» Post

A importância de Vai na Fé para o negro no Brasil

A telenovela Vai na Fé termina num saldo extremamente positivo, pois mostrou como poucas vezes acontece na TV o seu povo da maneira de como vive de fato, sem firulas ou invencionices que acontece nessas produções e de quebra fez o negro se sentir de fato um protagonista e não sendo bandido ou empregado.

 A produção da Rede Globo teve um elenco com mais de 70% constituídos de negros, uma marca inédita em seus 58 anos de existência, com diversos núcleos de famílias negras que ascendem socialmente e profissionalmente usando o trabalho como artifício, vimos também eles estudando em faculdade, sendo empreendedores de uma maneira digna e se tornando influencers e por fim músicos, orgulhando a comunidade negra.

Dentre tantas personagens incríveis, quero citar dois em especial, primeiramente a grande atriz Sheron Menezes que finalmente conseguiu ser uma protagonista depois de mais de 20 anos na emissora, a sua Sol iluminou a todos com a sua alegria, perseverança, fé em Deus e cuidar da sua família como uma leoa, mesmo tendo sofrendo a dor de ter sido estuprada quando adolescente, mas ela arregaçava a manga e ia luta em busca dos seus objetivos sem passar por cima de ninguém. Sheron mostrou com a sua Sol que a mulher negra pode ser destaque na vida sendo ela mesma de uma maneira íntegra, ela já está no rol dos grandes personagens da história da TV.

O outro personagem é Yuri, que foi interpretado pelo jovem João Paulo Campos, estudante de direito por cotas, o personagem sofreu o racismo quando foi confundido com um meliante somente por causa da cor e chegou a ser preso por isso, além disso, ele se revelou bissexual, trazendo esse assunto com muita leveza e realidade as dores e as suas próprias reflexões dos seus sentimentos, foi de fato um dos grandes acertos da novela.

Muitos publicitários com um pensamento atrasado e preconceituoso acham que o negro não vende, não dá nenhum retorno financeiro e a novela quebrou esse paradigma com muita desenvoltura, ela foi a novela que teve o maior faturamento da história da novela das 19hrs, com mais de 15 patrocinadores e 60 ações ao longo da produção, isso se refletiu plenamente em sua audiência, que teve a média de mais de 23 pontos, maior média dos últimos anos.

Como disse a influencer Lia Afrontosa (@liafrontosa) a Globo poderia repensar e voltar com a ideia de transmitir uma Malhação com maioria de atores negros, pois nunca vou cansar de dizer que somos um país onde 54% das pessoas são negras e elas nunca são reconhecidas nas mídias, mas o jogo finalmente está virando e precisamos de mais incentivos e de produções que incluem a nossa raça de uma maneira justa, digna e inesquecível.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade