» Post

Ministro Silvio Almeida vai ao RS em defesa das pessoas desabrigadas pelas enchentes

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

Em meio à catástrofe socioambiental no estado do Rio Grande do Sul (RS), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e sua equipe, chegaram nesta quinta-feira (09) em Porto Alegre. A visita tem como objetivo, a articulação, com autoridades locais, em defesa da população mais vulnerável atingida pelos alagamentos.

Pela manhã, Silvio esteve com o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto, para tratar de ações sobre registro civil e documentação básica, pois muitas pessoas perderam seus documentos.

Em seguida, ele participou de uma plenária com Conselheiros Tutelares da região, para tratar da defesa aos direitos das crianças, jovens e adolescentes. Também está prevista uma reunião do Ministro com o Gabinete Permanente de Crise, anunciada pelo Governo Federal.

A comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania conta ainda, com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira; e dos assessores: Ruy Conde , que atua na Comunicação Social e Anna Karla Pereira, da pasta de Participação Social e Diversidade.

Na quarta-feira (08) desembarcaram no estado, a ouvidora nacional de Direitos Humanos, Luzia Cantal, e a cordenadora geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento, Tula Vieira Brasileiro. Além de mobilizar as redes locais para verificar denúncias de violações de direitos humanos e garantir o fornecimento de nova documentação civil aos desabrigados, estão sendo realizadas reuniões com instituições como Defensoria Pública, Conselho Nacional de Direitos Humanos e Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Mobilização

Desde o último final de semana, a pasta de Direitos Humanos do governo federal mobiliza a Ouvidoria Nacional e demais setores em defesa da dignidade dos públicos mais vulnerabilizados da região.

De forma inédita, o Disque 100 disponibilizou novos canais para o recebimento das informações de crianças e adolescentes desaparecidos. O serviço gratuito e ininterrupto também recebe solicitações de resgate e relatos sobre pessoas desassistidas. Cidadãos interessados também podem realizar doações e se voluntariar para trabalhar na região.

Nota: Contribuiu para a matéria Ruy Conde da assessoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Canoas-RS. Crédito: Ruy Conde/MDHC

Ministro Silvio Almeida com o Secretario de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Fabricio Guazzelli Peruchin.

Ministro Silvio Almeida conversa com Júnior Torres – coordenador estadual da Cufa RS e Marcivan Barreto Presidente da Cufa/SP

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade