Pesquisar
Close this search box.

» Post

O Jornal Empoderado esteve dia 17 de fevereiro cobrindo o “Bloco do Pedal”, na na Aclimação (a 500 metros do metrô Ana Rosa, em São Paulo.

A História

Desde 2016 o Carnaval paulistano apresenta um bloco com uma proposta focada na Sustentabilidade, cuja energia é gerada pelas pedaladas dos foliões. O Bloco do Pedal utiliza uma tecnologia inédita no mundo do Carnaval.  “As pedaladas dos foliões geram a energia necessária para as marchinhas carnavalescas. Para pular, precisa pedalar”, afirma o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, fundador do Bloco do Pedal, em parceria com a cantora e produtora Filomena. Desde 2012, ambos atuam na aplicação de tecnologias alternativas no uso de bicicletas por meio da empresa Pedal Sustentável.

Nascido na Aclimação, o Bloco do Pedal é composto por bicicletas estacionárias, sendo uma bicicleta adaptada especialmente para o Carnaval – para cadeirantes, que poderão pedalar com as mãos; a outra, em tamanho menor, será voltada para crianças, que assim poderão se divertir ao lado dos pais. “Priorizamos a inclusão e a presença de pessoas com necessidades especiais”, diz a cantora Filomena. Um diferencial do Bloco do Pedal é a presença de intérprete de Libras em todas as atividades.

Em relação à tecnologia limpa empregada, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o sistema desenvolvido pelo Pedal Sustentável não utiliza geradores, armazenamento de energia em baterias ou tomadas elétricas, eliminando assim a emissão de gases de efeito estufa. O folião não precisa levar bike para pedalar já que a bicicleta é estacionária.

Para a sua sétima participação no Carnaval paulistano, o Bloco do Pedal trouxe algumas novidades. Pela primeira vez no carnaval paulistano, o DJ estará tocando ao mesmo tempo em que pedala, gerando energia para as caixas de som. O desafio caberá ao DJ André Sá, conhecido na noite paulistana pelas apresentações nas casas @dedgesp, @studiosp153, @seensaopaulo e @palaciotangara. Nos intervalos, haverá a presença de uma bateria formada por 40 integrantes da escola Primeira da Aclimação e vocal da cantora Filomena, fundadora do Bloco do Pedal. 

Assim como nas edições anteriores, haverá o “Chuveirinho da Greta”, um pulverizador de água semelhante aos existentes em alguns parques públicos, que leva uma foto da conhecida ativista sueca. O chuveirinho ficará em uma roda de bicicleta, a dois metros de altura, e será acionado pelas pedaladas, borrifando água para refrescar os foliões. 

Filó Silva fala um pouco da sua histpria para o Jornal Empoderado:

“Maria Filomena Aparecida da Silva, conhecida como Filó Silva, é negra, casada, tem 63 anos, é formada em Artes Cênicas e possui registro profissional como cantora, atividade em que conta com um álbum independente lançado em 2019, chamado “Aragem”, em parceria com o violonista e compositor Pedro Milanesi. O álbum encontra-se disponível nas principais plataformas de streaming.

É sócia desde 2011 da empresa Pedal Sustentável (https://pedalsustentavel.com.br/), que tem como missão propagar o uso da eficiência energética por meio de pedaladas em bicicletas fixas, sem o uso de geradores ou combustíveis poluentes. Em sua jornada, o Pedal Sustentável participou de eventos em conceituadas entidades, como World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e empresas, como Epson e CPLFL, além de feiras e eventos recreativos em unidades do Sesc pelo Brasil.

O Bloco do Pedal – @blocodopedal – surgiu em 2016 com a proposta de unir o ativismo ambiental à folia, levando ao folião a opção de se divertir e pedalar em bicicletas estacionárias que geram energia para as caixas de som. A proposta abrange ainda o conceito da diversidade e da inclusão, ao oferecer uma bicicleta infantil e outra especialmente desenvolvida para cadeirantes, que é pedalada com as mãos. O Bloco do Pedal sempre saiu no bairro da Vila Mariana.

A criação do bloco foi o resultado de um antigo sonho de Filó, que cresceu na região da Saúde (zona Sul de SP) em uma família de amantes do Carnaval, em especial da escola Barroca Zona Sul.”

Visite o Instagram do Bloco do Pedal

Fotos: Ina Henrique

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade