» Post

Do popular ao clássico: a experiência da festa de aniversário do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo

 

No último dia 11 de maio, estivemos diante de uma grande ação cultural, o 38º aniversário do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Com apresentações selecionadas através da curadoria da TADITO Produções, patrocínio da SABESP e parceria com o Centro de Equidade Racial do Estado de São Paulo, a cultura afro-brasileira teve seu lugar de valorização firmado. Se apresentaram mais de 20 artistas negros entre pianistas, modelos, artistas circenses, sambistas.

Tivemos a dama do Samba Paulista, Raquel Tobias trazendo samba de raiz e Nalla, da Record, cantando Jazz. Tivemos a performance do Circo Negro com apresentação de acrobacias aéreas em faixas de tecidos e a performance da modelo e miss Antônia Fiuza. O Ópera Preta foi realizado com os musicistas negros da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP). As ações artísticas contaram com curadoria do diretor artístico Diego Dionísio, da TADITO Produções. 

Tivemos a oportunidade,  mais de 700 pessoas, de exercitar o olhar crítico a respeito da nossa cultura. Muito importante também foi a possibilidade de estreitar as relações sociais. Esse tipo de ação cultural promove conhecimento, lazer e socialização podendo ainda estimular o desenvolvimento do turismo na cidade em que foi realizada.

Durante essa noite histórica de homenagens e premiações, tivemos aula de cultura. A valorização cultural e histórica de uma comunidade é instrumento essencial na construção de uma sociedade consolidada em bases sólidas e preparada para o futuro. É fundamental que a população tenha conhecimento sobre suas raízes, tradições e motivações que levaram a sociedade ao estado atual.

 

Sobre a TADITO Produções

A TADITO – PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONTEÚDO é uma produtora que há duas décadas atua em todo Brasil e foca em manifestações da cultura brasileira e comunidades tradicionais. Desenvolveu produção, pesquisa de campo, estudo e metodologia para ações de visibilidade de manifestações da cultura popular e patrimônio imaterial inseridos nas produções artísticas, culturais, educacionais e de turismo.

Produtores e artistas LGBTQQ+, afrodescendentes e mulheres emprestam sua sensibilidade para a construção das atividades realizadas pela produtora. Festival do Café, Festival PET, Festival de Teatro do Litoral Norte, desenvolvimento de conteúdos para TV Brasil e canal futura, fazem parte também do escopo de trabalho da produtora.

 

Saiba mais sobre o evento de aniversáriode 38º aniversário do Conselho de Partipação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.   

 

Edição e Revisão: Eliane Almeida Mtb 39.832

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade