No último dia 11 de maio, estivemos diante de uma grande ação cultural, o 38º aniversário do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Com apresentações selecionadas através da curadoria da TADITO Produções, patrocínio da SABESP e parceria com o Centro de Equidade Racial do Estado de São Paulo, a cultura afro-brasileira teve seu lugar de valorização firmado. Se apresentaram mais de 20 artistas negros entre pianistas, modelos, artistas circenses, sambistas.
Tivemos a dama do Samba Paulista, Raquel Tobias trazendo samba de raiz e Nalla, da Record, cantando Jazz. Tivemos a performance do Circo Negro com apresentação de acrobacias aéreas em faixas de tecidos e a performance da modelo e miss Antônia Fiuza. O Ópera Preta foi realizado com os musicistas negros da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP). As ações artísticas contaram com curadoria do diretor artístico Diego Dionísio, da TADITO Produções.
Tivemos a oportunidade, mais de 700 pessoas, de exercitar o olhar crítico a respeito da nossa cultura. Muito importante também foi a possibilidade de estreitar as relações sociais. Esse tipo de ação cultural promove conhecimento, lazer e socialização podendo ainda estimular o desenvolvimento do turismo na cidade em que foi realizada.
Durante essa noite histórica de homenagens e premiações, tivemos aula de cultura. A valorização cultural e histórica de uma comunidade é instrumento essencial na construção de uma sociedade consolidada em bases sólidas e preparada para o futuro. É fundamental que a população tenha conhecimento sobre suas raízes, tradições e motivações que levaram a sociedade ao estado atual.
Sobre a TADITO Produções
A TADITO – PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONTEÚDO é uma produtora que há duas décadas atua em todo Brasil e foca em manifestações da cultura brasileira e comunidades tradicionais. Desenvolveu produção, pesquisa de campo, estudo e metodologia para ações de visibilidade de manifestações da cultura popular e patrimônio imaterial inseridos nas produções artísticas, culturais, educacionais e de turismo.
Produtores e artistas LGBTQQ+, afrodescendentes e mulheres emprestam sua sensibilidade para a construção das atividades realizadas pela produtora. Festival do Café, Festival PET, Festival de Teatro do Litoral Norte, desenvolvimento de conteúdos para TV Brasil e canal futura, fazem parte também do escopo de trabalho da produtora.
Saiba mais sobre o evento de aniversáriode 38º aniversário do Conselho de Partipação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Edição e Revisão: Eliane Almeida Mtb 39.832