Pesquisar
Close this search box.

» Post

Novo livro de Patricia Jimin se propõe a tratar de racismo, entendimento das estruturas sociais e afeto do povo preto

Por Patrícia Santos

O livro “A Dona do Jogo” é o oitavo lançamento de Patricia Jimin e visa assuntos pertinentes ao povo preto, passando por combate de violências e ancestralidade 

O lançamento do livro “A Dona do Jogo” de Patricia Jimin acontecerá dia 13/05 na Ocupação Cultural de Arte Independente no Itaim Paulista, Zona leste de São Paulo e promete ser visa uma história de prender a atenção dos leitores do começo ao fim, passando por temas que vão desde violência e os atravessamentos que atingem o povo preto, até o afeto que traz cura e abrigo.

A produtora cultural lança seu segundo romance e tem expectativas de alcançar o sucesso de outros trabalhos. “Espero que assim como foi Emaranhado, meu primeiro romance, A dona do Jogo tenha uma boa aceitação entre os leitores e tenha um impacto positivo socialmente.”, comenta a autora.

A trama

A narrativa se inicia no distrito do Itaim Paulista, o último que compõe a zona leste de São Paulo e é narrado por Laila, filha de professora e advogado engajados em causas sociais. Em um cenário de perseguição, represália, abuso policial e medo, a personagem se alia a Juliana, uma advogada, negra e milionária que milita em defesa de causas raciais com pautas. 

O combate ao genocídio da população negra, encarceramento baseado no racismo e que leva o leitor a um profundo jogo de cartas marcadas para desmascarar e desmontar um grupo de milicianos que fortalecem figuras importantes da gestão do país.

Juntas e atentas a cada movimento precisam evitar o erro e tornar real o blefe, pois quando se joga com a vida, nem sempre quem dá a última cartada virar a mesa e se torna “A dona do jogo”.

A autora

Desde 2016 Patricia Jimin participa de Slam, campeonato de poesia falada, e foi campeã no Slam da Guilhermina em sua primeira participação. Vice-campeã do estadual de São Paulo em 2018, grande finalista e destaque do Slam BR no mesmo ano e campeã do campeonato argentino de poesia falada em 2019.

Nascida em de uma cidade chamada Itajuípe, localizada no sul da Bahia, chegou em São Paulo aos 20 anos, mas foi no Rio de Janeiro que reatou sua relação com a escrita. De volta à capital paulista, conheceu e passou a frequentar o Sarau Sarau Movimento Aliança da Praça (MAP). É produtora cultural, romancista, roteirista, compositora, oficineira e afro empreendedora.

Patricia é autora dos livros: Slam – Palavras Pra Quem Me Quis Silêncio, o primeiro que reúne suas poesias de slam, Por Amar Outra Mulher, Resisto, É Amor Que Você Quer? Então Toma!, publicação bilingue com lançamento na Argentina em 2019, Impressões, Manual Da Imoralidade e dos romances Na Alcova Da Deusa e Emaranhado.

Jimin se destaca em relação à sua escrita, pois acredita que o uso vírgulas como forma de finalizar um texto “‘Não é erro de escrita, é a certeza de que sempre há, o que dizer, sentir e viver”, finaliza a escritora.

Atualmente Patrícia Jimin é Slammaster do Slam DiVersos, criadora do Selo PIB – (Poesia Interna Bruta) que publica crianças de 10 a 15 anos, diretora e roteirista da web serie Na Alcova da Deusa, diretora e roteirista do curta À Um Bairro De Distância.

Serviço:
Lançamento do livro A Dona do Jogo:

Dia: 13/05/2022.

Lugar: Rua Abacatuaja, 393 – Vila Itaim. Ocupação Cultural de Arte Independente, Itaim Paulista, zona leste de São Paulo.

Horário: 19h.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade