Pesquisar
Close this search box.

» Post

A responsabilidade dos times sobre as ofensas racistas dos torcedores no Brasil existe e precisam de uma ação definitiva

O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) Gianni Infantino pediu proibições de presença de torcedores racistas e derrotas automáticas para os times dos torcedores que tenham condutas “abomináveis” após casos de racismo na Itália e Inglaterra essa semana.

 A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) promete punir os envolvidos em atos de racismo com uma série de sanções, dentre das quais a perda de pontos para os times envolvidos com esse tipo de crime.

O torcedor vê o futebol como uma válvula de escape das suas frustrações na vida, é um prazer indescritível, capaz de isolar do que a sociedade, pois ele se acha no direito de querer ofender qualquer integrante do time rival, como se fosse um ritual para saciar o seu desejo de ser vitorioso pelo menos naquele momento.

Só que o racismo como todos sabemos é um crime mortal que destrói tudo que passa, sem nenhum pingo de dó e já passou da hora de se ter uma conscientização nacional de evitar esse mal que carrega esse país há 524 anos.

Vimos casos isolados que os times foram punidos, mas o principal foi o Grêmio em 2014, no jogo contra o Santos na Copa do Brasil diversos integrantes da torcida fizeram ofensas raciais ao jogador Aranha, com isso o time foi eliminado da Copa do Brasil, muitos acham que só teve essa punição por ter vivido um ano de Copa do Mundo no país e que precisava dar uma resposta exemplar a esse tipo de crime.

Muitos falam que os times não tem responsabilidade de ter torcedores racistas, mas o time é o principal elo que o torcedor tem com o futebol e por isso a responsabilidade é triplicada, com isso os times poderiam fazer campanhas intensas e sinceras (pois sempre acontece campanhas oportunistas) além de precisarem serem profundas contra o racismo, contratar historiadores, sociólogos, pensadores negros e porque não pessoas comuns para ensinarem a toda a gama dos times (jogadores, torcedores, dirigentes, funcionários do clube, etc.) a como combater o racismo de uma maneira definitiva.

Pois como já disse o historiador Diego Tonini, doutor em História Social pela FFLCH-USP “As pessoas não se assumem racistas. Casos assim são sempre ‘excepcionais’, ‘nunca’ fazem parte de uma prática costumeira. Essas são as justificativas”, ou seja, a hipocrisia é latente em nosso país, por isso os times precisavam de fato tomarem a atitude de fazer esse trabalho contra o racismo, tenho plena certeza de que seria um passo importante para a igualdade racial acontecer no país e se eles não pensassem em ter essa consciência no país, poderiam em fazer esse tipo de trabalho pensando no próprio umbigo que seria a de não serem punidos pelas Federações ou pela CBF.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade