Agosto foi mês de aniversário do Jornal Empoderado, mas devido a uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) pudemos presentear a população da baixada santista com Vale-Gás. Quem coordenou a ação foi Lúcia Rocha, de São Vicente, onde é ativista, assim como em São Bernardo do Campo, ambas cidades paulistas.
Foram contempladas 100 famílias. Em um momento de crise devido a péssima política econômica do atual governo federal, muitas famílias estão com dificuldade para se alimentar e comprar gás.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que não acredita que mais de 33 milhões de pessoas passam fome. Ou seja, ele não deve ter ido, em quatro anos, nenhuma vez a uma periferia. Matéria da Folha de SP contradizendo Guedes, leia aqui!
Outra boa matéria sobre o descaso do ministro de Bolsonaro em um momento que o país voltou ao mapa da fome. Clique aqui para ler a matéria completa!
Falamos com Lúcia sobre como foram essas entregas: “Eu, Lúcia Rocha, moradora da cidade de São Vicente, Promotora legal popular, Defensora dos Direitos Humanos, Conselheira da Cultura Negra da Cidade de São Vicente, fundadora da Associação Acolher e Mulheres que Alimentam, venho em nome dos cem beneficiários agradecer ao Jornal Empoderado a CUFA e parceiros pelas doações do Vale gás. Num momento em que mais de 33 milhões de pessoas estão com fome sem ter o mínimo para alimentar suas famílias, e para o povo preto da periferia a situação chega a sem bem pior Ação como essa de Solidariedade e dignidade fez um barulho gigantesco cá na ponta, o barulho da panela cheia , pois a economia na compra do botijão contribuiu para a compra do alimento!! Pessoas que estavam cozinhando no fogão a lenha, outras usando panela elétrica assim por diante.”.
Veja imagens da entrega em São Vicente e São Bernardo do Campo, em SP:
Revisão: Décio Trujilo