Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mobilização nacional de lutas pela democracia e contra anistia a golpistas, ocorre neste sábado (23)

Movimentos populares convocam mobilização nacional que ocupará as ruas de todas as grandes regiões do país

Os atos estão sendo organizados por todo o país para o próximo sábado, 23 de março, às vésperas do marco dos 60 anos do golpe militar no Brasil, onde os movimentos populares organizados se manifestam em coro por: ditadura nunca mais, em defesa da democracia, contra a anistia para golpistas e pelo fim do massacre em Gaza.

A mobilização é organizada pelas Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), pelo conjunto das centrais sindicais e partidos progressistas do campo popular; em convocatória pública em defesa da democracia, em memória e por justiça, contra o golpismo e pelo fim do genocídio na Palestina. As organizações confirmam manifestações de ruas em todas as grandes regiões do país, nas capitais e cidades interioranas, com destaque para o ato no Largo do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, onde são aguardadas autoridades.

Para o conjunto das organizações e movimentos é fundamental olharmos para o passado para a construção de um presente e futuro onde haja justiça social. E para que a memória dos lutadores e lutadoras do povo não seja esquecidas e silenciadas, como foi no período autoritário (1964-1985); tempo em que o simples ato de manifestar-se contra o poder militar poderia levar a tortura, desaparecimentos e mortes.

Durante a ditadura, as auditorias da Justiça Militar receberam 6 mil denúncias de tortura e estimativas apontam que houveram pelo menos 20 mil casos. Um período da história que não pode ser esquecido. A Comissão Nacional da Verdade listou 191 mortos e o desaparecimento de 210 pessoas, em 2014. Outros 33 desaparecidos tiveram seus corpos localizados posteriormente, num total de 434 pessoas que foram brutalmente assassinadas pelos militares.

Dessa forma, o conjunto das organizações populares citam que o ano de 1964 será sempre lembrado pelo golpe de 1º de abril e pelos 21 anos de ditadura, cujos resquícios ainda estão presentes em nossa sociedade, como foram as recentes tentativas de golpe, que teve como ápice o ataque do dia 8 de janeiro de 2023, entre outras ofensivas golpistas que persistem no cotidiano.

Porém, as entidades também concordam que a data é uma oportunidade para lembrar que frente às ameaças do autoritarismo, das violências e do fascimo da extrema-direita, os movimentos sociais do estado democrático vem acumulando quase quatro décadas em defesa dos direitos constituídos no Brasil. E que continuarão construindo a resistência contra as violações de direitos humanos, seja no Brasil, ou na esfera internacional, como é o caso emblemático sofrido pelo povo Palestino, entre outros povos que lutam pelo direito à vida e a sua integridade.

As organizações reiteram que há 60 anos, março foi o mês onde milhares de pessoas foram às ruas pelas reformas de base e contra a ditadura, buscando construir uma sociedade mais justa e igualitária. E que agora, na contemporaneidade, os movimentos e organizações populares progressistas convocam toda a sociedade para se levantarem pela memória dos que tombaram na luta pela democracia e mobilizar-se contra os resquícios do golpismo que ainda perdura no país.

Saiba onde ocorrerão as mobilizações

BRASIL
AL – Maceió – Calçadão do Comércio | 9h
BA – Salvador – Largo do Pelourinho | 15h
CE – Fortaleza – Praça do Ferreira | 8h30
DF – Brasília – Praça Zumbi dos Palmares | 16h
ES – Vitória – Praça Vermelha | 9h
GO – Goiânia – Coreto da Praça Cívica | 22/03 às 14h
MA – São Luís – Praça Deodoro | 9h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos | 9h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio | 9h
PA – Belém – Escadinha do Cais | 9h
PB – João Pessoa – Praça da Lagoa | 15h
PE – Recife – Praça do Derby | 10h
PR – Curitiba – Praça Santos Andrade até Boca Maldita | 9h
RJ – Rio de Janeiro – Uruguaiana com Presidente Vargas | 10h
RR – Boa Vista – Praça Germano Sampaio | 17h
RS – Porto Alegre – Largo Glênio Peres | 15h
RO – Porto Velho – Praça Marechal Rondon l 22/03 às 17h30
SC – Florianópolis – Em frente a Catedral | 22/03 às 16h
SE – Aracaju – Em frente a Deso | 22/03 07h
SP – São Paulo – Largo São Francisco | 15h
Osasco – Calçadão em frente ao Shopping | 13h

PORTUGAL
Lisboa – Praça Luís de Camões I 10h30

ESPANHA
Barcelona – C/ Rocafort 242 I 14h

Nota: Agradecimento a Lays Furtado e Marcela Rodrigues

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade