Outubro, mês em que é comemorado o Dia da Criança, o SescTV apresenta uma programação especial para o público infantil. A coleção “Filmes de Brinquedo” reúne 15 títulos nacionais exibidos ao longo das edições do Cinecipó – Festival de Cinema Socioambiental, realizado desde 2011 em Minas Gerais. Sob a curadoria de Cardes Amâncio e Daniela Pimentel, a programação revela diferentes experiências das infâncias brasileiras e busca promover a sensibilização desse público para a construção de relações respeitosas com o ambiente e os diversos modos de vida. As exibições ocorrem aos sábados, às 13h, com reapresentações aos domingos, 14h; terças, 17h30; quartas, 6h30; quintas, 11h; e sextas, 16h30.
Logo no início do mês, dia 1º, será exibido, exclusivamente sob demanda em sesctv.org.br, o documentário “Marangmotxíngmo Mïrang: das Crianças Ikpeng para o Mundo”. Dirigida por Kumaré Ikpend, a produção, com 35 minutos de duração, registra a apresentação, por quatro crianças dessa etnia indígena de Mato Grosso, de sua aldeia, em resposta a uma vídeo-carta enviada por crianças que vivem em Sierra Maestra (Cuba). Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas e seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta. Conteúdo exclusivo sob demanda.
Também em 1/10 o púbico poderá assisitir “O Véu de Amani”. Dirigida por Renata Diniz, a produção tem como protagonista uma garota paquistanesa muçulmana que mora no Brasil e, ao mudar de casa, recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni. No mesmo dia também será exibido “Guri”. Dirigido por Adriano Monteiro, o filme conta a história de Victor, um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de bolinha de gude do seu bairro.
Em 8/10, duas outras produções integram a programação. Sob a direção de David Aynan, “O Som do Silêncio” aborda a tentativa de aproximação entre pai e filho, separados pela vida. Por sua vez, “Fermento”, dirigido Carlos Eduardo Ceccon, mostra a jornada de adversidades enfrentadas por duas crianças para conseguir chegar a tempo de assistir a uma partida de futebol.
Fora da seleção “Filmes de Brinquedo”, o longa-metragem “A Família Dionti”, com 97 minutos de duração e dirigido por Alan Minas, será exibido no Dia da Criança (12/10, às 13h30). A produção narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe. Mas Serino é seco e chora grãos de areia. Já Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor. Uma produção poética que retrata de forma especial o tema universal da descoberta do amor, sem
deixar de lado as cores regionais do interior do Brasil contemporâneo.
Em 15/10, “Dela”, dirigida por Bernard Attal, mostra o cotidiano da personagem que dá nome à produção, que mora em Itaparica (BA) ao lado de seu pai, Agenor, e não entende porque os colegas na escola zombam do seu nome e do seu cabelo. No mesmo dia, a diretora Joyce Prado promove o encontro de realidade e fantasia em “Fábula de Vó Ita”. Entre panos e tecidos, uma avó envolve sua netinha, Gisele, para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade. Por sua vez, e também em 15/10, o diretor Augustto Gomes parte do coração da selva amazônica para contar a história, recheada de personagens misteriosos, lendas e mitos, de um resgate nada convencional protagonizada por pequeno índio em “Zana: o Filho da Mata”.
Em 22/10, o documentário “No Tempo do Verão”, com direção de Wewito Piyãko, retrata um fim de semana especial para as crianças Ashaninka, que deixa a escola e partem, rio acima, para acampar com os pais e aprender como é a vida na mata. No mesmo dia, o diretor William Figueiredo Côgo brinda o público com a intrigante animação “Fim da Fila”. Na história, vários animais brasileiros se movimentam em fila indiana, dia após dia, e mesmo com novos motivos para seguir em frente, permanecem enfileirados, trazendo à tona uma curiosidade: o que em no fim dessa fila?
Uma semana depois, em 29/10, outros dois títulos ganham exibição. Na animação “Vida Dentro de Um Melão” (direção de Helena Frade), uma garota, fantasiada de bicho, filma seu redor. Já em “Dono de Casa”, também no dia 29/10, o diretor Anderson Lima mostra o que acontece quando brincar de casinha deixa de ser coisa de menina e os garotos da rua são convidados a participar da brincadeira.
A programação infantil chega a novembro com novas produções. Uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Assim pode ser resumido o filme que poderá ser visto em 3/11, “Lily’s Hair”, em que o diretor Raphael Gustavo Silva narra a história dessa protagonista que, auxiliada por um amigo cadeirante, Caio, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou. No mesmo dia, “Papagaio Verde”, dirigido por Anderson Lima, mostra a descoberta de uma criança durante um campeonato de empinar papagaio com direito à adaptação a novas regras e muita correria atrás de pipas.
Para encerrar, em 10/11 será apresentado “5 Fitas”. No filme, dirigido por Heraldo de Deus e Vilma Martins, os irmãos Pedro e Gabriel, que cresceram ouvindo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim, decidem se aventurar entre a multidão durante a tradicional cerimônia da Lavagem do Bonfim para pedir uma bola de futebol.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
(Serviço)
Filmes de Brinquedo /Cinecipó – Festival De Cinema Socioambiental
Conteúdo: 15 títulos exibidos ao longo das edições do Cinecipó – Festival de Cinema Socioambiental
Curadoria: Cardes Amâncio e Daniela Pimentel
Horários: sábados, às 13h, com reapresentações aos domingos, 14h; terças, 17h30; quartas, 6h30; quintas, 11h; e sextas, 16h30.
Todos os filmes estão disponíveis em sesctv.org.br
Marangmotxíngmo Mïrang: das Crianças Ikpeng para o Mundo
Conteúdo exclusivamente sob demanda: sesctv.org.br
Quando: 1/10
Duração: 35’
Ano de produção: 2001
O Véu de Amani
Quando: 1/10
Duração: 15’
Ano de produção: 2019
.
Guri
Quando: 1/10
Duração: 13’
Ano de produção: 2019
O Som do Silêncio
Quando: 8/10
Duração: 18’
Ano de produção: 2016
Fermento
Quando: 8/10
Duração: 11’
Ano de produção: 2020
A Família Dionti
Quando: 12/10
Duração: 97’
Ano de produção: 2015
Trailer: www.youtube.com/watch?v=VgPdOW58R8s
Dela
Quando: 15/10
Duração: 8’
Ano de produção: 2018
Fábula de Vó Ita
Quando: 15/10
Duração: 5’
Ano de produção: 2016
Zana: o Filho da Mata
Quando: 15/10
Duração: 15’
Ano de produção: 2019
No Tempo do Verão
Quando: 22/10
Duração: 22’
Ano de produção: 2012
Fim da Fila
Quando: 22/10
Duração: 2’
Ano de produção: 2016
Vida Dentro de um Melão
Quando: 29/10
Duração: 18’
Ano de produção: 2020
Dono de Casa
Quando: 29/10
Duração: 8’
Ano de produção: 2017
Lily’s Hair
Quando: 3/11
Duração: 15’
Ano de produção: 2019
Papagaio Verde
Quando: 3/11
Duração: 8’
Ano de produção: 2017
5 Fitas
Quando: 10/11
Duração: 15’
Ano de produção: 2020
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no facebook: facebook.com/sesctv
No instagram: @sesctv