Pesquisar
Close this search box.

» Post

Artista baixadense funda coletivo para incentivar novos artistas e conta sua história

Monique Meneses artista e moradora da baixada fluminese, se dedica em projetos em busca de dar visibilidade a novos artistas. 

  • Quem é Monique Meneses?

“Me entendo como uma mulher negra numa sociedade racista e machista. Tem bem pouco tempo que me tornei consciente, agora vejo tudo com outros olhos (…) Sou escritora, poetisa… Sou artista que canta, dança, atua…”

Desde criança Monique sempre esteve enlaçada com a arte, a mãe de Monique levava a menina com oito anos para as escolas de samba, lugar onde Monique conseguia se soltar e deixar a timidez de lado.

“Minha mãe me levava para nas escolas de samba, nas festinhas eu dançava horrores e percebi que eu tinha muita facilidade nisso.” 

Brincando de atuar com os familiares se descobriu na atuação mesmo sendo bem tímida.Só em 2017 procurou uma escola de teatro, que foi a “Oficina de Atores” na Escola Livre F.A.M.A. 

Foi lá que se descobriu artista e criou potência para dar novos passos com o apoio da família.

Como poeta Monique se descobriu tem um ano, quando mandou para a namorada Thalyta um trecho de uma poesia. Foi nesse dia que Thalyta incentivou Monique a publicar seus textos.

“A escrita era uma fuga para mim, eu quase não falava, então escrevia.”

Hoje Monique publica seus escritos num perfil do Instagram chamado “Contém Nudez”, em parceria com um amigo que faz as ilustrações dos poemas.

  • Como surgiu a ideia para o coletivo?

“Demorei para entender minha arte. Então passei nas muitas pessoas que não são encorajadas em suas artes. E tem gente boa aqui na baixada mas estão invisibilizadas.”

O coletivo “Voz Delas” tem como base que, artistas da baixada podem ser o que quiserem e suas artes não podem ficar numa gaveta. Há espaço o suficiente para todos. Monique acredita que a sociedade vai estar mais aberta no futuro. Monique se vê como artista que enfrenta o que tiver que enfrentar e que consiga inflamar outros artistas que estão vindo.

Por conta da pandemia não foi possível inaugurar o espaço do coletivo com um grande sarau juntando vários artistas da baixada, mudando assim os planos do coletivo, hoje o coletivo se dedica postando em sua página do instagram jovens artistas e suas artes em prol da visibilidade. 

Coletivo Voz Delas tem como idealizadora e fundadora Monique Menezes e outros 3 membros, Thalilua (cantora e poeta da baixada), Andrelly e Thaysa Santos (poeta e artista plástica da baixada)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

5 respostas

  1. Muito bom vir a minha baixada crescer, parabéns artistas por apresentarem seus potências e mostrarem que temos “café no bule” forte ; cheiroso e gostoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade