Pesquisar
Close this search box.

» Post

“Nem pense em me matar”

No próximo dia 29/4, será realizado o lançamento estadual do Levante Feminista contra Feminicídios. A violência é uma constante no cotidiano das mulheres brasileiras. O assédio moral e sexual, o feminicídio, são dimensões de violência que marcam a experiência da vida de mulheres de todas as idades no Brasil. A conquista da Lei do Feminicídio, em 2015, reconhece a especificidade desta violência.  

Rio de Janeiro terá lançamento do Levante Feminista contra Feminicídios.

A produção de informações, pesquisas e análises que mensurem as características da violência de gênero devem ser iniciativas prioritárias para a redução desses índices. O acolhimento da vítima, o acesso à justiça, a punição do agressor, estratégias de prevenção que trabalhem a origem de todas essas diferentes manifestações de violência são alguns dos aspectos que merecem destaque no Movimento Feminista contra o feminicídio brasileiro. Com a Campanha “Nem pense em me matar”, as mulheres brasileiras vêm colocar em pauta, neste ano de 2021, em todo Brasil: chega de feminicídios!  

É alarmante o índice de ataques que as mulheres vêm sofrendo por parte dos homens, que reproduzem esse sistema patriarcal e racista, aniquilando a vida de uma mulher por se considerar superior a ela. Milhares de nós morremos simplesmente por ser mulher!  

No ano de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, foi imposto ao Brasil e ao mundo a necessidade de isolamento social, fato que gerou significativo aumento desse crime de ódio, conforme informa o anuário Brasileiro de Segurança Pública, e as vítimas são, em sua maioria, mulheres negras que vivem em desigualdade social e mulheres trans. Chegam todos os dias na mídia, notícias de feminicídio em todo o Estado do Rio de Janeiro e cidades como Maricá, Cabo Frio, São Gonçalo são destaque nesta modalidade cruel de expressão do patriarcado. Dados como esses e a falta de políticas públicas se agravam em um país que já ocupava o 5º lugar entre as nações que mais matam mulheres, segundo a lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de países com maior número de feminicídio, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.  

Objetivando denunciar a omissão do Estado e exigir a proteção da vida das mulheres brasileiras, nasce o “Levante Feminista contra Feminicídios”, uma frente nacional suprapartidária, com mais de 500 movimentos feministas envolvidos, que em março deste ano lançou a campanha #NemPenseEmMeMatar apoiada na ideia de “Quem mata uma mulher, mata a humanidade!” e tendo como símbolos a cor amarela e o girassol. Foi gravada uma canção-lema para a campanha, composta por Cris Pereira, com arranjo de Fi Maróstica e cantada por Fabiana Cozza.  

A articulação desse Levante foi iniciada por Vilma Reis, socióloga, referência dos movimentos negros no país, integrante da Coalizão Negra Por Direitos; Márcia Tiburi, filósofa, escritora e artista; e Tania Palma, pesquisadora e assistente social.

Estamos em campanha para chegar a 100 mil assinaturas no Manifesto do Levante Feminista contra o Feminicídio no Brasil, documento que sintetiza a importância da nossa luta. 

E, no dia 29 de abril (quinta-feira), a campanha será lançada no Estado do Rio de Janeiro numa Onda Amarela contra Feminicídios.

PROGRAMAÇÃO –  Lançamento: 29/04/2021  

06h às 09h: Amanhecer Amarelo contra Feminicídios – manifestações descentralizadas e sem aglomeração em bairros e distritos dos Municípios do Estado do RJ (faixas, distribuição de panfletos informativos/violentômetro, atos simbólicos)  

10h às 17h: Com a boca no trombone – Visibilização nas redes sociais, entrevistas, reportagens e notícias nos veículos de comunicação de massa e falas de Parlamentares (Deputadas e Vereadoras) nas tribunas das Casas Legislativas.  

18h às 19:00 horas: Anoitecer Amarelo – Iluminação com lâmpadas amarelas de prédios públicos de visibilidade nos Municípios.  

19h30 às 21h30: Live Protesto Cultural contra Feminicídios no RJ com participação de representantes de diversos movimentos sociais, parlamentares, artistas e grupos culturais que colocam em pauta a luta pelos direitos das mulheres.  

 

MUNICÍPIOS

Além da construção estadual do Levante Feminista, as mulheres se organizaram em grupos e atividades Municipais, em acordo com a proposta matriz mas que dialoguem diretamente com seus territórios. Participam do Levante, instituições, movimentos, coletivos e mulheres do Noroeste, Norte, Centro, Centro Sul e Sul Fluminense. Baixadas Litorâneas, Região Serrana e Região Metropolitana do Rio.

Um exemplo dessa movimentação vem da Baixada Fluminense na região Metropolitana, os Municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti, organizaram a seguinte agenda  até o fechamento desta matéria :

Levante Feminista – Duque de Caxias

Dia 29/4 – amanhecer feminista

Está previsto,

Colagem de cartazes pela cidade
Panfletagem com o material remanescente do 8M no Município
Faixas nas passarelas da Rio-Petrópolis e Rio-Magé
Vídeos de algumas companheiras denunciando os altos índices de violência contra a mulher e feminicídio em Duque de Caxias

Para a semana posterior ao 29/4

Live em articulação com outros municípios da Baixada Fluminense, em defesa do CIAM – Baixada

Levante Feminista- SÃO JOÃO DE MERITI

Amanhecer dos Girassóis:
Ato com exibição de cartazes com dados e denúncias sobre o feminicídio em âmbito geral e em São João.

Distribuição de Girassóis e de panfletos produzidos na cidade e vindos do estado.

Chamadas ao vivo nas redes feitas pelas mulheres durante as atividades.

Dinâmica do ato: As mulheres serão divididas em 3 grupos a fim de provocarem movimentações em lugares estratégicos (Deam, Câmara Municipal/₢eam e Centro de Vilar dos Teles). Seguirão em carros (embandeirados ou enfaixados) até a Praça da Matriz, no centro de São João, para a culminância da parte da manhã, com a grande movimentação do Amanhecer dos Girassóis, onde haverá  ciranda, distribuição das flores, chamadas e falas de ordem, canto do Levante e Poesias.

Na parte da tarde, a tarefa será colocar nas nossas redes simultaneamente, todos os conteúdos do nosso Levante São João de Meriti e acompanhar a Live estadual

Já o anoitecer Amarelo tem como ideia  iluminar de amarelo alguns pontos da cidade, e no local iluminado colocar flores e faixas e cartazes, fazer fotos e vídeos, falas das autoridades do Município e das mulheres das nossas instituições. Os lugares pensados foram:

Deam – confirmado
Ceam – não confirmado ainda.

Juizado da Violência Doméstica – Não confirmado ainda
Igreja da Matriz – Não confirmado ainda
Câmara de Vereadores – Não confirmado ainda

MÍDIAS LEVANTE FEMINISTA RJ

Canção-lema: Corpo meu https://youtu.be/_bKBiBcQLIo 

E-mail: levantefeministarj@gmail.com 

Redes sociais:  

https://www.facebook.com/Levante-Feminista-RJ-106423808224519 https://www.instagram.com/levantefeministarj/ 

Acesse o Manifesto do Levante, assine e espalhe pelo país: http://chng.it/FhdzggBmQY 

Release por Assessoria de Imprensa: Fátima Moura 

Para lista de contatos por Município, falar com Assessora de Imprensa (email acima)

Imagens extraídas das redes sociais do Levante feminista.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade