Pesquisar
Close this search box.

» Post

Nossos cabelos, nossas escolhas

Recentemente nos vimos diante de uma grande polêmica na rede televisiva que envolvia um participante de reality show tendo seu cabelo sendo posto como se fosse algo de domínio público a ser discutido, mas não desejo nesse artigo levantar o caso que, somente mobilizou por conta de se passar na TV, mas sim de trazer a tona a discussão acerca do que faz as pessoas pensarem que podem opinar em nossos traços, nossos corpos e nossos cabelos, aquilo chamado colonização.

Nos ensinaram desde cedo a cuidar de nossas vidas e a tentarmos nos encaixar, mas esqueceram de nos ensinar a lutar por nós mesmos e nossas escolhas, sim, escolhas, pois a forma com a qual cada um usa seu cabelo diz respeito somente a pessoa e a mais ninguém, mesmo sendo o crespo uma forma de revolução do movimento negro que outrora nem sequer podia se manifestar, ainda nos cabe e espero que assim permaneça, o direito a escolher o que nos agrada, com a diferença de que hoje temos a liberdade de nos apegar ao nosso afro sem o medo de não sermos aceitos ou ao menos é assim que deveria ser, o liso e o crespo sendo igualmente aceito e igualmente não questionados ou vistos como algo além do que são.

Hoje temos no black o sinal de resistência, lutemos para que em breve tenhamos em nossos traços apenas traços e não eternos lembretes de sofrimentos que já passamos, mas principalmente que possamos lançar mão de nossas escolhas sem o medo de sermos apontados ou sem que precisemos andar armados de munição verbal para defender algo que nasceu e se constituiu conosco.

Respeite nosso cabelo, respeite nossas escolhas e, principalmente, nos respeite hoje e sempre.

Foto de capa: http://edicaodobrasil.com.br/

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade