O Jornal Empoderado esteve na sexta-feira, 27 de maio, na Plenária dos “Movimentos Populares com Lula”, na Casa de Portugal, região central de SP para encontro do ex-presidente petista com mais de 87 entidades que representam movimentos populares de todos país. As entidades levaram, além do apoio, propostas para vencer Bolsonaro e contribuir para um Brasil com menos desigualdades, sem racismo e democrático.
Leia a íntegra do projeto apresentado ao ex-presidente pelas 87 iniciativas populares (13 MB). Acesse aqui o documento completo com as propostas e a lista completa das entidades: superar-a-crise-e-reconstruir-o-brasil-movimentos-sociais-lula
Lula, que lidera as pesquisas eleitorais, estava acompanhado de sua companheira, a Socióloga Janja e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Em uma tarde de falas potentes, Simone Nascimento, coordenadora do MNU – Movimento Negro Unificado, pediu o fim do genocídio da população negra e pediu um minuto de silêncio para lembrar o bárbaro assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morto após abordagem de agentes da Polícia Rodoviária Federal, em Sergipe. Lembrando os crimes cometidos pela polícia militar de Adolf Hitler contra judeus.
Sônia Bone Guajajara trouxe a luta índigena para o palco com toda sua firmeza, mas sem perder a ternura como dizia Che. Já Bruna Brelaz, Presidenta da UNE – União Nacional dos Estudantes, lembrou da importância de (re)construir o país sem esquecer do importante papel da juventude.

Movimento negro em peso na plenária. O Empoderado conversou com o Prof. Dennis de Oliveira, professor de jornalismo da ECA/USP e coordenador da Rede Quilombação e com o historiador Tiago Soares, Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT/SP e membro da Direção Nacional do PT.
https://www.instagram.com/p/CeGUNAYO35s/?utm_source=ig_web_copy_link
O evento completo!