Pesquisar
Close this search box.

» Post

A exuberante Camila de Lucas e o racismo no Ilhados com a Sogra, paradoxos da Netflix

Na última semana assisti dois produtos da Netflix que são paradoxos completos sobre a realidade do negro no Brasil e gostaria de apontar esses casos, falarei do filme O Lado Bom de ser traída e do reality show Ilhados com a Sogra.

Sobre o filme que é uma mistura de Sherlock Holmes com Cinquenta Tons de Cinza o que gostaria de mencionar com é a excelente participação da atriz e influencer Camila de Lucas, que dá um show como uma mulher negra empoderada, independente e bem-sucedida, dá gosto ver a mulher negra como a protagonista da sua vida, principalmente na parte sexual, pois ela fica com quem ela quiser da maneira que ela quiser, um acontecimento louvável.

Agora sobre o reality que mostra a convivência de genros, noras e sogras numa ilha disputando várias provas infelizmente o racismo foi decisivo, a família Tenório composta de negros humildes sofreu represálias de todas as outras famílias de predominância branca pois era notório o incomodo que a família Tenório causava nos outros simplesmente por serem negros.

E a principal atingida era a sogra dos Tenório, a guerreira Severina, que teve uma vida sofrida como todo negro tem, foi expulsa de casa pela mãe, sobreviveu arduamente e com muita dignidade cuidando das suas filhas sozinha e teve que encarar criticas do próprio genro que a achava muito “sargentona” sendo que ele não teve coragem de conhece-la pessoalmente, foi somente conhecer no programa, depois de muita conversa falando sobre suas vivencias eles foram os únicos no programa a se perdoarem genuinamente. Além disso as outras famílias brancas que vivem a sua dominância e protegem mutuamente o seu patriarcado a deixaram isolada no programa, não querendo ter o mínimo de contato.

Não poderíamos esperar diferente no país em que vivemos que famílias brancas seriam empáticas com famílias negras, doce ilusão, mas ao menos poderiam mascarar isso pois estavam num programa em que a Netflix fez um lançamento mundial, ou seja, o mundo veria o quão nosso país pode ser racista com crueldade.

Esse paradoxo realmente me deixou intrigado e reflexivo, a conclusão que tiro disso é que a luta ainda é muito dura para exterminarmos o racismo da nossa sociedade, mas podemos ter esperanças de ver isso mudar de verdade um dia.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

  1. Fiquei mal em assistir esse reality e ver o quanto eles foram sim excluídos e sofreram racismo disfarçado , na verdade procuraram a todo tempo um motivo para não ter proximidade deles e sempre maximizaram as ações do Thiago justamente por ser negro ….Parei de assistir pois já sei que são os Nery que ganharam . Torci muito pelos Tenorios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade