MORREU NESTA 4ª FEIRA, (14), O BRILHANTE FÍSICO TEÓRICO E COSMÓLOGO BRITÂNICO
Stephen William Hawking, de 76 anos de idade, nasceu predestinado, na cidade de Oxoford, do condado de Oxfordshire, na Inglaterra, no dia 8 de Janeiro de 1942, coincidentemente… ou não, no dia do 300º aniversário da morte do matemático, físico e astrônomo italiano, Galileu Galilei.
Filho de Farnk Hawking um biólogo, pesquisador e parasitólogo do Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres e de Isabel Hawking. O garoto sempre foi interessado pela ciência, residiu em St. Albans na infância e foi aluno da St Albans High School for Girls, entre 1950 e 1953, ele era um bom aluno; mas não mostrou nem de longe o seu brilhantismo.
Contrariando seu Pai, que queria vê-lo formado em medicina, Stephen pretendia cursar matemática na University College, Oxford , porém o curso não estava disponível na universidade, Hawking teve de optar pelo curso de física e se apaixonou pela disciplina; tendo concluído os estudos em 1962.
Um ano depois de sua formatura, aos 21 anos de idade, Stephen Hawking foi diagnosticado portador de uma doença rara e incurável, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) um mal degenerativo que causa a paralisia de toda a musculatura do corpo, embora não cause danos neurológicos. Os médicos que o trataram, diziam que sua expectativa de vida era de no máximo 10 anos, Hawking só viveria até os 30 anos de idade.
Mas o Gênio, não se abateu, condenado a viver enclausurado em seu próprio corpo, começou aos poucos a demonstrar o seu talento; interessado em termodinâmica, relatividade, e mecânica quântica ; obteve o doutorado na Trinity Hall em 1966 na cidade Cambridge, Cambridgeshire, onde passou a viver.
Depois de concluir o doutorado, Stephen, se tornou um pesquisador na instituição e mais tarde, atuou como professor no Gonville and Caius College, ligado a universidade e no Instituto de Astronomia da mesma instituição, onde permaneceu até 1973, (ano que por diagnóstico médico, Stephen Hawking deveria ter falecido).
Contrariando todas as expectativas, Hawking, não morreu, mas deixou o Instituto de Astronomia e foi para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Em 1979, passou a ocupar o cargo de Professor Lucasiano de Matemática; esta cátedra pertenceu ao cientista, alquimista, filósofo e teólogo Inglês, Isaac Newton, e foi ocupada por Hawking até 2009, ano em que atingiu a idade limite, para exercer o cargo.
Este gênio da ciência mundial, foi casado por 2 vezes; em 1965 casou-se com Jane Hawking tendo se separado dela em 1991, em 1995 casou-se com sua enfermeira, Elaine Mason, de quem se divorciou em 2006. Desde então, Hawking conciliava o convívio com seus 3 filhos e 3 netos, suas pesquisas no campo da Física Teórica e sua extensa agenda de conferencias ao redor do mundo. Até a sua morte, cujas causas não foram divulgadas, nessa 4ª feira, (14), coincidentemente… ou não; na data de aniversário de Albert Einstein.
A batalha de Stephen Hawking contra a ELA.
Vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica, Hawking foi perdendo gradualmente, os movimentos das penas dos braços e de toda a musculatura voluntária, inclusive tendo perdido a força para manter sua cabeça ereta e sua mobilidade era praticamente nula. ele era vítima da síndrome do encarceramento; situação da pessoa desprovida de qualquer movimento.
Em 1985, ele contraiu pneumonia numa viagem a Suíça e teve de sofrer uma traqueostomia, que o deixou sem a voz. O cientista que pra se locomover já se utilizava de uma cadeira de rodas eletrônica, passou a usar um sintetizador de voz, que a principio era controlado pelos movimentos das suas bochechas, mas com a evolução da doença teve de ser substituído por um rastreador dos movimentos dos olhos, que transforma estes movimentos em palavras transmitidas pelo sintetizador.
Livros:
Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros. (1988)
Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios. (1994)
O Fim da Física. (1994)
A Natureza do Espaço e do Tempo (1996)
Breve História do Tempo Ilustrada. (1998)
O Universo numa Casca de Noz. (2001)
O Futuro do Espaço-Tempo (2005)
Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes. (2005)
Uma Nova História do Tempo. (2005)
Brevíssima História do Tempo. (2007)
George e o Segredo do Universo. (2007)
O Grande Projeto. (2011)
Minha Breve História. (2013)
Filmes:
A Brief History of Time. (1991), em que Errol Morris usou o livro homônimo como base para relatar a vida do cientista.
The Theory of Everything. (2014), baseado no livro de memórias de Jane Hawking.
(Crédito: Portal Acredite ou não e Wikipédia)