Pesquisar
Close this search box.

» Post

Escola faz seu Cortejo da Consciência Negra

A EMEF Doutor José Dias da Silveira protagonizou em 26/11, mais um ano de seu “Cortejo da Consciência Negra”, na região do Brooklin, na zona sul de São Paulo. O evento, em celebração as comemorações ao dia de Zumbi (20 de novembro) teve como tema “Lutar, resistir e construir”, livremente inspirado no filme do Pantera Negra, da Marvel. 

O cortejo já passou por muitas adversidades como ano passado, quando conseguiram um carro de som. Entretanto, o carro emprestado, por um Sindicato, não ligava o som. O professor que foi até o bairro da Lapa buscar não desanimou e fizeram as músicas e discursos, no “gogó”, como nos confidenciou a professora Luciana Fernanda Moreira Martins, mostrando que a união, amor e solidariedade supera as dificuldades.  Ou como cantaram na época: “Por menos que conte a história, Não te esqueço meu povo, Se Palmares não vive mais, Faremos Palmares de novo…”  (“QUILOMBOS – fragmentos”, do poeta e escritor José Carlos Limeira).

 As alas com os (as) Guerreiros e Guerreiras mostraram este ano:

A coroação da Princesa da Consciência Negra – a aluna Ana Carolina Avelino dos Santos.

Martin Luther King: O aluno Matheus Araújo

E ainda contou com outras representações como: A representatividade, sendo os Guerreiros do Zé Dias, a Identidade, os Soldados da Guarda, a Resistência, a Capoeira, a Sobrevivência, os Vendedores Ambulantes, a Cultura, a Cavalhada, a Igualdade, a Marcha de Selma e a África, representada pela Libertação de Moçambique.

A equipe que colaborou para essa linda homenagem foram:

Diretora: Maria Cecília Carlini Macedo Vaz
Coordenadoras Pedagógicas: Maria Estela Lefevre e Eliana Seravalli
Professora responsável pelo Projeto: Luciana Fernanda Moreira Martins 

Professoras e professores colaboradores: Lucimara Adriana Maia Miele, Jumara P. de Carvalho Silva, Renata M. de Freitas, Itamar S. de Alcântara, Marcos Eiji, Mariana P. Soares, Silvia Sacheli Santos, Sabrina de S. Carvalho, Silvana M. G. Paroni, Celi Vigano, Rita de Cássia F. G. Leite, Teodora Maciel, Regiane R. Ruschel, Selma P. Lopes, Clientela: Alunos residentes no Jardim Edith, Paraisópolis e Real Parque

Nota: Colaborou na matéria Luciana Fernanda Moreira Martins .

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade