» Post

AO MESTRE COM CARINHO: FELIZ ANIVERSÁRIO, IVANIR DOS SANTOS!

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, completa hoje 67 anos. O veterano vem há mais de 40 anos dialogando com lideranças, onde defende que a política só se sustentará com a presença de mulheres e homens negros em espaços estratégicos, de todas as áreas da gestão pública federal, sobretudo na Saúde, Educação, Segurança, Economia, Cultura e Assistência Social.  

Virou uma referência pela sua luta em defesa dos direitos humanos, contra o racismo e a intolerância religiosa, o Babalawô Ivanir dos Santos vem fazendo história, pós-doutor em História Comparada na UFRJ, onde é prof. e orientador do programa de HC, na mesma instituição.

Militante do movimento negro brasileiro, vem promovendo eventos acadêmicos nacionais e internacionais, coordenando e organizando grupos de estudos, publicações acadêmicas, com um olhar voltado para as pesquisas sobre Liberdade Religiosa, Racismo, Estado Laico e História da África.

Desde sempre, envolvido diretamente em importantes movimentos, entre eles Mães de Acari (1990), Chacina da Candelária e Chacina de Vigário Geral (1993). Cinco anos antes, coordenou o 1º levantamento oficial sobre o extermínio de crianças brasileiras para a Defense for Children International (DCI), com sede em Genebra, na Suíça. O documento serviu de base para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lançado no Brasil em 1990. Colaborou com importantes campanhas – “Não Matem Nossas Crianças”, “Abolição do Trabalho Infantil” e “Tráfico de Mulheres é Crime”, Membro fundador da CONEN – coordenação nacional de entidades negras, entre outras – e dedica a sua vida aos movimentos populares fundamentais como esses.

Como intelectual, é autor do livro “Marchar não é Caminhar”, coautor do Guia Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo (2008) e contribuiu para um relatório do governo de 2017, denominado Intolerância Religiosa no Brasil, desencadeando com o 1º livro bilíngue com dados nacionais. É interlocutor da CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, desde sua criação, em 2008. Organiza a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa no RJ, atraindo em torno de 100 mil pessoas, devidamente corroborada por todos os segmentos religiosos do Brasil.  

A vida imita a arte?

O filme “Ao mestre, com carinho”, dirigido e roteirizado por James Clavell, em 1967, fala de Mark Thackeray (Sidney Poitier), um engenheiro negro, que vai lecionar em uma escola inglesa com alunos majoritariamente brancos e problemáticos. Com uma metodologia baseada no respeito e extraindo o melhor de cada aluno (a), o mestre conquistou o coração e mentes daquela turma antes rebelde. A classe indisciplinada  era o terror de professores e diretoria. E ao final do filme aprenderam lemas de solidariedade, respeito e bons valores.   

E o que isso tem a ver com o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos? Tudo. Quem tem contato com o Santos só tem palavras de agradecimento, carinho e respeito. Ivanir é  uma liderança positiva. Uma grande referência no Movimento Negro e na vida. Neste dia de comemoração, fica nosso muito obrigado!

Prêmios do Ivanir dos Santos

Ivanir dos Santos (em pé), no dia do lançamento do seu livro: “Marchar não é Caminhar”.

Recebeu em 2019, o prêmio International Religious Freedom (IRF). Entregue pelo State Department’s Office of International Religious Freedom, em Washington (USA). Ressaltando que foi o único representante de todo o hemisfério ocidental. Reverenciado pela importância na luta contra a intolerância a praticantes de religiões de matriz africana no Brasil. Além da premiação de 2019, o sacerdote recebeu, em reconhecimento em âmbito nacional e internacional pelas suas lutas e trabalhos exaustivos no apoio ao diálogo inter-religioso, Prêmio Adolpho Bloch, em 1997, entregue Federação Israelita do Rio de Janeiro. Já em 2014, o 20º Prêmio Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. E em 2001 Prêmio Cidadania Mundial, dado pela UNESCO. Representou o Brasil no Fórum Internacional das ONGs para a IIIª Conferência Mundial Contra o Racismo, Descriminação Racial, Xenofobismo e Intolerâncias Correlatas, em Durban, na África do Sul, no mesmo ano. Hoje, detém um legado, essas e outras ações fazem dele um homem respeitado e reverenciado no mundo.

Foto do lançamento do site: https://www.pretajoia.com/2019/09/ivanir-dos-santos-autografou-ontem-o.html

Adriana Martins bateu um papo com o mestre Ivanir dos Santos, quando esse estava ajudando nas doaçoes de cestas básicas no “Mães da Favela Futebol Clube”.

https://www.youtube.com/watch?v=i4VNinJWu6I

O Jornal Empoderado fica feliz de ter na sua trajetória matérias desse que é uma referencia como ativista e um professor para a vida. Parabéns, Mestre e Babalawô, Ivanir dos Santos!

Os impactos econômicos da Covid apresentam um outro ângulo para velhos problemas.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade