Pesquisar
Close this search box.

» Post

Coalizão Negra por Direitos divulga Carta Programa e mensagem em vídeo ao povo brasileiro

Sobre a Coalizão Negra por Direitos

A Coalizão é uma articulação de incidência política que nasce da percepção de que, embora o racismo da sociedade brasileira e suas consequências para a população negra tenham ganhado espaço no debate público brasileiro, este espaço não acolhe a plena atuação e o protagonismo das organizações políticas dos movimentos negros. Reúne, hoje, mais de 100 organizações brasileiras que atuam no âmbito da luta por direitos da população negra. 

Essa articulação realizou, no fim do ano passado, um seminário internacional que contou com a participação de ativistas destas mais de 100 organizações brasileiras, além de outros 6 países e uma delegação do Black Lives Matter, dos Estados Unidos. Deste seminário saiu a Carta Programa e o vídeo mencionados no release abaixo, ambos clicáveis. 

Documento foi construído em encontro que reuniu mais de 100 grupos brasileiros, representantes de outros seis países e comitiva do Black Lives Matter

O povo negro tem um projeto para o Brasil. Um projeto baseado na potência transformadora de mulheres, homens, jovens, pessoas LGBTQI+, favelados e periféricos, aquilombados e ribeirinhos, encarcerados e em situação de rua, negras e negros que formam a maioria do povo brasileiro. 

Este projeto de país, voltado para um futuro justo e inclusivo para todas e todos os brasileiros, se torna agora um compromisso formal assumido por dezenas de organizações do movimento negro espalhadas por todo o território nacional. A Coalizão Negra por Direitos lança sua Carta Programa e uma mensagem em vídeo ao povo brasileiro.

Assista agora à mensagem em vídeo da Coalizão Negra por Direitos ao povo brasileiro. 

A Carta Programa traz 14 princípios e 25 reivindicações e exigências que representam o conjunto de pautas dessa ampla articulação. Foi construída durante o 1º Seminário Internacional da Coalizão Negra por Direitos, realizado em novembro na cidade de São Paulo, em um espaço simbólico da luta popular por moradia: a Ocupação 9 de Julho.

O seminário reuniu representantes de mais de 100 organizações do movimento negro de 20 estados brasileiros e lideranças de grupos da Colômbia, África do Sul, Equador, Reino Unido, Togo e Estados Unidos – inclusive uma comitiva de 14 integrantes do Black Lives Matter. 

Leia a íntegra da Carta Programa da Coalizão Negra por Direitos.

Fazem parte da Carta um calendário de ações que prevê atuação na Câmara Federal e no Senado, com diálogos com deputados e senadores. Também estão na pauta ações de incidência junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à sua Comissão Interamericana de Direitos Humanos, à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Parlamento Europeu. Está prevista ainda uma grande manifestação de movimentos negros em Brasília, no primeiro semestre de 2020, tendo como alvos o Congresso Nacional e o palácio do Planalto.

Mais informações: Equipe de comunicação da Coalizão Negra por Direitos!

Site: https://coalizaonegrapordireitos.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/coalizaonegra

Instagram: https://www.instagram.com/coalizaonegrapordireitos/

Twitter: https://twitter.com/coalizaonegra

Institucional: comunicação@coalizao@gmail.com

 

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade