Pesquisar
Close this search box.

» Post

AO MESTRE COM CARINHO: FELIZ ANIVERSÁRIO, IVANIR DOS SANTOS!

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, completa hoje 67 anos. O veterano vem há mais de 40 anos dialogando com lideranças, onde defende que a política só se sustentará com a presença de mulheres e homens negros em espaços estratégicos, de todas as áreas da gestão pública federal, sobretudo na Saúde, Educação, Segurança, Economia, Cultura e Assistência Social.  

Virou uma referência pela sua luta em defesa dos direitos humanos, contra o racismo e a intolerância religiosa, o Babalawô Ivanir dos Santos vem fazendo história, pós-doutor em História Comparada na UFRJ, onde é prof. e orientador do programa de HC, na mesma instituição.

Militante do movimento negro brasileiro, vem promovendo eventos acadêmicos nacionais e internacionais, coordenando e organizando grupos de estudos, publicações acadêmicas, com um olhar voltado para as pesquisas sobre Liberdade Religiosa, Racismo, Estado Laico e História da África.

Desde sempre, envolvido diretamente em importantes movimentos, entre eles Mães de Acari (1990), Chacina da Candelária e Chacina de Vigário Geral (1993). Cinco anos antes, coordenou o 1º levantamento oficial sobre o extermínio de crianças brasileiras para a Defense for Children International (DCI), com sede em Genebra, na Suíça. O documento serviu de base para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lançado no Brasil em 1990. Colaborou com importantes campanhas – “Não Matem Nossas Crianças”, “Abolição do Trabalho Infantil” e “Tráfico de Mulheres é Crime”, Membro fundador da CONEN – coordenação nacional de entidades negras, entre outras – e dedica a sua vida aos movimentos populares fundamentais como esses.

Como intelectual, é autor do livro “Marchar não é Caminhar”, coautor do Guia Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo (2008) e contribuiu para um relatório do governo de 2017, denominado Intolerância Religiosa no Brasil, desencadeando com o 1º livro bilíngue com dados nacionais. É interlocutor da CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, desde sua criação, em 2008. Organiza a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa no RJ, atraindo em torno de 100 mil pessoas, devidamente corroborada por todos os segmentos religiosos do Brasil.  

A vida imita a arte?

O filme “Ao mestre, com carinho”, dirigido e roteirizado por James Clavell, em 1967, fala de Mark Thackeray (Sidney Poitier), um engenheiro negro, que vai lecionar em uma escola inglesa com alunos majoritariamente brancos e problemáticos. Com uma metodologia baseada no respeito e extraindo o melhor de cada aluno (a), o mestre conquistou o coração e mentes daquela turma antes rebelde. A classe indisciplinada  era o terror de professores e diretoria. E ao final do filme aprenderam lemas de solidariedade, respeito e bons valores.   

E o que isso tem a ver com o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos? Tudo. Quem tem contato com o Santos só tem palavras de agradecimento, carinho e respeito. Ivanir é  uma liderança positiva. Uma grande referência no Movimento Negro e na vida. Neste dia de comemoração, fica nosso muito obrigado!

Prêmios do Ivanir dos Santos

Ivanir dos Santos (em pé), no dia do lançamento do seu livro: “Marchar não é Caminhar”.

Recebeu em 2019, o prêmio International Religious Freedom (IRF). Entregue pelo State Department’s Office of International Religious Freedom, em Washington (USA). Ressaltando que foi o único representante de todo o hemisfério ocidental. Reverenciado pela importância na luta contra a intolerância a praticantes de religiões de matriz africana no Brasil. Além da premiação de 2019, o sacerdote recebeu, em reconhecimento em âmbito nacional e internacional pelas suas lutas e trabalhos exaustivos no apoio ao diálogo inter-religioso, Prêmio Adolpho Bloch, em 1997, entregue Federação Israelita do Rio de Janeiro. Já em 2014, o 20º Prêmio Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. E em 2001 Prêmio Cidadania Mundial, dado pela UNESCO. Representou o Brasil no Fórum Internacional das ONGs para a IIIª Conferência Mundial Contra o Racismo, Descriminação Racial, Xenofobismo e Intolerâncias Correlatas, em Durban, na África do Sul, no mesmo ano. Hoje, detém um legado, essas e outras ações fazem dele um homem respeitado e reverenciado no mundo.

Foto do lançamento do site: https://www.pretajoia.com/2019/09/ivanir-dos-santos-autografou-ontem-o.html

Adriana Martins bateu um papo com o mestre Ivanir dos Santos, quando esse estava ajudando nas doaçoes de cestas básicas no “Mães da Favela Futebol Clube”.

https://www.youtube.com/watch?v=i4VNinJWu6I

O Jornal Empoderado fica feliz de ter na sua trajetória matérias desse que é uma referencia como ativista e um professor para a vida. Parabéns, Mestre e Babalawô, Ivanir dos Santos!

Os impactos econômicos da Covid apresentam um outro ângulo para velhos problemas.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade