Pesquisar
Close this search box.

» Post

Alex Bighetti

Cantor, compositor, músico e um excelente técnico de som, são as palavras que mais definem Alex Bighetti, um artista radicado na Capital de São Paulo, que hoje é um dos nomes que representam a cena underground, com hits que proporcionam o melhor do hip-hop, rap, dub e ragge, em batidas eletrônicas graves, com letras de um forte apelo de protesto e relevância social.

Ainda pequeno acompanhava seu pai, diretor da escola de Samba, nos ensaios e desfiles. Entre fantasias e muito trabalho, se encantou com o ritmo cadenciado da percussão. Aprendeu a marcação, passou por vários instrumentos, desfilou em vários carnavais e na adolescência tocava em bandas, grupos de samba que faziam sucesso e a alegria de muitas festas e casas de show. Foi nessa época que o Grave começou a tomar forma na sua música e do acústico, Biguetti como é conhecido, passou a dar o tom também em bandas de hip hop e rap.

Paralelo a sua carreira artística, se interessou cada vez mais pela técnica e com o som eletrônico, passando a montar e comprar equipamentos de som, caixas e potências. Com esse trabalho tornou-se referência de qualidade, sendo requisitado por várias bandas e eventos, como um excelente profissional de afinação e toque minucioso. Isso possibilitou Alex a se manter no meio artístico, dando a grande chance de poder estudar mais e se aprofundar na música, seu grande sonho e vocação.

Estudou música e canto, enquanto observava com crítica, ironia e dor a periferia de São Paulo em que mora, passou a compor músicas que traduziam sua indignação e irreverência o mundo a sua volta. Para aqueles que pensam que isso faz de suas músicas ou da sua arte algo pesado, está completamente enganado.

Nas letras de Alex Bighetti, são apenas as batidas que permeiam o groove (ritmo misturado as notas que o baixo desenvolve) de um mix de estilos. Seus singles são contagiantes e dançantes. E em parceria com nomes de peso da produção musical, como Rodrigo Loli e do Áudio Visual, como Marcos Faria, tem se colocado na Cena como uma referência em clipes musicais, como nas músicas: Obrigado Senhor, Legalize e Dinovo, que contam um pouco da sua história de vida, com recursos que não deixam nada a desejar para os maiores selos do país.

Essas mesmas referências podem ser encontradas em seu trabalho com a banda Otrazideias, em que junto com RV e Marcelo, mantém a qualidade e marca registrada do seu trabalho, mas com a roupagem mais característica do hip-hop e rap, que em seus trabalhos solos.

Atualmente está trabalhando em dois singles, que devem ser lançados nas próximas semanas: os projetos “Di Novo” e ” Legaliza”, onde Alex Bighetti promete não serem os últimos, que junto com a banda ou em seu trabalho solo, não deixará passar desapercebido nenhum dos quadros da vida, trazendo com irreverência e crítica para suas composições e clipes.

Rodrigo Saes Biaggi – Produtor Musical

Profissionalmente conhecido como Rodrigo Loli, é produtor musical, projetista acústico, engenheiro de áudio e guitarrista.

“A primeira vez que vi Bighetti cantar, ele estava regulando um sistema de som e ficava improvisando com a voz em cima de músicas de outros artistas. De cara, notei uma grande facilidade em criar rimas e frases, tendo uma enorme fluência com a língua portuguesa e uma musicalidade particular. Após semanas, já estávamos dentro do estúdio gravando algumas guias com voz de composições dele cantadas em cima de bases musicais pré-existentes. Felizmente naquele dia, eu estava presente enquanto o Bighetti passava o som e pude conhecer um grande artista pronto para crescer, com fome de aprender e maduro para criar algo novo, sem amarras, livre de referências e cheio de influências”.- recorda Rodrigo Loli.

“Hoje em dia, um artista precisa de talento para construir uma obra consistente e inteligente, muito mais que talento, precisa de humildade e vontade de crescer, saber ouvir e sempre buscar melhorar sua arte”- fala  BighettiEm 2020, lançou 11 músicas (sendo 5 com videoclipes) que falam de variados temas. Os singles foram lançados de forma independentes através de acordos com produtores e um deles através do Fomento ao Reggae.

No áudio desde 1996, Rodrigo formado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Computadores pela FEI (atual UniFEI), completou 600 horas de especialização em áudio pelo RIT (Recording Institute or Technology) e cursou 9 meses de música no GIT (Guitar Institute of Technology), ambos programas do MI (Musicians Institute), em Los Angeles de 1998 a 1999. Em São Paulo, cursou especialização em acústica com certificação da USP (2002).

Nos EUA, participou de sessões de gravações do álbum de Derek Sherinian (Dream Theather) com Virgil Donati, Mike Mangini (baterista do Steve Vai), Ray Luzier (baterista do David Lee Roth), TJ Helmerich, Art Renshaw, Sloth e alguns artistas independentes.

Após 2 anos no exterior, no final de 1999, retornou ao Brasil e ingressou no mercado publicitário, onde gravou e mixou peças de importantes maestros e produtores da época, com a participação de músicos e cantores de destaque como: Nelson Ayres, André Mehmari, André Abujamra, entre outros.

“Na indústria fonográfica, trabalhei com dezenas de cantores, bandas e produtores de diversos estilos musicais, coordenei a equipe de técnicos, instrutores e produtores do Tonelada Estúdio e assinei colunas em revistas e sites especializados em áudio, além de prestar consultoria na criação de novas linhas e produtos de áudio, desenvolvi projetos acústicos para estúdios, teatros, auditórios e para solução de problemas na indústria, comércio e residências. Atuei também, como especialista de produtos dos grupos InMusic e Soundking de 2012 a 2015”- ressalta Rodrigo Loli sobre sua carreira.

“Atualmente, trabalho como produtor musical e continuo gravando, mixando e produzindo artistas independentes, especialmente na cena do reggae (Mato Seco, Filosofia Reggae, Expressão Regueira, Leões de Israel, Mano Bantu, Motivo de Chacota, Reggae Style, Dub del Leste, Nazireu Rupestre, Sine Calmon, entre outras) e rock (ET Macaco, Letall, Passageiro16, entre outras). Em 2016, juntamente com outros parceiros, parceiras e coletivos, ajudei na formação do Fórum do Reggae SP. Obtive a aprovação do festival de Artistas e bandas Novas Reggae 1° Edição do fomento a Linguagem Reggae – Circulação de espetáculos”.- finaliza Loli.

https://youtu.be/S8LYYPMDWHE Marley Experience  – Mato Seco

https://youtu.be/A4L3ttqg_7c Vou na Fé – Mato Seco

https://youtu.be/cZ3Fb5M-8JU Jah está aqui, Natural Dread

RODRIGO LOLI Produtor Musical

Músicas

https://www.youtube.com/watch?v=9RbVRa7MWww

https://www.youtube.com/watch?v=1FPLSvH-src

https://www.youtube.com/watch?v=2W-swwFprgA

https://www.youtube.com/watch?v=zluLrR1oR8M

https://www.youtube.com/watch?v=ORfLvDXWn2Q

https://www.youtube.com/watch?v=dRRUjGClhd4

https://www.youtube.com/watch?v=sIxmtVWCvb0

https://www.youtube.com/watch?v=7zt4tl3z33M

https://www.youtube.com/watch?v=lqSU3jZpsa4

Redes Sociais de Alex Bighetti

https://www.instagram.com/alexbighetti/

https://www.youtube.com/user/bighetti2000

https://www.facebook.com/oOTRAZIDEIA

https://open.spotify.com/artist/3rgEpH7eomPnpdg8cIYqFZ?si=wpigYw_2T5GM4pGB73y2cA

https://soulart.org/colunas/videos/sessaoprime-bighetti-legaliza

https://youtu.be/lf5JUwcBnRc Malokera

https://youtu.be/Z6yQ85pQrIQ Avisa

https://youtu.be/xwVcqq3SLkU Mar de Injustiça

https://youtu.be/jv1DQNnqdg0 De Brincadeira

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade