» Post

Michel Yakini, do Sarau Elo da Corrente, lança seu primeiro romance

 
 

Autor de livros de contos, crônicas e poemas, Michel Yakini – um dos nomes mais atuantes no movimento de literatura das periferias de São Paulo – lança dia 12 de julho seu primeiro romance, Amanhã quero ser vento (11 Editora, 136 p.). A noite de autógrafos será a partir das 20h30, no Sarau Elo da Corrente, de Pirituba, coletivo literário que festeja seus 11 anos de criação na mesma data. O local fica na Rua Jurubim, 788.

Amanhã quero ser vento conta a história de Manandí, jovem mulher que deixa marido e filhas em uma pequena cidade e se muda para a metrópole em busca de si mesma. A protagonista enfrenta as durezas da vida na periferia e encontra amparo na amizade de uma recém-conhecida, Márcia, com quem acaba tendo um relacionamento amoroso.

O enredo é firmado em desencontros e desamores, em uma narrativa que dá voz a personagens da periferia e traz fragmentos de prosa poética do narrador. Texto arrojado e sensível de Yakini, que trata também de temas como machismo, homofobia, prostituição, aborto, drogas, violência contra as mulheres e as populações periféricas.

“Uma combinação explosiva de temas que atravessam muitas mulheres e são abordados aqui por um narrador transgênero sem demonstrar, em momento algum, a suspeita de um olhar masculino como pano de fundo”, registra a professora de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade de Buenos Aires, Lucía Tennina, que prefacia a obra.

Na construção narrativa do romance, o autor se vale de uma escrita muito próxima da oralidade e apresenta personagens cativantes como o botequineiro Sêobetolô, com suas observações perspicazes sobre as pessoas e a vida, a contadora de estórias Donanina, com seus “causos” que se avizinham da poesia, Wanda, a abortadeira, que faz programas sexuais para complementar a renda, entre outros.

Michel Yakini fará noites de autógrafo em diversos saraus literários de São Paulo, mas escolheu o Sarau Elo da Corrente, para o lançamento oficial, no dia 12 de julho, por ser, como ele mesmo diz, sua casa. O autor é cofundador do coletivo, ao lado da também escritora Raquel Almeida. O sarau é realizado no bar do Santista, em Pirituba – um espaço de encontro da comunidade em torno da literatura. O eixo de atuação é a produção, fomento e difusão da cultura de periferia, nordestina e negra.

O livro Amanhã quero ser vento está em pré-venda, com 10% de desconto, no site da 11 Editora (www.11editora.com.br) até o dia 12 de julho.

O autor – Michel Yakini é escritor, artista-educador e produtor cultural. Colunista da revista on-line Palavra Comum (Galícia – Espanha) e cofundador do Sarau Elo da Corrente no bairro de Pirituba, que faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo

Desenvolve atividades relacionadas à cultura negra, periférica e criação literária, ministrando cursos, oficinas, palestras e recitais de poesia.

Participou de atividades literárias em Cuba, Argentina, México, França, Alemanha, Espanha, Paraguai e Chile. Autor de Desencontros (contos, 2007); Acorde um verso(poesia, 2012); Crônicas de um Peladeiro (crônicas, 2014) e co-organizador da antologia bilíngue on-line Letras e Becos – Literatura das periferias de São Paulo(2017).

Capa do Livro
Autor

Serviço
Título: Amanhã quero ser vento
11 Editora
R$ 40,00
Lançamento: 12/07/2018, das 20h30 às 23h
Local: Coletivo Sarau Elo da Corrente – Rua Jurubim, 788 – bar do Santista – Pirituba

Mais informações:
11 Editora – www.11editora.com.br
11editora@11editora.com.br
(14) 3032-2513

 
CONTATO:
Nome: José Renato de Almeida Prado
Telefone: (14) 3032-2513 |  (14) 9 9125-2864
E-mail: joserenato@11editora.com.br
Website: www.11editora.com.br

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade