Pesquisar
Close this search box.

» Post

A importância de Vai na Fé para o negro no Brasil

A telenovela Vai na Fé termina num saldo extremamente positivo, pois mostrou como poucas vezes acontece na TV o seu povo da maneira de como vive de fato, sem firulas ou invencionices que acontece nessas produções e de quebra fez o negro se sentir de fato um protagonista e não sendo bandido ou empregado.

 A produção da Rede Globo teve um elenco com mais de 70% constituídos de negros, uma marca inédita em seus 58 anos de existência, com diversos núcleos de famílias negras que ascendem socialmente e profissionalmente usando o trabalho como artifício, vimos também eles estudando em faculdade, sendo empreendedores de uma maneira digna e se tornando influencers e por fim músicos, orgulhando a comunidade negra.

Dentre tantas personagens incríveis, quero citar dois em especial, primeiramente a grande atriz Sheron Menezes que finalmente conseguiu ser uma protagonista depois de mais de 20 anos na emissora, a sua Sol iluminou a todos com a sua alegria, perseverança, fé em Deus e cuidar da sua família como uma leoa, mesmo tendo sofrendo a dor de ter sido estuprada quando adolescente, mas ela arregaçava a manga e ia luta em busca dos seus objetivos sem passar por cima de ninguém. Sheron mostrou com a sua Sol que a mulher negra pode ser destaque na vida sendo ela mesma de uma maneira íntegra, ela já está no rol dos grandes personagens da história da TV.

O outro personagem é Yuri, que foi interpretado pelo jovem João Paulo Campos, estudante de direito por cotas, o personagem sofreu o racismo quando foi confundido com um meliante somente por causa da cor e chegou a ser preso por isso, além disso, ele se revelou bissexual, trazendo esse assunto com muita leveza e realidade as dores e as suas próprias reflexões dos seus sentimentos, foi de fato um dos grandes acertos da novela.

Muitos publicitários com um pensamento atrasado e preconceituoso acham que o negro não vende, não dá nenhum retorno financeiro e a novela quebrou esse paradigma com muita desenvoltura, ela foi a novela que teve o maior faturamento da história da novela das 19hrs, com mais de 15 patrocinadores e 60 ações ao longo da produção, isso se refletiu plenamente em sua audiência, que teve a média de mais de 23 pontos, maior média dos últimos anos.

Como disse a influencer Lia Afrontosa (@liafrontosa) a Globo poderia repensar e voltar com a ideia de transmitir uma Malhação com maioria de atores negros, pois nunca vou cansar de dizer que somos um país onde 54% das pessoas são negras e elas nunca são reconhecidas nas mídias, mas o jogo finalmente está virando e precisamos de mais incentivos e de produções que incluem a nossa raça de uma maneira justa, digna e inesquecível.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade