Pesquisar
Close this search box.

» Post

Fundação da Vila de São Vicente tem  encenação popular

“Gohayó- Experiencie a fundação de um território”

No último fim de semana sábado (03/06) e no domingo (04/06) aconteceu na escola municipal Antonio Pacifico, em São Vicente/SP a encenação da fundação da Vila de São Vicente com uma abordagem mais moderna, e com protagonistas negras, Lgbtqi+ e periféricas.

Antes do espetáculo houve apresentação de um grupo de samba, fazendo os munícipes dançarem e se prepararem para a grande apresentação que viria.

Essa é a 40°  encenação da história da cidade, e a primeira vez que o olhar não foi o do colonizador, e sim, do povo que construiu a cidade. 

A “Equipe Plataforma” foi a primeira selecionada (de quatro grupos) do edital 02/2022 da Secretaria de Cultura – SECULT, mas por questões burocráticas ainda não recebeu o valor total do edital. Mas o trabalho foi concluído mesmo assim, mostrando que a encenação foi construída com muita dedicação, amor e esforço.

Com a palavra o diretor Jair Moreira

…EU DESCONSTRUÍ O MAIOR ESPETÁCULO DE AREIA DO MUNDO com Protagonistas pretos, Indígenas, gays e mais de cem artistas envolvidos…” e um outro trecho Jair EXPLICA DE FORMA CIRÚRGICA por que sua encenação durou mais tempo que a de outros anos. O diretor comparou  as vezes que pessoas negras, mulheres, indígenas e Lgbtqis acabam repetindo o que é homofobia,machismo, racismo… Mesmo sendo cansativo é necessário.  

“É isso! Foi necessário repetir, repetir, reproduzir frases prontas, reproduzir mi mi mis. É assim diariamente, o nosso povo insistindo em falar, e outros cansados de escutar. Estar de prontidão para ouvir o outro falar sobre sua realidade se você é privilegiado não é nada confortável. As costas ficam doloridas, a vista cansa, fica chato.

A não ser que tenha uma distração. Uma dança, um monstro, gente trabalhando. De preferência gente preta.

Foi difícil fazer uma obra  que me represente de verdade, que represente nossa luta. Mas eu consegui me apresentar, me representar, e movimentar.”

A história que não está nos livros 

O Brasil é contato nos livros pela ótica de quem poder, escraviza e invadiu. E quando vemos uma obra sendo contada com a cara do povo, mostra o quanto ainda precisamos cortar essa visão eurocêntrica. 

São Vicente merecia ver sua história contada sem o romantismo que sempre foi a base das suas apresentações. Ou como cantou Mangueira (2019): 

Brasil, meu dengo/A Mangueira chegou/Com versos que o livro apagou/Desde 1500/Tem mais invasão do que descobrimento/Tem sangue retinto pisado/Atrás do herói emoldurado/Mulheres, tamoios, mulatos/Eu quero um país que não está no retrato“.

Sinopse do Espetáculo 

Um aplicativo misterioso chamado “Gohayó- Experiencie a fundação de um território” aparece nos celulares das cinco personagens protagonistas, que são influencers renomadas de São Vicente. 

Ao perceberem que todos estão com a mesma dúvida, eles promovem um movimento entre seus seguidores para descobrir a funcionalidade dessa plataforma e marcam um encontro em uma praça da cidade para abrirem juntos o programa. 

Ao abrir, um jogo se materializa no local, e os cinco influenciadores descobrem que é sobre a história da Vila de São Vicente, e que precisam zerar o game. Caso contrário, seus celulares ficarão bloqueados para sempre e nunca mais recuperarão suas contas com milhares de seguidores. 

A fim de vencer essa dinâmica, precisam reviver cenas históricas através da realidade virtual e metaverso propostas no aplicativo. E assim adquirindo o conhecimento necessário para avançarem as fases e concluírem o desafio. 

Dessa forma, o espetáculo “Gohayó- Experiencie a fundação de um território” faz entender que a tecnologia pode oferecer muito mais do que dancinhas, selfies, fake news e discursos de ódio. 

E que uma narrativa como essa contribui com o não esquecimento e ressignificação da nossa história, revelando o valor de reconhecermos nossa ancestralidade e origem.

Elenco e Direção

Direção 

Jair Moreira 

Elenco 

Influencers – Pretogonistas

Thayany Muniz 

Cida Ferreira 

Rodney Cardoso 

Luiz Guilherme 

Victor Casimiro 

Luan Maciel

Wes – Rapper indígena

Equipe PLATAFORMA

Alessandro Machado

Amanda Freixo

Danny Pereira

Hugo Henrique

Kevelin Salvador 

Thayany Muniz

Yuri Diniz

Jair Moreira

Convidados especiais 

Quadrilha Junina Paixão Caiçara

Leo Zimma Stiletto 

Grupo Incena Brasil

Comunidade artistica

Iniciantes do curso de teatro PLATAFORMA

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade