Pesquisar
Close this search box.

» Post

Custódio Joaquim Almeida o Príncipe Negro

O PRÍNCIPE NEGRO

Fonte: Autor desconhecido / Príncipe Custódio

O Brasil possui várias lendas, e em Porto Alegre não poderia ser diferente entre essas existe uma história bem curiosa, sobre um príncipe negro que vivia na cidade, e faleceu ao 104 anos em 1935. Algumas pessoas acham que seria uma invenção,  pois pouco se sabe sobre este desconhecido, outros acham que pode ser realidade. Mas na verdade, o príncipe Custódio Joaquim Almeida  existiu , e teve parte de sua caminhada esquecida, e envolta em muita lenda. Como toda personalidade negra brasileira, sua lembrança  acaba por ser apagada durante o embranquecimento da história , onde povo negro recebe pouco destaque nos livros sobre a contrução do estados brasileiros.

 

Custódio nasceu em Benin, na África, e chegou ao Brasil em 1899. Mas na cidade de  Porto Alegre, foi fundador  de vários assentamentos, sendo o mais famoso o Bará do Mercado Público. Também foi responsável por instituir as religiões africanas no Rio Grande do Sul. A história do  Príncipe Negro possui várias versóes, mas alguns fatos se repete como o de ser assim chamado,  contam que quando chegou da África sua corte tinha ao todo 48 pessoas, que se instalaram na rua Lopo Gonçalves no bairro Cidade Baixa. Este bairro atualmente é uma área famosa por sua vida noturna, um reduto de diversidade cultural. Estas características iniciaram desde a chegada do príncipe, além de trazer o desenvolvimento cultural para região, começou a se estabelecer um maior interesse sobre as religiões de matriz africanas. A cidade baixa não era apenas frequentada pela população negra, mas também por líderes políticos locais e classes mais abastadas que acolheram Custódio. Se faz necessário lembrar que neste período este tipo de relação entre brancos e negros não era comum, e que havia uma perseguisão contra as religiões de matriz africanas. 

O Príncipe Negro tinha uma vida muito luxuosa, as poucas fotos em que aparece, pode-se perceber suas indumentárias, relógios de ouro e pedras preciosas, não há registros de qual era o montante de sua  fortuna. A riqueza abria portas , e o príncipe negro frequentava os mesmos lugares que a  elite gaúcha.  Na reportagem feita pelo Jornal Correio do Povo me 1929, percebe-se a partir do título a ênfase  pejorativa ao “batuque”, o texto considera a prática barulhenta, em vários trechos palavras como  “praga transplantada” , “gente inculta e humilde”, retrata o preconceito da época. As boas relações que o Príncipe Custódio  tinha com políticos e pessoas mais abastadas, nos faz refletir sobre esta aceitação pela sociedade, seus modos e hábitos, os jogos de interesses que talvez estivessem subentendidos. 

Nos últimos anos, a história do principe negro vem sendo mais pesquisada, sabe-se que Custódio passou pelas cidades de Rio Grande, Pelotas e Bagé, chegando em Porto Alegre em 1901. Ainda se busca preencher lacunas que ficaram sem explicação, muito do que se sabe sobre seu  legado está relacionado à religião. Ainda se pesquisa sobre suas origens, e o motivo de ter vindo para o Brasil.

Fonte: www.ufrgs.br
Bará do Mercado

A vida do principe negro é ainda cercada de mistérios, ninguém sabe ao certo sua idade, e à inúmeras versões sobre sua verdadeira identidade. As lacunas são muitas, e pouco existe de documentos que comprovem a veracidade das histórias. O que o torna a vida de Custódio significativa para ser pesquisada, é além da exentricidade  a importância que esta figura teve como precursora na livre expressão de cultos africanos.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade