Pesquisar
Close this search box.

» Post

Museu Afro Brasil tem programação especial para a Semana da Consciência Negra

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil, promoverá, até o dia 21 de novembro de 2020, a semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil, conjunto de eventos online que buscam refletir, difundir e valorizar temas relacionados à cultura afro-brasileira.

Nesta segunda-feira, 16/11/2020, o Jornal Empoderado teve a honra de participar de um evento onde em primeira mão acompanhamos as novidades do Museu Afro.

Com muita cordialidade, os jovens, Ronaldo Vitor da Silva e Renato Adriano Rosa, ambos Assistentes de Desenvolvimento Institucional contaram e mostraram todos os detalhes da mostra.

Eles explicaram que o Museu Afro Brasil não é um Museu da escravidão ou Museu da tortura, ele visa mostrar contribuições positivas da população negra na cultura brasileira.

Através do canal no Youtube Museu Afro Brasil, nesta quarta-feira, 18, haverá a oficina Impressões da cor, realizada pelo artista, oficineiro e arte-educador Luís Carlos Batista, que mistura técnicas de xilogravura com temas abordados no acervo da instituição. No dia 19, quinta-feira, o educador do Museu Afro Brasil. Gabriel Rocha, fará a visita temática virtual Trabalho, da escravidão à abolição, que discutirá questões pertinentes à exposição de longa duração do acervo do Museu.

No dia 20, sexta-feira, Dia da Consciência Negra, o Museu realizará a abertura presencial e online da exposição Melvin Edwards – escultor norte americano, um dos principais nomes da arte contemporânea. A exposição traz momentos diversos, como peças da exposição da galeria Aurora em 2019. As peças foram criadas com materiais brasileiros. A obra do Melvin Edwards é histórica, intensa e vinculada aos direitos humanos. Juntamente, haverá uma homenagem a poetisa Jayne Cortez. A exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2021.

No mesmo dia, o Museu inaugura a homenagem Deus Salve o rei – 80 anos de Pelé, que mostra a presença do atleta como símbolo da cultura nacional e do imaginário popular.

Há também uma exposição com lindas fotos que tenta recompor todas as visões sobre a população indígena e um dos destaques é a “Casa dos Homens”. Onde todos podem adentrar e se sentar. É um espaço lúdico e é possível sentir cheiro da madeira e resina.

Fotos: Iná Dias

Fotos: Liciane Linhares

A semana será encerrada com uma nova edição de Aos pés de Baobá, atividade de contação de histórias inspiradas em narrativas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A história, intitulada Pouco antes de dormir, será contada pela arte-educadora Mariana Per e transmitida ao vivo pelo canal oficial do Museu Afro Brasil no youtube.

Você poderá acompanhar a Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil virtualmente pelas mídias sociais do equipamento e parceiros ou presencialmente, conforme normas e procedimentos de funcionários que visam a saúde de visitantes e funcionários

Nós do Jornal Empoderado não podemos deixar de celebrar junto com o Museu Afro Brasil, o aniversário de 80 anos do sr. Emanoel Araújo, diretor curatorial do Museu e renomado artista plástico brasileiro. E aproveitamos para falar com Emanoel Araujo. Desejamos muita saúde e que seu trabalho continue inspirando a todos nós.

EMANOEL ARAUJO – Diretor Executivo e Curatorial

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10

Horário de Funcionamento

De terça a domingo: das 11h às 17h.

Ingresso:

Atividades online: gratuito

Atividades presenciais:  Inteira: R$ 15,00 // Meia Entrada: R$ 7,50

ATENÇÃO: em decorrência da pandemia da COVID-19, a venda de ingressos está sendo feita de maneira remota (online).

Foto de capa: Ina henrique

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. Perdão, mas um dia depois do fascista Camargo retirar MILTON NASCIMENTO, GILBERTO GIL, ELZA SOARES, CARTOLA, DORIVAL CAYMMI, LUIZ GONZAGA, MACHADO DE ASSIS, MALCOLM X, MARINA SILVA, PAULO PAIM, NELSON MANDELA, TIM MAIA, Benedita da Silva, João Francisco dos Santos (o Madame Satã), Leci Brandão, Givânia Maria da Silva, Martinho da Vila, Sandra de Sá, Sueli Carneiro e Zezé Motta, entre outros, da lista de personalidades negras, vocês me falam do Pelé?

    Qual foi mesmo a “contribuição positiva [do Pelé para a] cultura brasileira”? mostrar o exemplo de como ser o pai mais desnaturado, ingrato e desalmado do mundo? exemplificar como ninguém como compactuar com um Presidente racista e fascista, sendo negro? Representar o governo Medici em Guadalajara e se sentir muito honrado por representar a ditadura dos anos de chumbo?

    Me situem o que está sendo homenageado neste dia da consciência negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade