» Post

A maior parte das pessoas lembra da princesa Isabel quando o assunto é a Abolição da Escravatura. A educação escolar acaba hoje por esquecer tantas outras figuras da história e seu maior protagonista.

No dia 19 de agosto de 1849 nascia no Recife, e particularmente no engenho de Massangana, o escritor, diplomata e um dos maiores estadistas que o Brasil já teve. Filho do senador José Tomás Nabuco de Araújo, era branco e pertencia à aristocracia pernambucana.

Na meninice, filho de senhor de engenho, teve o primeiro contato com a escravidão, sendo profundamente influenciado pela madrinha e pelos escravos do engenho.

Ainda muito jovem formou se em Direito em 1870 seguindo logo carreira diplomática como adido, primeiro em Londres e mais tarde em Washington.

Mais tarde, por orientação do pai, mudou se para a capital do país. Desde pronto defende as bandeiras da monarquia e da abolição da escravatura, causas tão distintas mas que se aproximavam na época. Nabuco pensava a frente de seu tempo. Acreditava, mesmo sob o âmbito da monarquia, num estado moderno sem escravos e com uma grande mão de obra.

Entre 1881 e 1884 viajou para a Europa produzindo, em Londres, “ O Abolicionismo”, sua maior obra. Em 1888, por influência de Joaquim Nabuco, do engenheiro André Rebouças e pressão de diversos setores da sociedade, a princesa Isabel assina a Lei Aurea, documento que abole a escravidão no país. De novo no Brasil, é reeleito deputado por Pernambuco. Com a proclamação da República, em 1889,  perde espaço político, afastando-se da câmara.

Dalí até o fim da vida trabalha como diplomata, trabalhando de forma brilhante na  melhora da relação do país com os países vizinhos e da Europa. Também nesse período ajuda, junto a Machado de Assis, a criar no Rio de Janeiro a Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Nabuco foi peça fundamental na Abolição da Escravatura, sendo um dos maiores estadistas que o Brasil já teve e referência para a atualidade.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade