Sábado dia 27 de agosto, o Jornal Empoderado comemorou 6 anos de existência. A celebração foi no Teatro Olho Vivo, com show do Samba do Bule. O Espaço fica em Bom Retiro, na Zona Leste de SP.
Chegamos no sexto aniversário “passando” por uma pandemia e por um governo federal que já demonstrou desprezo pela luta da população negra.
“Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem pra procriador ele serve mais. Mais de 1 bilhão de reais por ano é ‘gastado’ com eles”, afirmou Bolsonaro, que falou a convite da associação judaica clube Hebraica em abril daquele ano. – Carta Capital 12/05/2022.
Jair Messias Bolsonaro não iniciou o racismo, isso é secular, porém ele contribuiu para o aumento do preconceito. Legitima todo os dias ações de ódio contra negros, periféricos e invisibilizados.
É dentro desse cenário que continuamos a existir e resistir. O Empoderado conta com uma maioria de mulheres, mães negras solos, que diariamente contribuem para dar voz a outras tantas mulheres negras e invisibilizadas.
E pensando que a pandemia e esse atual governo fizeram com o país, levando ele de volta ao mapa da fome, resolvemos aproveitar a nossa festa e o espaço para gratuitamente abrir oportunidade que empreendedores sociais pudessem ter stand no terreno e assim poder venderem seus produtos.
Apareceram por lá mais de 100 pessoas, sendo muitas do Movimento Negro e pessoas que acompanham o JE.
Essa festa aconteceu devido ao esforços da equipe do Jornal Empoderado e do Samba do Bule.
O ponto alto da festa foi quando o fundador do Jornal Empoderado, o jornalista Anderson Moraes, deixou registrado na parede do Teatro, suas mãos ao lado de Plínio Sampaio. Um momento que emocionou o homenageado e o todos os presentes.
(Foto e video)
Em seu discurso Anderson agradeceu a parceria com o Samba do Bule, além de todos (as) colaboradores do Empoderados, lembrando até de quem passou pelo jornal como o Marcelo Bellotti (falecido), Priscilla Silvestre e os que ainda estão no JE como Fabiana Silva, Ina Henrique, Liciane Linhares, Vilmar Jr., Jorge Monteiro, Simony dos Anjos, Luciano Jorge…
A fotógrafa Ina Henrique, a candidata a deputada Simony dos Anjos e a professora Anair Novaes pegaram o microfone e emocionaram os presentes com suas falas de carinho para o Jornal Empoderado.
Muitas pessoas importantes e que constroem esse país diariamente mandaram felicitações por vídeo. Entre elas: Dep. Samia Bonfim (PSOL), Gleisi Hoffmann – Presidenta do PT, Celso Athayde – CUFA e Favela Holding, Senador Paulo Paim (PT), Vereadora Leci Brandão (PCdoB), jornalista Pedro Borges – Alma Preta, jornalista Altamiro Borges – Barão de Itararé, Dr. Carlos Almeida de Castro (Kakay) – Grupo Prerro, Ativista e candidato Douglas Belchior, Edson França – Unegro e PCdoB, Regina Lúcia e Ieda Leal – MNU, Ativista Tamires Sampaio – Candidata a deputada e da FNA), Tezeu Bezerra – Sindipetro/NF, Vereadora Erika Hilton (PSOL), jornalista angolana Tânia de Carvalho e centenas de pessoas que mandaram mensagens nas mídias sociais.
Orlando Victor Muhongo – Mestre Analise Política
Gleisi Hoffman é presidenta do Partido dos Trabalhadores
Sâmia Bonfim é Deputada Federal
Para ver os demais vídeos, entre em nosso Instagram:
Ieda Leal – Presidenta do MNU: https://www.instagram.com/p/Ch0XbEkD06E/
Douglas Belchior – Presidente da Uneafro: https://www.instagram.com/p/Ch0YzoHjYu8/
Gleisi Hoffmann – Presidenta do PT: https://www.instagram.com/p/Ch0ZXeDDtlA/
Dep. Estadual Mônica Seixas (PSOL): https://www.instagram.com/p/Ch0aOUbjV8a/
Dr. Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay): https://www.instagram.com/p/Ch0bAGQDVKv/
Apresentadora angolona Tânia de Carvalho: https://www.instagram.com/p/Ch0btCRjBc9/
Celso Athayde presidente da Favela Holding, idealizador da CUFA: https://www.instagram.com/p/Ch0c8PEDVCZ/
Vereadora Erika Hilton (PSOL): https://www.instagram.com/p/Ch0ee8qDJ9E/
Senador Paulo Paim (PT): https://www.instagram.com/p/Ch0fRn4D_DT/
Tezeu Bezerra – Sindpetro/NF: https://www.instagram.com/p/Ch0f1q8DZwa/
Jornalista Altamiro Borges – Barao de Iataré: https://www.instagram.com/p/Ch0gZ1CDL0a/
Edson França – Unegro e PCdoB: https://www.instagram.com/p/Ch0hJ-zDxNy/
Jornalista Pedro Borges – Alma Preta: https://www.instagram.com/p/Ch0hlvgjGS0/
Ativista Tamires Sampaio – Instituto Lula e Frente Nacional Antirracista: https://www.instagram.com/p/Ch0iCQoDQml/
Ativista Regina Lucia Santos – Movimento Negro Unificado (MNU): https://www.instagram.com/p/Ch0j74UDXRt/
E festa sem bolo, não é festa. A dona de Buffet Elaine Souza fez o delicioso bolo que foi disputadíssimo. A Elisete Guilherme cuidou para que todo mundo comesse o bolo.
Por fim, fica o agradecimento especial a Fabiana Silva, Ina Henrique, Izabel Marques, Victor de Paula Silva, Simony dos Anjos, Thata Cazciano, Jaqueline (Perola), Jorge Monteiro, Vilmar Jr., Simone Botelho, DJ Paul, Marcelo Cavanha, Eliane Almeida, Tatiane Oliveira, Dennis de Oliveira e toda equipe do Jornal Empoderado. Nosso carinho enorme ao Cesinha Pivetta, Danny Gadellha, Ivana, Victor e todo pessoal do Samba do Bule. A familia da Heloisa, Mauricio, Andre, Luiza, Renata, Inaia, Rogerio, Wagner, Andreia e Gabriel e Nia, Douglas Guilherme. Nesse sexto aniversário renovamos os laços de afetividade e resistencia com Luiz Gonzaga Belluzzo, Silvia Cibele, Jose Roberto e o pessoal do Podcast Decanhota, Lúcia Rocha e família, Andrea Oliveira (Diadema), Ana Paula Evangelista, Cleia Ferreira Lima, da Marcha das Mulheres Negras, Cris Blue, do Illu; O Edson Franca, Rosa Anacleto, Simone Silva, Flavia Costa e toda Unegro. O doutor Gabriel Oliveira (Biel); Adolfo Garroux, Emilio Lopez, Laura Capriglione, Katia Passos, Sato e Joana Brasileiro (Jornalistas Livres); A Dra. Sue Circunde e seu companheiro; Rafael Castilho; a Celia Medina, Felipe e o pessoal do Coletivo Democracia Corinthiana, professor Geraldo e sua companheira; Frei David, da Educafro, Adão, Milton e Simone Nascimento do MNU, Adriana Vasconcellos, Dr. Marco Aurelio de Carvalho, Pedro Batista, Karla Ricco, Kalil Bittar; a jornalista Maria Fro, Renato Rovai e Dri, Cynara, Tatina Nunes, Guilherme Almeida e o pessoal da Revista Fórum; Manuela Carta; Cidolis, Dani, Felipe Bianchi, Lari, Lalo, Andrey Lemos, Renata Mielle e todo Barão de Itararé; Rodolfo Lucena (Tutameia); Thais Fôlego (Az Minas), Flávio Carranca, Oswaldo Faustino e a toda Cojira – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial; Niz Souza, Caru Schwingel, Fausto (Ponte Jornalismo), Rodrigo Vianna (247), as entidades do Movimento Negro e dos Movimentos Sociais (Educafro, Aliança Nacional LGBTQI+, ANTRA, CUT, MTST, UNE, UJS, UBES,UMES, Débora e as Mães de Maio, Levante da Juventude, CONEN, Frente Nacional Antirracista, Adriana Barbosa e a Feira Preta, Prerrogativas, Coalizao Negra Por Direito, Rede Quilombação, CUFA, Marcha das Mulheres Negras, aos Petroleiros, Gestão de Maricá, Painel Bap, Akiposso+, Silvana e o Podcast Melanina, Black Adnetwork, GELEDÉS, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), UP – Unidade Popular, PSOL, PCdoB, PT, LIVRES, CMP, PSB…), sindicatos, Alma Preta, ENois, Jornalistas Livres, TVT, 247, Carta Capital, Geringonça, Midia Livre, FNDC e todas as mídias alternativas, aos (as) expositores (as) que estiveram na festa, aos (as) religiosos (as) do campo progressista, leitores e leitoras que estão com a gente nesses 6 anos. OBRIGADO!