Pesquisar
Close this search box.

» Post

Énois Jornalismo fecha o ano com festa!

Muitas atrações na comemoração de final de ano da entidade

A Énois comemorou seus 14 anos, na sede da “Casa do Povo“, na região central de São Paulo. A festa serviu também para se agradecer um ano cheio de conquistas, troca de afetos e para projetar o 2024. 

Amanda, Isa, Simone, Raul, Gabi, nomes que representam o que há de melhor em uma entidade que contribui para preparar mídias ativistas populares.

A tarde gostosa contou com muita comida gostosa, oficiana, lançamento de livro e muito afeto entre os presentes.

Amanda Rahra – É co-fundadora da Énois e hoje atua na área de cuidado e gestão de pessoas e projetos da organização. 

“Eu acho que a gente precisa celebrar as conquistas da gente, sabe? Porque se a gente não faz a pausa para abraçar, para celebrar, para estar com as pessoas que ajudaram a construir a Enois, os projetos, nosso ano, é muito difícil seguir porque a gente está num lugar de construção coletiva, de rede, de apoio, de troca, de parceria com essas organizações e com as pessoas que fazem organizações de jornalismo local, diverso, representativo, independente, enfim, então celebrar, a festa, é um momento esperado e muito importante para a Enois, porque a gente é a Enois, é nós mesmo, tem muita gente para a gente abraçar, agradecer, receber a energia e, então, eu gosto muito desse momento da Enois, acho que, mesmo quando a gente está com dificuldades mesmo, a gente está com uma questão de grana para captar, a gente tem grana só até março do ano que vem, mas a gente não deixa de celebrar, porque eu acho que esse momento da energia, de celebração, de estar junto, de olhar para nós, para a nossa rede, para a nossa história é inclusive alimento para que a gente consiga as granas, as parcerias, os projetos tanto que é, e precisa, para viver bem, para sobreviver com uma organização e para as pessoas viverem melhor, sempre pensando no nosso propósito.

Nosso propósito que é fazer um jornalismo de vínculo, que é fazer um jornalismo olhando para as necessidades da audiência, um jornalismo que represente as pessoas, que cuide, que cuide do próprio jornalista, porque quando ele está melhor cuidado, ele consegue fazer um trabalho melhor, consegue ter mais tranquilidade no coração para ouvir e para reportar os fatos. E sobre a nossa festa especificamente, sábado, eu fiquei muito feliz de ver pessoas que a gente quer muito bem, que a gente se inspira, que trabalharam com a gente esse ano. Tinha um representante de cada coletivo que desenvolveu o Prato Firmeza 5, que é esse diálogo campo-cidade. Então veio gente de Florianópolis, do Aeualé. Tinha o pessoal do Manda Notícias, que é aqui da periferia de São Paulo. Tinha gente do Rio. Tinha gente de Salvador, Recife, Maceió, Manaus, Belém, São Ismael, Cuiabá. E é muito lindo ver uma equipe que trabalhou toda de maneira remota, a distância e fazendo um guia gastronômico, se encontrar, cheirar o produto impresso, apegar, materializar as parcerias que acontecem, às vezes de maneira remota e às vezes com uma pressão do dia a dia, das entregas. Ver essa equipe celebrar o fim de um processo é muito bonito, é um bom produto, você vê um livro bonito daquele, que é o Prato Firmeza, Campo Cidade, o Pratinho Firmeza, eu acho que um bom produto é resultado de um bom processo, dá uma sensação de que o que passou foi importante. Então acho que a festa também tem essa característica, esse lugar, nós.

E, por último, mas de uma importância muito essencial eu acho pra mim, foi a presença das crianças, né? O lançamento do Pratinho Firmeza, nosso primeiro… nossa primeira produção pra criança. É um motivo de muito orgulho pra nós, e ter uma festa que contemple e tenha como centralidade as crianças, né? Que tenha programação pra elas, oficina pra elas, um cuidado ainda mais evidente. Festas da Enois sempre tiveram criança, mas elas estavam ali no meio dos adultos. Ter uma coisa só pra elas, eu acho que abre um novo precedente, sabe? Acho que daqui pra frente todas as festas da Enois vão olhar pra essa curadoria de atividades e coisas para as crianças, com as crianças, sobre as crianças. Então foi muito bonito de ver. E olha que choveu, né? Choveu pra caramba, e mesmo assim, quem tinha que tá lá tava lá. A gente tinha desde parceiro, parceira, o antigo, lá de 2009, repórter, jornalistas, amigas, famílias. A gente tinha também patrocinadores, ex-patrocinadores, patrocinadoras, a nossa equipe. A gente tem um escritório de advocacia em Limeira, tava todo mundo lá. Parceiro de projetos que a gente achou que tinha. Nossa, como foi difícil trabalhar com essa galera. Eles estavam lá. Então, mostra pra gente que a nossa rede é forte, que o trabalho que a gente faz é consistente. E que as crianças precisam ser ouvidas, contempladas, incluídas nas celebrações, nos projetos, nas formas de fazer jornalismo também.

Só queria pontuar uma coisa que não foi boa, que é a falta de acessibilidade. Eu acho que você foi uma das pessoas que sofreu com isso. A gente fez no quintal de casa, porque estava a mão e porque a gente tinha planejado no começo do ano. Mas eu acho que esse é o último ano que a gente faz uma festa que não tem acessibilidade, que tem uma escadaria para chegar, que não tem um elevador, porque isso prejudica não só as pessoas que precisam de acessibilidade, que não conseguem subir as escadas, que tem alguma questão de saúde, mas também a própria equipe, porque o impacto de subir livros, subir latinha de cerveja, subir mesa é muito desgastante. E a gente está querendo ser cada vez mais acessível. Então, acho que esse foi um ponto de atenção para a gente melhorar para a próxima celebração. Acho que é isso.

Clique na imagem para conhecer mais da Énois!

Sobre a Énois

A Énois é um laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Foi fundada em 2009 com a Escola de Jornalismo (EJ), voltada ao público jovem. Em 2014, a EJ se expandiu para a Internet e se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil. Em cursos presenciais, mais de 500 jovens da periferia se formaram em jornalismo e mais de 4 mil estudantes passaram pela Escola de Jornalismo online. Ao longo do tempo, esses jovens, por meio da Énois, produziram conteúdo em parceria com veículos de abrangência nacional. Foram mais de 80 reportagens produzidas pela agência, publicadas em veículos parceiros, como UOL Tab, The Intercept, The Guardian, Nexo, BBC e outros.

Iniciativa: Dia de Doar

Dia de Doar da Énois é coletivo!

O dia de doar é um momento em que organizações se preparam para receber doações de quem acredita no trabalho, no corre e no sonho.

Aqui na Énois, a gente segue com a mesma missão: fortalecer o jornalismo local, que a partir do território e da diversidade, constrói pautas, processos formativos e garante a democratização midiática.

Doe para Énois: bit.ly/enoisapoie

Conheça organizações da nossa Rede Énois preocupadas com o jornalismo local: bit.ly/diadedoarenois

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade