Pesquisar
Close this search box.

» Post

Capez vira réu na Mafia da Merenda

 

A denúncia

O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou denúncia e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Alesp) Fernando Capez (PSDB), virou réu por participação na “Máfia da Merenda”‘. 

A denúncia acontece após a operação Alba Branca, deflagrada em janeiro de 2016 que tratava de desvios no fornecimento de merenda escolar. Foram denunciadas outras oito pessoas e, entre eles, Capez. Segundo o Ministério Público, o dinheiro desviado chega na casa dos R$1,11 milhão, ou seja, equivale a 10% dos contratos e estima-se que o valou foi usado na campanha do promotor.

A logística do esquema mafioso consistia na venda de produtos superfaturados de cooperativas agrícolas para fornecimento de merenda em escolas estaduais de São Paulo.

Capez x TOs

Capez ficou conhecido pelo combate a violência nos estádios de futebol da cidade de São Paulo. O parlamentar, que na época era promotor, desejava até punir clubes que tivessem sua torcida envolvida em briga.

Sempre atacou sistematicamente as torcidas, nunca resolveu problemas crônicos, fez muitas reuniões, deu muitas entrevistas e ainda ganhou um ganhou o prêmio de legislador do estado.

Protestos da Gaviões

A Gaviões da Fiel é uma torcida que tem sua história de luta social e política. E não foi diferente agora no caso do promotor. Ela não só levou faixas pedindo punição como cantou em alto e bom som nas arquibancadas e fora dela:  

 

“Eu não roubo merenda, eu não sou deputado. Trabalho todo dia, não roubo meu Estado”

“Uni, duni, tê. Criança na escola não tem o que comer. Alô, alô Capez pode pagar pra ver. Os Gaviões chegou pra derrubar você”

E não foi a primeira vez…

Em um jogo Corinthians x Santos, o Chico Malfitani e Luis Carlos Fon tiveram a ideia de, juntamente com a torcida, levantar uma faixa pedindo “Anistia Ampla, Geral e Irrestrita”. Um ato histórico que os leitores podem relembra no belo texto aqui escrito.

O JE conversou com duas históricas lideranças da Torcida Organizada Gaviões da Fiel, o Chico Malfitani e Pulguinha que falaram sobre o promotor que virou réu no caso das merendas.  

Sobre o fato Chico Malfitani falou: “A abertura de processo contra o deputado e promotor Fernando Capez é uma vitória do povo da Gaviões. Foi ela que lançou a bandeira “quem vai punir o ladrão da merenda” Capez perseguiu as torcidas organizadas, se elegeu deputado com um pretenso combate à violência no futebol, nada fez de verdade contra isso e foi acusado de um dos piores crimes de corrupção : o de roubar na merenda escolar das escolas públicas de SP. Líder do governo Alckmin na Assembleia provavelmente colaborou na perseguição à Gaviões por parte da Polícia e da promotoria por termos denunciado publicamente Capez pelo crime que foi acusado. A Gaviões foi cobra-lo na porta da Assembleia Legislativa. Lá ele foi protegido pela mesma polícia que nos perseguiu. Muitos anos depois, 12 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo tornaram Fernando Capez réu no roubo das merendas. Vitoria da Gaviões!!”  

Pulguinha nos fala o por que a Gaviões foi para as arquibancadas de novo e cantou contra o “Ladrão de Merenda”: 

A música começou nas arquibancadas quando os Gaviões da Fiel tomou conhecimento da denúncia do caso dos desvios e propina que envolvia o mandato de Fernando Capez. Uma pela preocupação do nível do desvio que atingiu diretamente as crianças do estado e outra por ser uma pessoa que se promoveu na criminalização das Torcidas Organizadas e nada fez pela segurança no futebol.

Sobre o réu afirma que “A importância dele ser promotor ou não em ser réu não importa ao meu ver. Importa que a denúncia foi para frente. Quanto ele ter recriminado as Torcidas foi erro dele e opção. Mais fácil recriminar do que assumir que o estado tem limitações na questão e não pensam em políticas para prevenção da violência.”.   E finaliza sobre ser um vitória o fato de um promotor que sempre criminalizou as TOs ser réu em um escândalo: “Uma vitória da sociedade em geral. As Torcidas, os Gaviões em si deram combustão na reivindicação. E fiquem claros que quando necessitar a faremos seja como for. Nós somos os Gaviões e nascemos para poder reivindicar.”

Que fique o apelo da sociedade civil e entidades para que desta vez haja rigor da lei e que possa ser levado até o fim o caso com punição a quem cometeu o ato ilícito. Que  pare de punir somente um lado da moeda.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade