Pesquisar
Close this search box.

» Post

Romance aborda temas como o racismo e homofobia

 

No mês do orgulho  LGBTQI+ trazemos a entrevista com o autor Marlon Souza que lançou seu novo livro “O Silêncio que a chuva traz“ um romance sobre homofobia, racismo e sexismo,  falando sobre traumas  e muitas coisa que acontecem infelizmente ainda  nossa sociedade. Mas nos traz a esperança que com a força do amor, podemos encontrar a cura, e nos faz acreditar que um mundo melhor é possível.  

O que te motivou à ser escritor? Qual foi o primeiro livro publicado, e como foi o processo de publicação?

Sempre fui uma criança muito criativa e gostava de inventar brincadeiras, com a imaginação muito fértil também. Então depois que me tornei leitor, eu comecei a criar minhas próprias histórias. Meu primeiro romance publicado foi o Às Vezes, que hoje se encontra em uma segunda edição com a Publiquei Editorial.

Existe uma supervalorização obras internacionais. Na sua opinião o que falta para que haja maior incentivo para promover a literatura brasileira?

Acredito que estamos melhorando nos últimos anos e as grandes editoras, bem como a mídia, têm dado mais atenção aos autores nacionais. Há também um movimento muito interessante dos escritores e editoras independentes para entregar um produto (livro) com qualidade de uma grande editora e um preço acessível ao público leitor. O Brasil já tem uma síndrome de acreditar que tudo o que vem de fora é melhor, mas isso vem mudando e acredito que mudará ainda muito no futuro.

Com todo contexto da pandemia, quais a dificuldades de publicar um livro hoje em dia?

Acho que a principal dificuldade é a questão das vendas mesmo. Principalmente se tratando de livros físicos. Como vamos pedir para os leitores comprarem livros, sendo que precisam colocar comida na mesa, pagar conta de luz, sobreviver ao desemprego? A leitura é essencial para todo o ser humano, mas neste momento o mais importante é nos mantermos vivos, ainda mais quando não podemos contar com este governo com nenhum tipo de suporte por menor que seja.

Sobre seu lançamento “ O silêncio que a chuva traz”, conta a história de um jovem negro e gay que convive com o pai homofóbico, agressor e abusivo. Um tema atual e que ainda encontra muita resistência. O que te motivou a escrever o livro?

Eu decidi escrever a história de um homem negro e gay e todas as suas vivências. Há um esquecimento desse personagem na nossa literatura e muitas histórias que ainda precisam serem escritas e publicadas. Quantos livros com um casal protagonista negro e gay existe? Acho que o que me motivou a escrever é mesmo resgatar e representar essas histórias. Trazer algo que muitas pessoas passam, mas também contar uma história de amor.

Existe uma falta de representatividade do público LGBTQI+ em vários espaços da sociedade, devido ao preconceito. Na meio literário isto ocorre? ( pode falar sobre autores e obras, personagens)

Podemos usar como exemplo o caso do ex prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella ao tentar proibir obras LGBT’s na Bienal de 2019. Infelizmente a representatividade LGBTQIA+ ainda é muito pouca em todas as mídias, isso inclui também a literatura, quando incluímos o fator raça, negra, indígena, assiatica, gorda, etc. O abismo é imenso. E isso não se dar por falta de produção. Porque já nos anos 50 tínhamos Janes Baldwin, um escritor negro e gay americano, que publicou diversos livros. No cinema tivemos Moonlight, vencedor do Oscar de melhor filme. Dentre outros autores. O que falta e dar a real atenção e ampliar as vozes por traz dessas produções e fé tantas outras. Gostaria de agradecer a oportunidade e entrevista!

Conheça mais sobre o livro

“O Silêncio que a chuva traz”  Autor: Marlon Souza

Depoimentos de quem já leu a obra :

“O silêncio que a chuva traz é um romance sobre homofobia, quando ela se apresenta em quem deveria proteger os jovens gays, os pais. É sobre um tipo de religiosidade que se coloca acima do amor fraternal e do acolhimento. É sobre traumas e a cura pelo amor. Uma história que apresenta como a vida pode ser perversa com quem está fora de um determinado padrão, mas apresenta também como mesmo carregando cicatrizes é possível submergir das prisões emocionais, da culpa imposta e avistar um horizonte de liberdade, amor, encontro e felicidade.” Vagner Amaro, escritor e editor da Editora Malê 

“A vida é efêmera. É preciso entender isso para que possamos aproveitar nosso tempo dentro desta passagem por aqui. Marlon faz exatamente isso em “O silêncio que a chuva traz”, nos conta uma história que pode ser facilmente vivida por qualquer um de nós. Com personagens verossímeis e nos proporciona oscilações de sentimentos com o passar da leitura. Prepare-se para conhecer a história de João, uma verdadeira montanha-russa. Por momentos você estará feliz, outras nem tanto, mas felizmente, assim como na vida, o tempo mostra como as existências são naturais e não há problema nenhum nisso.” – Deko Lipe, site Primeira Orelha. (texto quarta capa)

Texto da Orelha:

“A jornada de João em O silêncio que a chuva traz, escrita por Marlon Souza em primeira pessoa, com tinta preta e traços de delicadeza marcados em cada página, poderia ser a mesma de outros jovens negros e gays de origem periférica emaranhados nas estruturas que nascem, crescem e fazem de sua sobrevivência um ato de resistência. Em que pese diferenças de concepção e as nuances que lhes são particulares, estamos diante do nosso Moonlight literário.

Ao mesmo tempo em que nos presenteia com uma narrativa de percalços, abandonos e uma solidão capaz de devastar o protagonista, há neste romance um desejo de devir que se tece a partir do afeto, da aceitação e do amor próprio. Nome em ascensão na cena literária que respira novos ares em tempos irrespiráveis como estes em que estamos inseridos no Brasil, quiçás no mundo, o jovem autor por de meio de uma escrita que se apresenta corajosa, sem se distanciar dos elementos da Literatura, passeia por questões que nos são muito caras, sobretudo numa era de recrudescimento do racismo, do machismo, do sexismo e da homofobia. Que possamos mergulhar nas narrativas de pretos, mulheres, indígenas e da população LGBTQI. E nesta maré que se renova, bebamos na fonte de Marlon Souza.” -Evandro Luiz da Conceição, jornalista, escritor e roteirista. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, atualmente é pesquisador de conteúdo da TV GLOBO. 

Sobre o autor:

Marlon Souza

Marlon Souza  nasceu na véspera do natal de 1992 em São João de Meriti, RJ. É escritor, jornalista e produtor cultural. Lançou seu primeiro romance em 2015 e acumula diversas publicações, entre contos, crônicas e romances em publicações de livros físicos e online. É editor da revista Publiquei e produtor do coletivo LiteraCaxias, colunista literário e mediador de leitura. Seu objetivo é escrever e publicar cada vez mais histórias que o representem, como também seus pares.

Serviço:

Título: O silêncio que a chuva traz

Autor: Marlon Souza

Editora: Malê

Assunto: romance brasileiro

Páginas: 188

ISBN: 978-65-87746-41-8

Link: http://bit.ly/Prevenda-OSilencio

Pré-venda até 04/06

Lançamento oficial: 05/06

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade