Pesquisar
Close this search box.

» Post


O projeto Afroativos – Solte o cabelo, prenda o preconceito foi idealizado pela professora Larisse Moraes. E tem a participação ativa dos alunos sendo protagonistas deste belo projeto. A ideia nasceu com intuito de promover a conscientização e transformação por meio da educação afroafirmativa.  A mudança que o projeto exerce pode ser vista no comportamento dos alunos. O empoderamento e a autoestima reforça a identidade afrobrasileira. O projeto que surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint’Hilaire, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), visa promover a representatividade. 

Quem visita a escola consegue perceber o envolvimento dos alunos no  combate ao racismo, fruto de uma educação que busca promover a representatividade e a igualdade racial. Na escola, atividades buscam trazer a consciência e reafirmar a potência da cultura afrobrasileira.

Uma das iniciativas do projeto, está a criação do Calendário Afroafirmativo.  Onde cada  mês é apresentada os grandes marcos da cultura afro e também as biografias e realizações de personalidades negras. São datas festivas, comemorações e datas que marcaram não só nascimentos, mas mortes, leis, congressos, entre outros. Um oportunidade dos alunos conhecerem personalidades e eventos de Grande significado para o povo negro. Os alunos do projeto também participam como protagonistas, indo a eventos, e outras escolas , levando a mensagem de empoderamento através do conhecimento. O calendário 2021 será lançado em um live no facebook no evento AfrobetizandoSH 2020,dia 27/11 ás 19:30-22:00. 

A criação do projeto Afroativos começou em 2017, e foi motivado pela carta de uma estudante, que sofria racismo. O fato fez com que a professora transforma-se a escola em um espaço de combate à discriminação. O projeto continua hoje a estimular o pertencimento e a apropriação de toda uma ancestralidade historicamente invisibilizada. Visto que em nossa sociedade a história do povo negro não é contada. E quando citada acaba sendo muitas vezes manipulada.

O projeto é uma iniciativa que vem ao encontro de uma educação antirracista. Vale ressaltar que não basta apenas abordar história afro-brasileira na sala de aula no dia da consciência negra, é preciso discutir racismo estrutural,  conhecer a história,  empoderar e realizar ações afirmativa. Para que assim consigamos realmente começar uma mudança. Este projeto é um modelo a ser seguido. 

Quer saber mais sobre o projeto? 

Facebook: facebook.com/afroativos 

Entre em contato: afroativos@gmail.com

Por Geana Krause 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade