» Post

Coalizão Negra Por Direitos leva o combate ao Racismo Ambiental para a COP 27

A Coalizão Negra por Direitos, organização que reúne mais de 250 associações, ONGs, coletivos, grupos e instituições do movimento negro, participará da COP 27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), no Egito, a partir do próximo domingo (6). O objetivo é levar ao encontro a agenda de combate ao Racismo Ambiental.

Integrantes de organizações do movimento negro realizarão evento no dia 08.11, durante a conferência

Para a Coalizão Negra por Direitos, o debate racial deve estar no centro da negociação climática e – o que ainda não encontra ampla adesão – ou ainda é negado pelos movimentos ambientalistas.
 
A ideia é amplificar a urgência dessa pauta, uma vez que as mudanças climáticas afetam diretamente os territórios periféricos. Nesta edição da Conferência, que tem como foco a implementação de metas ambientais, o movimento negro leva a importância da redução de desigualdades para a justiça ambiental. São duas agendas que não podem andar separadas para o enfrentamento da crise climática. Portanto, os questionamentos que levaremos envolvem a implementação que precisamos
 
 
Evento no dia 08.11
Como parte da programação, integrantes da Coalizão Negra Por Direitos realizarão evento no espaço Brazil Climate Action, no dia 8 de novembro, das 16h às 17h15. Com o tema “O racismo ambiental e a emergência climática: vivências negras e interseccionalidades”, o evento consiste em um debate para aprofundar a denúncia sobre o racismo ambiental no Brasil.
 
Entre os palestrantes confirmados estão: Douglas Belchior, cofundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra Por Direitos; Sheila de Carvalho, diretora de Incidência Política do Instituto de Referência Negra Peregum; e os coordenadores nacional e executivo da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Kátia Penha e Biko Rodrigues, respectivamente.
 
A intensidade das chuvas e seus impactos em territórios periféricos e quilombolas, o racismo religioso e a resistência de mulheres negras frente à mudança do clima estarão na pauta do evento.
 
Veja abaixo alguns integrantes da Coalizão Negra que estarão na COP:
 
Amanda Costa – Perifa Sustentável
Biko Rodrigues – CONAQ
Diosmar FIlho – Iyaleta
Douglas Belchior – Uneafro Brasil
Dulce Pereira – Universidade Federal de Ouro Preto
Katia Penha – CONAQ
Marcelle Decothe – Instituto Marielle Franco
Mari Belmont – Instituto de Referência Negra Peregum
Nilma Bentes – CEDENPA
Pedro Borges – Alma Preta Jornalismo
Raull Santiago – PerifaConection
Selma Dealdina – CONAQ
Sheila de Carvalho – Instituto de Referência Negra Peregum
Thais Santos – Uneafo Brasil/ Comunidade Cultural Quilombaque
Thuane Nascimento (Thux) – PerifaConection

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade