Pesquisar
Close this search box.

» Post

Bailes Lendários da Chic Show e sua influência nos jovens da época.

O Jornal Empoderado entrevistou Marina Inês do Nascimento, professora aposentada da rede estadual que continua lecionando na rede municipal. É membro da Executiva da APEOESP (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, subsede/Diadema, reeleita a Presidente Municipal na (Comissão Consultiva Mista de Saúde dos Funcionários Públicos do estado de São Paulo) CCMS/IAMSPE, sempre na luta em defesa dos professores, participa de discussões em defesa da educação pública e de qualidade para os filhos dos trabalhadores defesos dos Direitos das Crianças e do Adolescente, em fim dos direitos Humanos. Não mede esforços e nem limite na militância em defesa dos professores da ativa e dos inativos, das mulheres pela Proleg (Promotoras Legais Populares). Colabora nas questões étnicas Raciais pela Educafro e Movimento Negro Unificado ((MNU). Foi homenageada com Prêmio Carolina Maria de Jesus“ em São Bernardo do Campo, pela trajetória de vida, contra o racismo por uma sociedade mais justa e igualitária.

JE: Você comentou que participou dos bailes da Chic Show, como eram os adolescentes e jovens pretos?

MARINA: Naquele tempo existiam um grupo de jovens que se chamava patota, que era o jeito de se vestir, de dançar, tinham batalhas, como hoje, só que naquele tempo eram dançando, e não recitando poemas, e dançavam ao estilo James Brown que era como o funk da época.

O funk é um estilo musical que surgiu através da música preta estadunidense no final da década de 1960, provenientes do soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música gospel.

Foto tirada pela professora Jaqueline Rodrigues do acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro- Mar

JE: Onde aconteciam esses bailes?

MARINA: A Chic Show acontecia no Palmeiras, Casa de Portugal, Democratas, na Rio Branco que não lembro o nome, e em outros vários lugares.

No documentário Chic Show, Jorge Ben, que tocou e cantou no Palmeiras, relata que foi a primeira vez que se apresentou para tanta gente preta. Nesse mesmo documentário descreve que esses bailes eram muito cheios e que James Brown veio ao Brasil através da Chic show.

https://www.cartacapital.com.br/blogs/augusto-diniz/filme-mostra-como-um-baile-de-black-music-virou-um-grande-espaco-de-cultura-negra

ASSISTA O TRAILER DO DOCUMENTÁRIO:

JE: Como você acha que esses bailes da Chic Show influenciaram os jovens a lutarem pelos seus direitos?

MARINA: Esses jovens geralmente eram da periferia e trabalhavam como doméstica, as mulheres, e os homens nas metalúrgicas. E o pessoal colocavam cartazes sobre esses bailes como um baile importante e top. No momento que iam para esses encontros, os jovens, se produziam muito bem, pareciam até um concurso de beleza.

JE: Existia esses concursos nesses bailes?

MARINA: Depois eles criaram, eu acho que em Araraquara, que era um baile preto, que as pretas iam como rainhas, já que não tinha modelos pretas, e naquele momento era a hora de muitas destacarem e os homens também tinham esse concurso e eles iam lindos, como reis.
Éramos tratados como rainhas e reis e sentíamos muito lindas e lindos.
E todos os jovens se empoderavam se sentindo muito importantes, já que era difícil nos ver representado como pessoas bonitas e chiques. Naquela época não tínhamos consciência que éramos herdeiros de reis e rainhas, que nossos ancestrais eram reis lindos e rainhas lindas.
No passado, esse era o momento que nós jovens nos sentíamos importantes e empoderados sendo do jeito que somos.

Foto do acervo do museu de arte do Rio de Janeiro – MAR

JE: Você comentou que seu marido é Dj. Ele quis  ser DJ por causa desses bailes?

MARINA: Meu marido era Dj pois amava os bailes que curtíamos em SP, principalmente os da Chic Show que nos enaltecia nos dando o prazer de termos um dia que nos sentíamos reis e rainhas. Ele dava baile com a equipe Bossa Nova Blues e também já tocou na equipe chamada Os Carlo’s , Zimbábue, Musicália  e na Black Music. Hoje não é mais Dj, mas temos todos os vinis que tocavam na época.

Professora e ativista Marina e se marido Francerly, mais conhecido como Liu.

 

O criador da equipe de bailes ‘Chic Show” é o Alberto da Silva, o Luizão,  abaixo, e ele é o protagonista do documentário de Emílio Domingos e Felipe Giuntini — Foto: Divulgação / Globoplay.

Abaixo algumas fotos dos bailes da Chic Show e inclusive o grande cantor James Brown se apresentando no Palmeiras. São fotos divulgação.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade