Pesquisar
Close this search box.

» Post

Grupo de Dança promove série de encontros para discutir o universo do homem negro

Ação visa estimular a troca de saberes, autoconhecimento, maior condição de acesso a direitos e proteção e cuidado da saúde mental masculina

São Paulo, janeiro de 2020. A partir desse mês de janeiro, o grupo de dança Asili Coletiva realiza série de encontros para discussão sobre o universo do homem negro, suas vivências e desafios. Ao promover conversas sobre os cotidianos e subjetividades masculinas, considerando aspectos de caráter étnico-racial, o grupo objetiva a criação de um espaço coletivo que estimule a troca de saberes, autoconhecimento, maior condição de acesso a direitos e exercício pleno da cidadania, além de proteção e cuidado da saúde mental. Intitulada ‘Homem Preto’, a série de encontros ocorrerá, às sextas-feiras, a partir do dia 24 de janeiro. A ação é gratuita e aberta a pessoas negras de todos os gêneros e idades.

 

Segundo o bailarino e educador Felipe Cirilo, um dos organizadores do evento, cada dia terá um eixo temático, contudo a construção do conteúdo ocorrerá de modo coletivo e horizontalizado. As informações compartilhadas surgirão a partir das dúvidas, relatos e inquietações trazidos pelos próprios participantes. Os assuntos propostos para direcionar as conversas são Sexualidade, Meninos Pretos, Homens Pretos mais Velhos, e Homem Preto e Comunidade.

“É urgente debater assuntos que atingem diretamente a população preta nas periferias (no nosso caso, a de São Paulo), posto que a sociedade em que vivemos, mata um jovem negro a cada 23 minutos por arma de fogo. Assim como, são homens negros os que mais cometem suicídio, no país. É preciso trazer para o centro do debate nossa vida diária, nossas experiências em casa, na rua, no trabalho, nas relações, enquanto homens pretos. Esse evento é sobre essas ideias trocadas e as que não são trocadas diariamente”, comenta Cirilo sobre a importância de se realizar a iniciativa.

 

A ação de discutir aspectos da masculinidade nasce após ações anteriores focadas na saúde psicológica da população negra e no Mulherismo Africana (práticas de sociabilidades construídas a partir de conhecimentos ancestrais de mulheres negras africanas). Todas elas integram o projeto ‘Asili – Cultivo de Dança’, contemplado pelo edital VAI 2019

 

Os dois primeiros encontros da série ‘Homem Preto’ ocorrerão, nos dias 24 e 31 de janeiro, no espaço cultural Independente Casa no Meio do Mundo, às 19h. As datas e locais dos eventos posteriores serão divulgados no perfil do grupo no Instagram: @asilicoletiva.

 

A Asili Coletiva

Formada em 2017, a Asili Coletiva é uma organização artística voltada à pesquisa e criação em dança, além da promoção de espaços de convivência e fortalecimento da população negra. Coletivamente, o grupo desenvolveu uma série de treinamentos, jogos e procedimentos criativos denominada Dança de Atake que norteia as criações artísticas do coletivo.

 

Série de Encontros: Homem Preto

Datas: 24 e 31/dez (sextas-feiras) – 19h

Local: Casa no Meio do Mundo

Endereço: Rua Itamonte, 2008 – Vila Medeiros – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Mediação: Felipe Cirilo

Realização: Asili Coletiva

 

E assim foi o fim de ano repleto de eventos de Djs pelo estado de São Paulo. Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade