Pesquisar
Close this search box.

» Post

Fundo Baobá, Fundo Brasil e Fundo Casa lançam iniciativa inédita

Iniciativa inédita, a Aliança entre Fundos – surgida a partir da mobilização comunitária pela justiça racial, social e ambiental – propõe um novo modo de atuação no ecossistema da filantropia no Brasil: a filantropia colaborativa para a justiça social.  A ideia é reduzir os impactos da crise no país, especialmente junto a grupos que vivem em contextos de vulnerabilidade agravada pela pandemia da COVID-19. A ação será lançada no dia 26/08, em evento internacional online, com tradução simultânea, e restrito a convidados. 

A Aliança entre Fundos é formada pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental. Juntos, irão fazer um aporte inicial de R$ 2,5 milhões, distribuídos em diferentes editais. A novidade é o modo de atuação no ecossistema da filantropia no Brasil. Pela primeira vez, três Fundos se reúnem para promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais mais vulnerabilizados pela pandemia. Os editais serão lançados no dia 9 de setembro.

Trata-se de uma ação estratégica e inovadora surgida no percurso das trocas e diálogos entre os Fundos sobre os obstáculos e aprendizados forjados no fortalecimento da agenda por justiça social durante a pandemia da Covid-19.

A iniciativa foi impulsionada pelo reconhecimento da atuação e do protagonismo dos povos tradicionais, indígenas e das organizações de base comunitária diante da pandemia da COVID-19. Antes individualmente e agora unidos, os Fundos atuam na construção de convocatórias emergenciais de apoio a ações de grupos, organizações e/ou indivíduos em situações de maior vulnerabilidade na pandemia.  

O lançamento da Aliança entre Fundos contará com a participação de Selma Moreira, diretora executiva do Fundo Baobá; Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil; e Maria Amália Souza, fundadora e diretora de desenvolvimento estratégico do Fundo Casa Socioambiental. A mediação será de Graciela Hopstein, coordenadora executiva da Rede de Filantropia para a Justiça Social.

A conversa terá como tema “Impactos da COVID-19 e a filantropia social no Brasil” e vai focar nos desafios políticos no país agravados pelo vírus Sars-Cov-2 nas mais variadas dimensões da vida humana. No atual cenário pandêmico, a crise política, econômica e social – somada à ausência de políticas públicas para minimizar os impactos da Covid-19 – vem devastando vidas humanas e famílias, em especial os povos indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. A pandemia tornou ainda mais visível as desigualdades sociais e raciais e outros problemas estruturantes da sociedade brasileira. 

Os projetos apoiados atenderão a três recortes prioritários: 1) defesa de direitos; 2) resiliência comunitária e sustentabilidade econômica das famílias; e 3) soberania alimentar das populações menos favorecidas no enfrentamento da pandemia causada pela SARS-CoV-2. 

Sobre os Fundos

Fundo Baobá para Equidade Racial

Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Orientado pelos princípios de ética, transparência e gestão, mobiliza recursos financeiros e humanos, dentro e fora do país, e investe em iniciativas da sociedade civil negra para o enfrentamento ao racismo e promoção da justiça social.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006. Tem como missão promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.

Fundo Casa Socioambiental

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

SERVIÇO

Lançamento Aliança entre Fundos – Roda de Conversa “Impactos da Covid-19 e a filantropia social no Brasil”

Data: 26/08

Horário: 14h às 16h

Local: Zoom (Evento restrito a convidados)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade