» Post

A carne mais barata para o Carrefour é a Negra!

Pode parecer uma notícia antiga, mas novamente um homem negro foi espancado até a morte.  João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido por dois seguranças e um policial militar no supermercado Carrefour, de Porto Alegre.  Aos socos e pontapés, sufocaram o homem até a morte. O espancamento foi filmado e testemunhado. E o vídeo divulgado* nas redes sociais e ganhou o mundo.

*Não vamos divulgá-lo, pois não compactuamos com exploração da imagem de um homem que tem família e já está sofrendo.

Se não houvesse o registro, talvez não saberíamos o que de fato teria acontecido. Morto não fala. Apesar disso, várias versões surgem, tentando justificar o injustificável. Tentando culpar a vítima.

A vítima João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos,  estava fazendo compras com a esposa no supermercado Carrefour,  na cidade de Porto Alegre. Após um desentendimento com a caixa, a vítima foi conduzida ao estacionamento por três homens onde foi espancado covardemente. Nada justifica ou apaga esta violência excessiva e desproporcional.

O assassinato de João ocorreu da mesma forma que o assassinato de George Floyd e mostra que a importanca do “Dia da Consciência Negra”. A luta negra é reforçada e todas vozes que foram caladas ecoam hoje nas manifestações ao redor do país.

O dia de hoje marca a luta antirracista e do grito de: “Chega! Queremos respirar.”.

Malu Viana, ativista politica e do Hp Hop, falou ao Jornal Empoderado!

A rede que mata e humilha tem nome!

Temos também que nos ater a quem matou o João: a empresa de segurança. Não é de hoje que o Carrefour tem problemas com seus clientes. Leiam nas matérias que compartilhamos abaixo:

Matéria do “Brasil de Fato“, clique aqui!

Matéria do “Esquerda Diário”. clique aqui!

 

O fato foi filmado por pessoas que nada fizeram e são igualmente culpadas (?). Outras pessoas também presenciaram a violência e se omitiram. E me pergunto o porquê de não terem feito nada? Seria o reflexo da violência contra o negro ser algo aceito? Ao que já está normalizado pela sociedade? Será que as mesmas pessoas que presenciaram o fato agiriam de outra forma se fosse um homem branco?

O que fica de mais brutal da situação é sempre que se trata de uma pessoa negra a “punição” vem em forma de espancamento, 80 tiros de advertência ou humilhação verbal. 

Política Preta é o caminho da mudança!

Porto Alegre acaba de eleger cinco vereadoras (os) negras (os) e hoje acorda com mais uma brutalidade branca. Isso mostra a importância de termos representação negra na política, pois só assim teremos políticas públicas contra os abusos diários contra pessoas negras. Hoje a Câmara Municipal de Porto Alegre será mais um espaço de luta preta contra os abusos e se punam os culpados.

A bancada preta porto-alegrense: Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Daiana Santos (PCdoB), que vêm acompanhadas por Matheus Gomes (PSOL).

Foto de Divulgação: No mês da Consciência Negra, Porto Alegre elege sua primeira bancada negra!

Todos os dias vidas negras são perdidas. Que a morte de João não seja esquecida. Que este 20 de novembro seja um momento de luta. Quem mata no Brasil tem cor!

Por Anderson Moraes e Geana Krause

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade