» Post

Mobilização nacional de lutas pela democracia e contra anistia a golpistas, ocorre neste sábado (23)

Movimentos populares convocam mobilização nacional que ocupará as ruas de todas as grandes regiões do país

Os atos estão sendo organizados por todo o país para o próximo sábado, 23 de março, às vésperas do marco dos 60 anos do golpe militar no Brasil, onde os movimentos populares organizados se manifestam em coro por: ditadura nunca mais, em defesa da democracia, contra a anistia para golpistas e pelo fim do massacre em Gaza.

A mobilização é organizada pelas Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), pelo conjunto das centrais sindicais e partidos progressistas do campo popular; em convocatória pública em defesa da democracia, em memória e por justiça, contra o golpismo e pelo fim do genocídio na Palestina. As organizações confirmam manifestações de ruas em todas as grandes regiões do país, nas capitais e cidades interioranas, com destaque para o ato no Largo do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, onde são aguardadas autoridades.

Para o conjunto das organizações e movimentos é fundamental olharmos para o passado para a construção de um presente e futuro onde haja justiça social. E para que a memória dos lutadores e lutadoras do povo não seja esquecidas e silenciadas, como foi no período autoritário (1964-1985); tempo em que o simples ato de manifestar-se contra o poder militar poderia levar a tortura, desaparecimentos e mortes.

Durante a ditadura, as auditorias da Justiça Militar receberam 6 mil denúncias de tortura e estimativas apontam que houveram pelo menos 20 mil casos. Um período da história que não pode ser esquecido. A Comissão Nacional da Verdade listou 191 mortos e o desaparecimento de 210 pessoas, em 2014. Outros 33 desaparecidos tiveram seus corpos localizados posteriormente, num total de 434 pessoas que foram brutalmente assassinadas pelos militares.

Dessa forma, o conjunto das organizações populares citam que o ano de 1964 será sempre lembrado pelo golpe de 1º de abril e pelos 21 anos de ditadura, cujos resquícios ainda estão presentes em nossa sociedade, como foram as recentes tentativas de golpe, que teve como ápice o ataque do dia 8 de janeiro de 2023, entre outras ofensivas golpistas que persistem no cotidiano.

Porém, as entidades também concordam que a data é uma oportunidade para lembrar que frente às ameaças do autoritarismo, das violências e do fascimo da extrema-direita, os movimentos sociais do estado democrático vem acumulando quase quatro décadas em defesa dos direitos constituídos no Brasil. E que continuarão construindo a resistência contra as violações de direitos humanos, seja no Brasil, ou na esfera internacional, como é o caso emblemático sofrido pelo povo Palestino, entre outros povos que lutam pelo direito à vida e a sua integridade.

As organizações reiteram que há 60 anos, março foi o mês onde milhares de pessoas foram às ruas pelas reformas de base e contra a ditadura, buscando construir uma sociedade mais justa e igualitária. E que agora, na contemporaneidade, os movimentos e organizações populares progressistas convocam toda a sociedade para se levantarem pela memória dos que tombaram na luta pela democracia e mobilizar-se contra os resquícios do golpismo que ainda perdura no país.

Saiba onde ocorrerão as mobilizações

BRASIL
AL – Maceió – Calçadão do Comércio | 9h
BA – Salvador – Largo do Pelourinho | 15h
CE – Fortaleza – Praça do Ferreira | 8h30
DF – Brasília – Praça Zumbi dos Palmares | 16h
ES – Vitória – Praça Vermelha | 9h
GO – Goiânia – Coreto da Praça Cívica | 22/03 às 14h
MA – São Luís – Praça Deodoro | 9h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos | 9h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio | 9h
PA – Belém – Escadinha do Cais | 9h
PB – João Pessoa – Praça da Lagoa | 15h
PE – Recife – Praça do Derby | 10h
PR – Curitiba – Praça Santos Andrade até Boca Maldita | 9h
RJ – Rio de Janeiro – Uruguaiana com Presidente Vargas | 10h
RR – Boa Vista – Praça Germano Sampaio | 17h
RS – Porto Alegre – Largo Glênio Peres | 15h
RO – Porto Velho – Praça Marechal Rondon l 22/03 às 17h30
SC – Florianópolis – Em frente a Catedral | 22/03 às 16h
SE – Aracaju – Em frente a Deso | 22/03 07h
SP – São Paulo – Largo São Francisco | 15h
Osasco – Calçadão em frente ao Shopping | 13h

PORTUGAL
Lisboa – Praça Luís de Camões I 10h30

ESPANHA
Barcelona – C/ Rocafort 242 I 14h

Nota: Agradecimento a Lays Furtado e Marcela Rodrigues

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade