Pesquisar
Close this search box.

» Post

Dica Cultural: Filmes e Séries Africanas!

A partir do começo da pandemia, eu comecei a buscar nos streamings algumas produções de países da África, pra sair do lugar comum e ver outras realidades, outras culturas, outras formas de entender o mundo. Daí surgiu esta coletânea de dicas chamada “FILMES e SÉRIES AFRICANAS”, que tem muita coisa interessante, especialmente na Netflix – plataforma que tem muitos problemas, cada vez mais, mas ainda é a que tem (muito) mais conteúdo de fora do eixo EUA-Europa. Esta seleção publicará uma dica por dia até o final deste mês.

x

DICA 01 – AMANDLA (ÁFRICA DO SUL)

Quase todos os filmes sul-africanos sobre questões sociais está inserido nas problemáticas do pós-apartheid. Este é o que tem a história mais crua, e horrível em determinados momentos, mas vale a pena pra entender os problemas que ainda existem no país.

 

DICA 02 – O BEBÊ DO ELEVADOR (NIGÉRIA)

Uma comediazinha mamão com açúçar, mas bem divertida, sobre um playboy e uma senhora humilde que está grávida, eles ficam presos no elevador juntos, bem na hora em que ela está prestes a dar a luz. Creio que alguns arquétipos sociais presentes nos filmes africanos são muito parecidos aos dos brasileiros, e nesta película se nota um pouco isso.

 

DICA 03 – BINTI (TANZÂNIA)

Este filme conta quatro pequenas histórias de mulheres (Tumaini, Angel, Stella e Rose) que enfrentam problemas que são comuns às mulheres em outros países do mundo, Além da interessante ver como nos países africanos lidam com esses temas, o filme também serve pra derrubar aquela ideia racista de que nós do Ocidente somos o “mundo civilizado” e a África é como um território de povos semi selvagens. As problemáticas deles são as mesmas que as nossas, a realidade e os problemas sociais também, e (spoiler, mas que não surpreenderá ninguém) o machismo e a violência contra as mulheres também.

 

DICA 04 – A VIDA GIRA (ÁFRICA DO SUL)

Um jovem refugiado tenta mudar sua vida graças ao seu talento com a bicicleta, mas essa aposta se vê em risco após um acidente que resulta em lesão grave de um dos joelhos. Então, ele conhece Olivia, uma dançarina que vive uma realidade social muito diferente da dele. No fundo, é um filme com ação com umas pitadinhas de romance e questionamentos sociais.

 

DICA 05 – DIFÍCIL DE ENGOLIR (NIGÉRIA)

Anos 80, as dificuldades sociais e a violência de gênero levam duas mulheres nigerianas a se debater entre seus empregos instáveis, relacionamentos abusivos e a possibilidade de ganhar dinheiro fácil colaborando com o tráfico de drogas internacional. Isso enquanto o país ainda vive instabilidades políticas depois de uma independência conquistada há apenas duas décadas e meia, em contraste com a euforia gerada pelo Campeonato Mundial de Futebol Sub-17.

 

DICA 06 – ATLANTIQUE (SENEGAL)

Este é um filme de terror, mas que começa com a história de amor de Ada e Suleiman. Ela foi prometida pela família e tem que se casar com um homem rico, então seu namorado decide migrar pra Europa, sonhando com juntar dinheiro pra que eles possam fugir juntos depois, e embarca em um bote precário, desses que transportam migrantes clandestinamente. Sua demora em regressar, além de angustiar Ada, pode ter relação com estranhos acontecimentos na cidade. A linguagem poética e a bela fotografia fizeram a diretora Mati Diop ser a primeira africana a concorrer em Cannes (disputou também a Palma de Ouro, e ganhou o Grande Prêmio do Júri), em seu primeiro longa-metragem.

 

DICA 07 – SOLTEIRAMENTE (ÁFRICA DO SUL)

Comédia sobre uma mulher que, após o fim de um namoro, começa a questionar os seus relacionamentos, até que uma amiga a convence a desfrutar as vantagens de uma vida de solteira com festas e relações casuais. Parece bobinha? Como muitas comédias desse tipo que já vimos com protagonistas brancos. Mas é bem divertida.

 

DICA 08 – A LUTA DE FATUMA (TANZÂNIA)

A história de uma mãe e uma filha que vivem em um vilarejo rural da Tanzânia, onde as dificuldades econômicas, as ameaças naturais à colheita e a violência de gênero são desafios que elas devem enfrentar para alcançar seus objetivos na vida: a filha (Fatuma) para poder estudar e buscar um futuro com o que sonha, longe do lugar onde vive; a mãe (Manyusi), para evitar que a filha tenha o mesmo destino que ela teve.

 

DICA 09 – 1976: ENTRE O AMOR E A REVOLUÇÃO (NIGÉRIA

Drama histórico baseado em fatos reais, sobre a história de Joseph, um oficial de baixa patente do exército nigeriano acusado de participação no golpe de Estado que terminou com a morte do presidente Murtala Mohmmed. Enquanto ele se enfrenta às divisões dentro das forças armadas a respeito da guerra civil no país, sua única esperança para provar sua inocência é Suzy, sua esposa, que está grávida, prestes a dar à luz, mas se debate sobre a lealdade a um marido que ela desconfia que a está traindo.

 

DICA 10 – MAIS UMA PÁGINA (ÁFRICA DO SUL)

O casamento entre um professor universitário e uma jornalista é colocado à prova quando eles discutem suas perspectivas sobre o relacionamento, o foco em suas carreiras ou a vontade de ter filhos, entre outros dilemas pessoais, mas tudo fica ainda mais complexo quando recebem a visita de um velho e famoso escritor, que acaba se hospedando na casa devido a um problema de saúde.

 

DICA 11 – A GAROTA DO MOLETOM AMARELO (UGANDA)

Após uma cena inicial de um assassinato enigmático, a história começa de verdade na cena seguinte, com uma simples carona, e a partir daí prepare-se para ser surpreendido do começo ao fim, com um filme curtinho mas que vai te prender na cadeira até o último minuto. Também entenderá porque seu diretor, Loukman Ali, é conhecido como o “Tarantino africano”.

 

DICA 12 – APRENDIZ DE MECÂNICO (NIGÉRIA)

Talvez o melhor filme desta série. Conta a história de um garoto de classe média alta que gosta de carros e sonha com ser engenheiro. Seu pai o leva pra passar uma tarde numa oficina mecânica, num bairro de baixa renda. Lá ele encara diferenças sociais, culturais, tribais, religiosas e idiomáticas, sem ignorar preconceitos e contradições também existentes. Um filme que faz meio que um pequeno raio-x social da Nigéria atual, com uma história simplesinha mas bonitinha.

 

DICA 13 – A COZINHA INCRÍVEL DE ANESU (ZIMBÁBUE)

Anesu é uma mãe solteira que trabalha como cozinheira num pequeno restaurante da periferia de Harare. Famosa entre os moradores, ela sonha em abrir o seu próprio negócio, e ganha uma oportunidade quando seu filho a inscreve no programa “Batalha dos Chefs”, com concorrentes de todo o Zimbábue e até de outros países africanos. O típico filme sessãodatardiano com história de superação, mas é bem bacaninha e conta com boas pitadas de humor.

 

DICA 14 – RESGATE (MOÇAMBIQUE)

Um homem recém-saído da prisão tenta retomar sua vida junto com a esposa e uma filha pequena, mas as dificuldades financeiras, a também recente morte da mãe, os fantasmas do passado e antigas amizades com interesses questionáveis o empurram para novos problemas que ele deverá solucionar, enquanto redescobre uma Maputo marcada pela banalização da violência e os vestígios sociais da colonização e da guerra civil ainda presentes.

 

DICA 15 – POTATO POTAHTO (GANA)

Comédia romântica sobre um casal lidando com seu divórcio de forma tão conflitiva que não aceitam abandonar a casa onde moram, então fica cada um morando em uma parte dela, situação que fica ainda mais inusitada quando envolve as respectivas famílias, amigos e novos interesses amorosos.

 

DICA 16 – A LIÇÃO DE MOREMI (NIGÉRIA

Drama baseado em fatos reais, que conta a história da jovem universitária Moremi, desde o primeiro contato com o professor N’Dyare, a agressão sexual que ela sofre, o histórico de ameaças do agressor a outras alunas (contrastando com sua ascensão como acadêmico de prestígio, que não foi interrompida pelas suspeitas sobre sua conduta) e a solidão da vítima durante a busca por justiça, em uma sociedade religiosa e conservadora como a nigeriana.

 

DICA 17 – AMOR ENTRE AMIGOS (QUÊNIA)

Comédia romântica sobre um grupo de amigos que se divide na despedida de solteiro de um casal da turma, e acontece o típico contraste entre a festa delas e a festa deles, mas parece que, em meio a essas diferenças e das tentações da noite de Nairóbi, outros sentimentos podem estar nascendo e cruzando a linha da amizade.

 

DICA 18 – O DIÁRIO DO PESCADOR (CAMARÕES)

Uma menina de doze anos, nascida em um vilarejo pobre do litoral camaronês, sonha em ir pra escola, mas terá que vencer a resistência de seu pai, um pescador que acredita que a educação da mulher foi a razão do seu divórcio e da posterior morte dela. Por sorte, a garota contará com uma professora que colocará sua própria vida em risco para tentar ajudá-la.

 

DICA 19 – AZALI (GANA

Uma jovem de um vilarejo do norte de Gana é prometida pela avó pra se casar com um homem velho e rico. Sua mãe promete salvá-la do matrimônio indesejado, mas sua solução é vendê-la pro tráfico humano. No caminhão onde é transportada, ela conhece um garoto que também foi vendido e ambos conseguem fugir, mas tentar sobreviver depois também será um grande desafio, especialmente quando se é mulher.

 

DICA 20 – SILVERTON: CERCO FECHADO (ÁFRICA DO SUL)

Um grupo de guerrilheiros que luta contra o apartheid organiza uma missão de sabotagem a uma torre de transmissão, mas um imprevisto os leva para dentro de um banco, onde terminam cercados. Então, eles improvisam um sequestro no qual a única saída possível é exigir, em troca da vida dos reféns, a libertação de Nelson Mandela. Baseada em fatos reais. Yibambe!

 

DICA 21 – MUDANDO O DESTINO (NIGÉRIA

Quem falou que cinema africano não tem viagem no tempo? Nesta comédia lado b, dois irmãos adolescentes encontram um jeito de voltar ao passado pra tentar resolver os problemas financeiros da família e a crise matrimonial dos seus pais. Claro que, como todo filme do gênero, as alterações vão levar a consequências que eles não esperavam, nem desejavam.

 

DICA 22 – O ENVELOPE (TANZÂNIA)

Um famoso ex-jogador de futebol tanzaniano é eleito líder social da comunidade onde nasceu e pra onde decidiu voltar a viver, e organiza lá um projeto esportivo junto com a escola da região, a mesma onde os seus filhos estudam. No entanto, um outro político ambicioso do lugar oferece a ele um suborno para que ele convença a comunidade a aceitar a construção de uma galeria comercial ao lado escola. Ele aceita e acaba refém da sua má decisão, das mentiras que cria para sustentá-la e dos problemas que sua família para a enfrentar por conta disso.

 

DICA 23 – EU SOU TODAS AS MENINAS (ÁFRICA DO SUL)

Nos últimos dias do apartheid, uma série de assassinatos de figurões conservadores acaba revelando uma complexa rede internacional de tráfico sexual infantil, ligada também ao alto escalão do governo sul-africano. Tal situação pode criar uma relação improvável entre investigadora e investigada, para impedir que mais meninas sejam vítimas do esquema.

 

DICA 24 – O OKOROSHI PERDIDO (NIGÉRIA)

Um segurança de uma empresa no centro de Lagos vive atormentado pelos sonhos da máscara ancestral do Okoroshi, que representa o “espírito das águas” para a religião da etnia Ibo. Até que, em uma manhã, ao acordar, ele se vê transformado no próprio Okoroshi, passando a protagonizar cenas surrealistas e a alterar o cotidiano da maior cidade da Nigéria.

 

DICA 25 – O NOVO PROFESSOR (GANA

Suspense lado B sobre um professor substituto que se envolve em uma relação tóxica com uma aluna obsessiva, até que as coisas começam a sair de controle para ambos. Meio que um “Atração Fatal” versão africana e de baixo orçamento, mas com um final bastante surpreendente.

 

DICA 26 – QUEEN SONO (ÁFRICA DO SUL)

A partir da dica de hoje entramos no terreno das séries africanas (que não são muitas, infelizmente) e começamos com esta da espiã que investiga as atividades ilegais de empresas de mineração de pedras preciosas, e descobre que elas exploram trabalho escravo em vários países da África. Ela acaba se deparando com uma trama que a leva a reviver traumas pessoais e questões polêmicas da política pan-africana.

 

DICA 27 – PARANORMAL (EGITO)

Um perito religiosamente cético, mas que acredita na Ley de Murphy, encara experiências sobrenaturais que remetem ao seu passado e a questões mal resolvidas em sua vida familiar e também da sua vida amorosa. A série mistura suspense e humor, mostra uma pitoresca visão árabe do mundo da vida após a morte e de quebra retrata um momento histórico bastante peculiar, já que se passa no começo dos Anos 80 e algumas alusões lembram os resquícios das guerras civis da época e das consequências do que foi a República Árabe Unida – período nos Anos 60 em que Egito e Síria formaram um só país, no que era pra ser o embrião de uma grande nação pan-árabe.

 

DICA 28 – UNIÃO DE SANGUE (NIGÉRIA)

Duas melhores amigas que foram criadas como irmãs precisam reforçar a confiança uma na outra após um trágico incidente que livrou uma delas de um casamento indesejado, mas as transformou em alvo de uma das famílias mais poderosas da Nigéria, em uma trama de perseguição com desdobramentos inusitados.

 

DICA 29 – BELEZA IMPIEDOSA (ÁFRICA DO SUL)

Uma das maiores empresas de produtos cosméticos da África do Sul tenta se recuperar de fracassos econômicos recentes, mas terá que enfrentar também os problemas criados por sua principal modelo, que foi vítima de um segredo bizarro que a empresa tenta ocultar e passou a agir nas sombras pra colocar em prática um meticuloso plano de vingança.

Nota: Imagem de capa é cena do filme “Uma lição de vida”.  A obra trata da emocionante historia de um homem de 54 anos que volta a estudar, após um período difícil que passou seu país, – uma colonização que trouxe muito sofrimento a sua população.

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade