Pesquisar
Close this search box.

» Post

Longa Vermelho como Brasa ocupa palco nas cinco regiões de São Paulo

A mostra de cenas faz parte do processo criativo do projeto contemplado com o Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo

De 1 a 8 de setembro, o processo criativo do longa Vermelho como Brasa se espalha pela cidade de São Paulo. Ocupando palcos nas cinco regiões da cidade, o Coletivo Floresta apresenta cinco mostras itinerantes de cenas que fazem parte do processo criativo do longa, realizado colaborativamente entre atuantes criadores, o roteirista Sérgio Pires e a diretora Luciana Canton. As apresentações darão ao público a oportunidade de participar do processo e testemunhar as cenas esboçadas para o longa metragem, seguidas de uma roda de conversa. Vermelho como Brasa lida com questões de enfrentamento do racismo, classismo, machismo, LGBTfobia e demais preconceitos, em busca de um possível reencantamento do mundo.
Construídas de forma colaborativa, as cenas trazem personagens alegóricos e personagens que fazem parte de nossa cultura popular. A vida real se mistura aos encantamentos de seres mágicos como o Saci e o Boitatá, que se misturam a alegorias (ideias encarnadas). Produzidas a partir das vivências de corpos diversos, o projeto dá voz a profissionais negros, indígenas e LGBTQIAP+, além de criar estratégias para dar acesso a pessoas com deficiência visual e auditiva.
Desde 2021, a cineasta Luciana Canton desenvolve, colaborativamente, o projeto Vermelho como Brasa. Em 2023, após ser contemplado com o Edital Múltiplas Linguagens da Prefeitura de São Paulo, o roteiro foi desenvolvido semanalmente, resultando nessa mostra de processo. “Há cinco anos sonho esse filme. Desde então foi uma desconstrução atrás da outra, um aprendizado atrás do outro. Vermelho como brasa se pergunta onde pode estar a magia na crueldade do cotidiano brasileiro”, explica Luciana Canton.
As apresentações serão itinerantes, organizadas de maneira única para cada um dos espaços pelo roteirista Sérgio Pires. As cenas serão diferentes a cada dia, seguidas de uma roda de conversa, que servirá como base para a elaboração do roteiro final de Vermelho como Brasa. A entrada é gratuita.

Serviço:
O que: Mostra de cenas do processo criativo do longa Vermelho como Brasa
Quando e Onde:
Dia 1 de setembro (sexta): Casa de Cultura de Guaianases, 10h
R. Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares, São Paulo

Dia 3 de setembro (domingo): Centro de Culturas Negras do Jabaquara, 15h
R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara, São Paulo

Dia 5 de setembro (terça): Centro de Referência da Dança, 18h
Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro, São Paulo

Dia 7 de setembro (quinta): Teatro Alfredo Mesquita, 19h
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo

Dia 8 de setembro (sexta): Centro Cultural da Diversidade, 19h
R. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi, São Paulo

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Direção e produção: Luciana Canton.
Roteirista: Sérgio Pires.
Atuantes criadores: Armindha Freire, Cris Raséc, Gabriel Lodi, Ivone Dias Gomes, Marcelo Dalourzi, Márcio Carneiro, Renato Ribeiro, Rubia Bernasci, Sérgio Pires e Wallie Ruy.
Arte Gráfica: Angie Barbosa.
Impulsionamento em mídias digitais: Talita Olim

Contato para entrevistas:
SÉRGIO PIRES (Roteiro): (11) 998502224 e LUCIANA CANTON (Direção): (11) 999636465
Assessoria de Imprensa: Eliane Almeida (MTb: 39832): (13) 99652-1296

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade