» Post

Compromisso programático com a causa das populações negras

Com a candidatura de Abdias do Nascimento ao Senado pelo Rio de Janeiro, o PDT confirmou seu compromisso programático com a causa das populações negras. Esse compromisso caracteriza o primeiro partido a criar, em 1981, um órgão interno liderado por pessoas negras e dedicado a combater o racismo (foto). Em 1991, Leonel de Moura Brizola assumiu o governo do Estado do Rio de Janeiro e realizou a proposta feita pela Secretaria do Movimento do PDT à convenção nacional de 1983, ao criar a primeira e única secretaria executiva de governo estadual voltada à formulação e execução de políticas públicas antirracistas: a Secretaria de Defesa e Promoção das Populações Negras / Afro-Brasileiras (SEDEPRON / SEAFRO).

Por essas e outras razões, o PDT se considera legítimo representante partidário das aspirações da população negra. Levando à frente esse compromisso, o partido se comprometeu em duas ocasiões recentes com uma candidatura negra ao Senado: a do professor e Babalawô Ivanir dos Santos. Na primeira vez, a candidatura mobilizou a sociedade civil mas, na última hora, ela foi preterida em função de outros interesses. Agora, na convenção estadual do PDT, configurou-se a possibilidade de repetir esse quadro.

O partido carrega o legado de Abdias do Nascimento, do deputado constituinte Caó e das doutoras Edialeda Salgado do Nascimento e Lélia Gonzalez, pessoas de grande valor político e cultural que honraram o Brasil e o PDT. Esse legado é coletivo e diz respeito, não só ao povo negro, mas ao Brasil como nação. Cabe ao PDT honrá-lo para além do discurso teórico.

Para isso, a confirmação da atual pré-candidatura do professor Ivanir dos Santos torna-se um compromisso chave, ainda mais no atual contexto político em que se constata o caráter estrutural do racismo e a necessidade de enfrentá-lo como uma questão política de primeira ordem. Aguardamos a decisão do PDT com a certeza de que, fazendo valer os princípios assumidos desde a Carta de Lisboa, o partido se revele realmente comprometido com a causa das populações negras, sua quarta prioridade
estatutária.

Edição: Anderson Moraes

Texto: Elisa Larkin Nascimento (Escritora, pesquisadora e diretora do Ipeafroe viúva do militante e intelectual Abdias Nascimento) e a jornalista Rozangela Silva.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade