi Tamashiro: um é uma sitcom que ainda está em fase de negociação com a TV (“Programa do Yudi”) e o outro estreia na Rede Brasil em janeiro de 2017 (“Programa Falo Memo”).

Paulinho Pestana em reunião com Yudi Tamashiro para os novos projetos - Crédito: Arquivo Pessoal
Paulinho Pestana em reunião com Yudi Tamashiro para os novos projetos – Crédito: Arquivo Pessoal

Na internet lanço agora, em dezembro, o “Portal da Orbital Channel”, com “Pod Cast” de notícias e mais de 70 colunas jornalísticas de variados assuntos. Juntamente a este projeto vem o “New Vloggers”, com vários atores que escalei, alguns iniciantes, outros da minha Cia de Atores e alguns outros já famosos em outros projetos. Ele mescla a linguagem da stand-up comedy com a dos youtubers, com toda a liberdade que a internet proporciona. A ideia com este projeto é lançarmos novos talentos no mercado e fomentar a independência artística. Hoje em dia, a TV ainda é muito importante, mas ninguém mais é obrigado a depender dela para se tornar famoso, bem-sucedido e ganhar dinheiro. Basta o princípio básico: “atitude e persistência”.

JE – Você acredita que a internet fará com que a televisão tenha de se modificar para acompanhar as mudanças e não perder a audiência para essa nova geração, que é mais ligada aos aparelhos digitais? Como você pensa que a TV possa “ganhar” esse público?

PP – A TV cada vez mais vai se fundir com a internet. É um processo evolutivo, porém a TV não é só um aparelho de transmissão de imagem, é todo um processo de produção e qualidade que pode ser direcionada também para internet. Os dispositivos vendidos no mercado desde os últimos anos já se “conversam”. Em breve, tudo será uma coisa só.

JE- Você citou os youtubers no seu novo projeto. O que você pensa dessa avalanche deles e programas de internet, sejam eles profissionais ou não? Há qualidade para que isso perdure durante um bom tempo ou é algo volátil?

PP – Acho importante, democrático e necessário.  Só assim temos liberdade de assistir o que queremos e quando queremos, ouvirmos quem quisermos, termos o ídolo que desejarmos, sem precisar de nenhum massacre midiático como os feitos musicalmente nas rádios com as famosas “músicas chicletes”.  A liberdade que a internet nos traz é mais do que justa! Ela possibilita que qualquer pessoa possa começar um negócio, falar o que pensa ou simplesmente seguir um sonho, tirando a exclusividade desse privilégio que era de poucos até há pouco mais de uma década. Acredito que com qualidade ou sem qualidade, a infinidade de opções que a internet proporciona de vlogs e programas de TV feitos para ela dá a opção de cada um assistir o que quiser, mesmo que seja o programa mais bizarro do mundo. O internauta tem livre arbítrio.

Projeto New Vloggers - Crédito: Arquivo Pessoal
Projeto New Vloggers – Crédito: Arquivo Pessoal

JE – Por fim, quais seus sonhos profissionais, aonde você pretende chegar e como lida com o seu dia a dia em busca desse objetivo?

PP – O objetivo principal é ser feliz todo dia, não deixar nenhum dia passar em branco. No mundo das artes e da comunicação não adianta só chegar, pois se chegamos e paramos, nós voltamos à estaca zero.  Quem é da arte se sente feliz porque está “fazendo”. Repetindo, então: meu objetivo é ser feliz todo dia e conseguir sucesso todo dia com a minha felicidade!

Serviço:

Paulinho Pestana

Instagram: www.instagram.com/p/BI8v1ZYjVBs/?takenby=paulinhopestanadiretor

YouTube: www.youtube.com/watch?v=765gcl3SCUk&feature=youtu.be

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade