» Post

Encontro de Mídias Ativistas, em Maricá, é um sucesso!

Aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de julho o 7º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, em Maricá/RJ. Um grande encontro de jornalistas, mídias ativistas e militantes da comunicação para discutir pautas relacionadas a comunicação e o futuro do Brasil promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O primeiro dia foi de reencontros, abraços e afetos entres mídias ativistas e jornalistas que não se viam havia muito tempo. Um evento com a cara da cidade de Maricá… O que isso quer dizer? Continue lendo.

Foram três dias de debates, homenagens e vislumbrando o futuro. Em um momento terrivelmente conservador, anti-democrático e infestado de discursos de ódio, o Encontro, foi um respiro. E o cenário não poderia ser melhor: Maricá, a cidade que só existia nos sonhos de quem sempre lutou por um Brasil socialmente responsável.

Falando sobre homenagens, duas foram muito significativas: O pai de Marielle Franco, Seu Antônio Francisco da Silva Neto, e  Geórgia Pinheiro, companheira de Paulo Henrique Amorim, emocionaram os presentes.

Na sexta-feira, a mesa “Civilização ou barbárie: O que está em jogo na eleição”  teve como grande destaque a participação da  ativista indígena do povo Paiter, Suruí Txai Suruí. Já no sábado, a mesa que tratou “Como enfrentar a guerra suja da campanha eleitoral”, teve como destaques  Letícia Sallorenzo, jornalista, linguista e autora do livro “Gramática da manipulação” e Guilherme Terreri, a Rita Von Hunty (Tempero Drag). Renata Mielli, que não pôde estar presencialmente no evento, entrou ao vivo, via videoconferência, para falar na mesa “Uma plataforma para democratizar a comunicação” .

Sábado foi dia de Roda de conversa e troca de experiências e lançamento de livros.

“Como derrotar o fascismo” , de Renato Rovai e Sérgio Amadeu; “Novos rumos da comunicação comunitária no Brasil”, de André Fernandes (org.) e “De Lula a Bolsonaro: combates na internet”, por Rodrigo Vianna;

Em uma das rodas de conversa Anderson Moraes, fundador do Jornal Empoderado, junto com Fred, do PT, e Daniel Pearl Bezerra, do Mídia Livre (Blog da Dilma), conversaram sobre a importância da mídia e seus desafios. Max Muratório e Adriana Martins, ambos do Empoderado, também participaram da conversa.

Anderson Moraes á esquerda, Max Muratório e Adriana Martins perto da bandeira LGBTQI+. Todos do Empoderado.

Domingo além da aprovação da Carta do 7º Blogprog, aconteceu eleição da nova comissão nacional do Blogprog e uma homenagem a Julian Assange (WikiLeaks).

(in)visíveis trabalhadores do evento

Sim, o evento só foi possível porque muita gente trabalhou incansavelmente para tudo funcionar. Altamiro Borges, o eterno presidente, um gentleman; Cidólis, Felipe Bianchi e Larissa deram show nas transmissões. Nada aconteceria sem a Dani, – existem boatos que o passe dela está mega disputado rs. 

Além do pessoal do Barão, não poderia esquecer o pessoal que trabalha no Teatro Henfil, na agência de turismo da cidade, o pessoal da segurança, da cozinha e limpeza. Eita povo simpático e cordial.

Maricá… a utopia que virou realidade!

Um dos projetos para que um país exista como nação democrática, socialmente responsável e humanizada é fazendo com que políticas públicas atendam de forma real a sua população. Sem isso, é impossível falar em justiça e qualidade de vida.

Maricá superou alguns desafios históricos com boa vontade e criatividade. Ao andar pela cidade basta pegar um Uber ou conversar com um(a) trabalhador(a) ou morador(a) para ouvir que a cidade é maravilhosa. Uma experiência única foi andar no Vermelhinho de graça. Sim transporte público sem custos para a população.

Novos ônibus começam a circular em Maricá (RJ) a partir de sexta-feira » Diário do Transporte

Há quem fale que exaltar Maricá é fazer campanha política. Sim, é. Pois atualmente é normal se reclamar diariamente do país, e muitas vezes, se tem a ideia que nada funciona. Porém, quando é apresentado um projeto de cidade que funciona, não pode-se entusiasmar? Por mais de uma década o PT (Partido dos Trabalhadores) transformou a cidade.

Fabiano Taques Horta é o prefeito que hoje dá o tom à cidade em que tudo parece funcionar. Da limpeza das ruas a Moeda Mumbuca que é a experiência financeira social  mais completa do país. O povo é assistido na prática. Quer saber mais sobre Maricá, veja, ou melhor, ouça o povo falando da cidade.

https://www.instagram.com/tv/CgX4AeSvBgf/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Com a palavra o simpático anfitrião, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade