A Rede Antirracista Quilombação manifesta o seu mais veemente repúdio as informações que estao circulando na midia da retirada do Professor Silvio Almeida a frente do Ministério dos Direitos Humanos sob o argumento da necessidade de uma reforma ministerial para acomodar pessoas do “Centrão” em troca de uma pretensa governabilidade. Estranhamos que dentre os 37 ministros e ministras do governo, justamente um ministério comandado por uma pessoa negra seja colocado como moeda de troca nesta proposta de reforma.
Foi a população negra que mais concedeu votos para a eleição do atual presidente e, apesar disto, e também de ser a maioria da população brasileira, é sub-representada no primeiro escalão. Já no acordo de aprovação da Medida Provisória de mudança do ministério feito entre a articulação política do governo e o Congresso Nacional, duas pastas comandadas por mulheres não brancas foram as mais afetadas e tiveram perda de atribuições – a do Meio Ambiente, dirigida por uma mulher negra, Marina Silva; e a dos Povos Indígenas, dirigida por uma mulher indígena, Sonia Guajajara. Agora, já se vislumbra a redução da presença negra no primeiro escalão.
A “promessa” de indicação do professor Silvio para um órgão internacional não contempla pois não haveria a entrada de um outro negro ou negra no seu lugar no primeiro escalão. O movimento negro já foi frustrado ao não ter uma pessoa negra indicada para os altos escalões do judiciário, agora corre o risco de ter reduzida a sua participação no primeiro escalão do Executivo.
O professor Silvio Almeida é um quadro competentíssimo, tem enfrentado com sapiência e habilidade os ataques da extrema direita, inclusive ofensas vindas de parlamentares bolsonaristas. Tem reconhecimento internacional e é motivo de orgulho de todos nós, negras e negros. Por isso, nós quilombativistas estamos juntos em defesa da sua permanência.
17 de julho de 2023
Coordenação da Rede Antirracista Quilombação.
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!
Respostas de 6
Lula dará um tiro no próprio pé?
Não acredito.
Obrigado por nos acompanhar, Daniel Santiago.
Nos honra profissionais competentes, comprometidos de todas áreas somos parte de direitos dos poderes e minimamente exercitamos a defesa de vivenciarmos mudanças coerentes, que o profissional mantenha no cargo em exercício do poder que lhe foi delegado sucesso a todos nós
Obrigado por nos acompanhar, Ursula.
Tem pessoas bem melhores para ocupar esse ministério.
Ele exonerou o Secretário Ariel de Castro Alves por ego, inveja e ciúme. Espero que seja o próximo a sair
Obrigado por nos acompanhar, Anelise.