Na XP Inc., os grupos internos de afinidade são os protagonistas dos projetos e das agendas de ações afirmativas da empresa para contribuir com mais diversidade e inclusão em todo mercado financeiro. Isso porque, desde a criação da diretoria de ESG, em março de 2020, a XP Inc. vem atuando de forma contínua e propositiva para impactar mais de 500 mil pessoas até 2025. Um desses grupos internos de afinidade é o Blacks, coletivo formado por pessoas negras.
O Blacks surgiu, no final de 2020, inicialmente como um grupo para trocas profissionais, base de apoio e conversas sobre projetos entre pessoas negras, e evoluiu para uma atuação conectada aos objetivos estratégicos de diversidade e inclusão da empresa. Com a participação de mais de 120 pessoas, entre membros atuantes e aliados, o coletivo define, acompanha e discute ações relacionadas a parcerias, formação, impacto interno e externo.
Além do foco nas metas a curto, médio e longo prazo – XP Inc. assumiu o compromisso de ter 32% de pessoas negras na empresa e 23% dos cargos de liderança ocupados por pessoas negras até 2025 –, o Blacks apoia no andamento de projetos que vão além da contratação, mas que contribuem para um ambiente de mais acolhimento e escuta, engajamento dos grupos minorizados e, principalmente, projetos de formação e capacitação de jovens e empreendedores negros.
Como funciona
O Blacks possui encontros semanais e mensais (há níveis diferentes de envolvimento) para acompanhar, priorizar e discutir o andamento dos projetos, assim como, fóruns e palestras de temas para contribuir com a carreira dos profissionais. “Queremos incluir mais profissionais negros no mercado financeiro, mercado esse que não é tão diverso. Buscamos, cada vez mais, promover um conjunto de políticas e práticas a fim de garantir que todos permaneçam na empresa por um longo período e tenham oportunidades de crescimento”, declara Julia Aquino, fundadora do Blacks e equity research da XP Inc. O coletivo possui, ainda, o Blacks Only, canal exclusivo como um espaço de acolhimento, e um canal de comunicação aberto a toda empresa para compartilhamento de ideias, orientações e sugestões.
Blacks na prática
Entre as principais contribuições estão as metas, recomendadas pelo coletivo através de estudo social e de mercado, benchmark e construção coletiva e aprovadas integralmente pela diretoria da XP Inc.; conversas com a alta gestão; programas de capacitação e formação de profissionais negros para o setor financeiro e tecnologia; além de participação nas análises de currículos, entrevistas e ações internas para retenção de talentos. A exemplo, está o programa Vem Transformar em que a empresa arcou com todos os custos de capacitação e formação para mais de 600 pessoas negras se prepararem para atuar como agentes autônomos de investimentos na rede de parceiros.
“Queremos tornar o ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. A XP Inc. está comprometida em fazer transformações significativas. A inclusão na companhia é uma questão de extrema importância dentro do propósito e cultura, mas nossos projetos contribuem não só com o mercado financeiro, como com toda a sociedade”, explica Wesley Miquelino, um dos líderes do Blacks, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Programas Corporativos na XP Inc. Até o final de 2022, pelo menos 1 mil jovens negros e negras serão capacitados em habilidades digitais por meio da parceria da XP Inc. com a Trybe, escola de programação – uma das ações incentivadas pelo coletivo.
Wesley destaca que educação financeira também é uma das questões debatidas pelo grupo. “Em um país onde a pobreza é negra, falar sobre finanças pode ser bem difícil. Incluímos nos programas, o curso de educação financeira para que todos possam estar aptos a gerir melhor seu orçamento e se preparar para alcançar seus sonhos”, conta.
Além do Blacks, existe na XP Inc., o MLHR3 (coletivo de mulheres), o Incluir (pela inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade) e o Seja (por um ambiente mais seguro, respeitoso e diverso para pessoas LGBTQIA+).
Sobre a XP Inc.
A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse o site https://www.xpinc.com/
Foto: Julia Aquino – Fundadora do Blacks e Wesley Miquelino, um dos líderes do Blacks. Créditos à divulgação.
Revisão: Eliane Almeida Mtb 39.832