Aconteceu no dia sete de outubro, o nosso primeiro encontro para difusão do mini documentário: Casa de inspirações, produzido pela Marcha das Mulheres Negras de São Paulo. A ideia era que pudéssemos assistir juntamente com as mulheres griots, que participaram do documentário e compartilhar impressões, diálogos, afetos, bem como reconhecer suas lutas cotidianas.
Essas ações acontecerão ao longo do mês de novembro, mas estão sendo programadas para acontecer também em outros momentos e territórios. Foi um enorme prazer estar no espaço Adebanke e sentir toda a energia das Pretas Ba, que em meio a tudo o que estamos atravessando nesse período pandêmico, nós receberam e nos deram ainda mais motivos para seguirmos em marcha e na luta por uma sociedade mais equânime e que dialogue com as demandas de mulheres negras.
No ano passado a Marcha (organização composta por mulheres negras) foi contemplada com o edital Mulheres em Movimento do Fundo Ellas e um dos resultados das nossas ações foi a produção do minidocumentário: Casa De Inspiração. Nossa proposta agora, que o material está pronto, é difundi-lo nos territórios e fazer com que ele alcance cada vez mais espaços, pessoas, organizações… Possibilitando a ampliação de narrativas das mulheres negras griots, bem como a valorização acerca da importância dos saberes ancestrais enquanto patrimônio vivo.
Sobre o Espaço Cultural Adebankee o Documentário
O espaço cultural adebanke fica na baixa do viaduto e é gerido pelas pretas Bá, Maria da Graça Araújo,Angelina Aparecida dos Reis Camilo, Marlene Rosa de Santana.
Esse documentário foi exibido na programação da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e ficará disponível no nosso canal do YouTube a partir do dia 26 de novembro. Acontecerá uma live com as Pretas Bá, no nosso Instagram, no dia 16 às 18h00. Elas falarão um pouco sobre as suas trajetórias e sobre o doc.
No dia 26/11 acontecerá um cine debate, na ocupação nove de julho e lá, falaremos um pouco com os moradores da ocupação sobre o doc e sobre a jornada da marcha. Ao lado da estação metrô Arthur Alvim
Já no dia 29/11 acontecerá um cine debate em São Mateus/SP, territórios da Tia Cida, que é considerada uma das maiores referências do samba na zona leste. Tia Cida dos Terreiros, como é conhecida pelos moradores do bairro, é considerada uma baluarte do samba e também nos trará suas impressões sobre o documentário, além de falar um pouco sobre sua história de vida.
Agradecimento especial a Ana Paula Evangelista Neres.
Bora acompanhar!