Pesquisar
Close this search box.

» Post

Live aborda temática Plano Nacional de Vacinação e Pessoas com Deficiência

Fique sabendo mais sobre o Plano Nacional de Vacinação e PCDs durante o bate-papo das especialistas

No final de março, Flávia Albaine e Viviane Landim se juntaram em uma live para discutirem o Plano Nacional de Vacinação em relação às pessoas com deficiência.

De um lado Albaine,  criadora do projeto Juntos pela Inclusão Social, Defensora Pública de RO e membro integrante da Comissão de Pessoas com Deficiência e Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos.

Do outro Landim, especialista em direito médico e da saúde e atuante exclusivamente na área para os autistas e pessoas com deficiência na saúde suplementar.

“Eu realizo lives semanais no meu perfil do Instagram e convidei a Flávia para participar, pois já acompanho o trabalho frente à Defensoria há algum tempo e sou uma grande admiradora de seu trabalho. Resolvemos trazer um tema atual e ela propôs o plano nacional imunização e PCDs, inclusive por ela ter expedido 3 recomendações para inserir as PCDs no grupo prioritário”, conta Viviane Landim.

Segundo a advogada, muitas pessoas com deficiência estão com dúvidas acerca do plano nacional de imunização.

Por isso, elas resolveram trazer a informação para o público que muitas vezes são considerados os invisíveis da sociedade devido às barreiras atitudinais e de acessibilidade.

“O ponto alto do bate-papo foram as recomendações 73 e 19 do Conselho Nacional de Saúde,  a discussão da ADPF 756 no STF (Superior Tribunal Federal), que está sendo discutido sobre o plano”, sugere.

Repercussão positiva após a live

Para Viviane outro momento importante da live foi quando a Dra. Flávia trouxe os fatores sociais que demonstram que as PCDs são vulneráveis e devem estar no grupo prioritário.

A explicação é que há um risco aumentado de contaminação diante das dificuldades.

“Isso como pessoas com deficiência físicas que utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem e acabam colocando as mãos na rodas e estas tocam no chão; os autistas e pessoas com deficiência intelectual para usar máscaras devido às questões sensoriais; pessoas com deficiência auditiva que muitas vezes tocam as mãos no rosto para se comunicar e assim por diante”, exemplifica.

Diante do sucesso que foi a live ocorreu uma grande repercussão, onde diversas pessoas após live elogiaram, solicitaram as recomendações e o plano nacional imunização.

“Estamos gratas que, de alguma maneira, trazemos informação de qualidade para pessoas com deficiência,  que não podem ser esquecidas por todos os níveis governamentais e pela sociedade”, salienta Landim.

De acordo com Flávia, as pessoas com deficiência têm lutado para a inclusão prioritária na vacinação contra a Covid-19.

“Há diversos argumentos que justificam tal inclusão, tanto no âmbito jurídico, no âmbito social, assim como no âmbito médico. Na live nós procuramos passar como está tal perspectiva na atualidade e em âmbito federal”, finaliza Albaine.

Quer conferir a live sobre o Plano Nacional de Vacinação?

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade