Pesquisar
Close this search box.

» Post

AS MULHERES DE WAKANDA SOMOS NÓS.

Resultado de imagem para moda e empoderamento negro

No mês da Mulher, comemoramos a luta de operárias que disseram não às condições desumanas de trabalho a que estavam sendo submetidas. A ousadia de  Simone de Beauvoir que, no início do século XX, em dizer que “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, de Rosa Parks que, sendo negra, recusou-se a dar seu assento no ônibus a um homem branco nos Estados Unidos, de Cora Coralina que, mesmo proibida de escrever pelo marido, criou uma obra literária impressionante. Esses são apenas alguns exemplos, dentre tantos outros, de mulheres que se empoderaram e abriram caminho para que milhões de outras mulheres também o fizessem.

O filme Pantera Negra tem como destaque as Dora Minajes que formam a guarda real de Wakanda, mostrando o papel da mulher na sociedade e nos filmes de super-heróis. Nós, mulheres de Wakanda, representadas pelo grupo AFRO EMPODERADAS & EMPREENDEDORAS, não assumimos mais um papel secundário na sociedade e não aceitamos as alcunhas nos dadas, como “sexo frágil” e “rainha do lar”. Atribuições conferidas como “ideais”: boa dona de casa, submissa, recatada, compreensiva, mãe cuidadosa.

Eu sou, Fabiana Silva, mãe, dona de casa, fisioterapeuta, empreendedora na área da moda ( curadora e idealizadora da Silva & Silva Luluzinha Boutique), editora do Jornal Empoderado e mulher negra empoderada. Sinto-me representada duplamente, visto que o evento PODEROSAS DE WAKANDA e o JORNAL EMPODERADO enaltecem a mulher, fortalecem o poder fornecendo ferramentas para sua fortaleza e resgatam a autoconfiança para que estas mulheres – MULHERES DE WAKANDA, tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas, definir seus próprios objetivos e ter o controle da própria vida.

A mulher que produz sabão com suas filhas para vender; faz salgados e bolos por encomenda e a que tem uma lojinha de artesanato virtual são empreendedoras. O grupo AFRO EMPODERADAS & EMPREENDEDORAS prioriza a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres negras e incitar o empoderamento e gerar mudanças. O empoderamento feminino é uma realidade e o empreendedorismo é uma das portas.

A 1ª edição do evento PODEROSAS DE WAKANDA , aconteceu no último dia 24, abrigado na Câmara de comércio e Industria Brasil-Nigéria (Avenida Moaci, 1340 – Planalto Paulista), organizado pelo grupo AFRO EMPODERADAS & EMPREENDEDORAS, grupo este, representado pela idealizadora e curadora Ana Bernardes. Com entrada gratuita em homenagem a Marielle Franco.

Resultado de imagem para marielle franco

O presidente Alexandre Ifatola Dosunmua e Ana Bernardes, juntamente com as consultoras do grupo e anfitriãs Michelle Ribeiro, Tamiris Oliviera, Katia Neves e Janaina Reis receberam as centenas de pessoas consolidando a influência do grupo.

Um mix de feira de expositores, palestras (Ana Bernardes – Coach; Thainá Freitas Pereira – Miss São Paulo Latina 2018; Luana Ingrid Safire – idealizadora projeto Ébano Brasil e Alexandre Ifatola Dosunmu – Presidente da Câmara de Comércio Brasil Nigéria); culinária (Chef Debinha e o Buffet Chermoula); apresentações musicais (Samba de Buteco e Mão na Cumbuca) e desfiles de moda afro  (Makida Modas – Ignez Bacelar, Mais Linda – Gisele e da Kriolada – Silvia Solange da Silva).

Ainda em devaneio, questiono-me e busco leituras para obter esclarecimento, quanto a emoção proporcionada pela moda. Ficou evidente que as marcas Makida Afro, Mais Linda e Kriolada conseguiram vender, não apenas pelo produto, mas pela emoção, pela energia e a representatividade através do mesmo. Indo de encontro a proposta do modelo “see now, buy now”, que traduzindo significa “veja agora, compre agora”.

Estamos na era imediatista e conecta, seja para um lado ou para outro, debates são gerados e de maneira mais consistente mostra uma demanda inegável do mercado ávido pelo imediatismo. Conversei com algumas consumidoras, que ao término do desfile já cobiçavam e iam em busca da peça-desejo. Relatos como “ter uma peça que acaba de ser desfilada é a nova exclusividade” e  “é uma estratégia em tempo de redes sociais gerando desejo imediato”, evidencia que o mundo pode até estar menos consumista, mas está cada vez mais imediatista.

Todos presentes e os que estavam assistindo o desfile online, fomos tomados pela emoção. Entre um desfile e outro as atrações nos mantinham emotivos.

O brilho nos olhos e a excitação de todos deixaram claro, que a representatividade importa, sim!. De repente, as redes estavam impregnadas de fotos. Fomos invadidos por um pequena palavra: EMOÇÃO. Minha emoção, em dobro por contribuir com modelos (desfilantes) da Silva & Silva Luluzinha Boutique para as marcas Mais Linda e Makida Modas.

Do topo ao chão, degrau por degrau, elas desceram ao som da batucada do grupo Mão na Cumbuca que ditou a trilha sonora do desfile da Kriolada, Mais Linda e da Makida Modas, o ritmo dos passos, as performances e a emoção.  São mulheres negras empoderadas que desfilam, inspiram e também comandam! Somos todas mulheres de Wakanda.

 

“Existem mulheres fortes e as mulheres que ainda não descobriram a sua força” Ana Bernardes.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

5 respostas

  1. Fabi vc é fodastica!!! Foi um prazer conhecer uma pessoa tão incrível, uma mulher que se banca, que sustenta seus valores, que olha e vai além consegue fazer com que outras mulheres passam a sentir e fazer o mesmo! Beijos linda

  2. Parabéns pela linda reportagem e por passar exatamente o que eu senti e digo mais que por um minuto eu não estava acreditando que estava alinhada desfilar uma roupa que me representa-se e que mostra-se o meu processo de empoderamento. Quando usei o vestido da Makida Modas me olhei no espelho e me vi linda, vi uma mulher guerreira que estava ali para mostrar as outras mulheres que nós podemos e muito mais que imaginamos, puxa depois fui tomada por uma emoçÃo onde minha mãe está orgulhosa de mim e de poder mostrar ao mundo que a mulher não é apenas estar ali na beira do fogão e que somos mais que isso e que podemos basta em primeiro momento querermos mudar está maneira de olhar. Somos mulheres negras onde podemos e possamos ser o que quiser ser e claro somos fortes e lindas, o empoderamento veio para dar a oportunidade de podermos sair da casinha e assumir o mundo com nossa garra e fibra. Parabéns pela linda reportagem me identifiquei muito mesmo obrigada ?????❤❤???✌✌??

  3. Sendo pai de 3 belíssimas meninas também me sinto feliz em saber que há gente de Wakanda, de carne e osso, por aqui. Desejo a todas vocês, mulheres guerreiras, a boa saúde e a teimosia salutar (persistência) no trado diário e a energia necessária para, ante os obstáculos, fazer o drible e seguir adiante! Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade