Pesquisar
Close this search box.

» Post

EDITORIAL: MÃES DA FAVELA FUTEBOL CLUBE E MINHAS MEMÓRIAS!

Quando fundei em 2016, o Jornal Empoderado, tinha só uma certeza: queria dar “voz aos invisíveis”. Como isso seria feito? Fui descobrindo ao longo da jornada com muitos aprendizados. Ganhamos honrarias internacionais, cobrimos diversos atos do movimento negro e social. A voz ecoou e chegou até as coberturas de hoje do “Mães da Favela Futebol Clube”.

Mas antes de falar da cobertura de hoje, quero lembrar, anos atrás, quando a convite do sempre parceiro Marcelo Cavanha, da Rede Quilombação, me levou para para cobrir o projeto “FAVELA MAIS”, articulado pela Central Única das Favelas (Cufa) no CEU PARAISÓPOLIS, na zona sul de São Paulo.

O Jornal Empoderado teve a oportunidade de pela primeira vez cobrir um evento, da CUFA, e eu, de conhecer o articulista social e empresário Celso Athayde.

Ali naquele dia me impactou a grandiosidade do evento, que contava com empresas como Sebrae e Facebook, mas principalmente o carinho que eram tratados os moradores da favela de Paraisópolis.

Passado anos daquela experiência chegando em junho de 2021, em meio a pandemia, chego agora quase às 22h15, com a sensação dejavu, ou seja, vivenciei novamente a grandiosidade e atmosfera daquele dia só que com uma gigante diferença: o Jornal Empoderado estava como parceiro da ação da CUFA. Aqui no caso o Empoderado estava no banner oficial juntamente com a Band e a Rede Globo.

O dia de hoje foi uma jogada de generosidade que partiu do convite da CUFA, até às ajudas mútuas entre os colaboradores que vieram de regiões distintas, que nunca se falaram, mas estavam no grupo de trabalho do JE se confraternizando e ajudando. Senti o mesmo espírito solidário daquele evento lá no CEU Paraisópolis quatro anos atrás.

Hoje foi a maior cobertura do Jornal Empoderado. Estávamos em São Paulo (amanhã estaremos no estádio do Palmeiras), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Uma cobertura de gente grande. Mostrando que nós mídias independentes negras só precisamos de oportunidade.

Este texto era para ser em terceira pessoa, mas devido ao tamanho da ação (Mães da Favela Futebol Clube) que mobilizou tanta gente querida, solidária, amiga, empoderada, não tinha como não agradecer em meu nome como fundador do Jornal Empoderado a todos e todas vocês, o dia de hoje. Termino o dia escrevendo essas palavras, com um sentimento de dever comprido e a lágrima que cai é de respeito e gratidão e de um “Muito Obrigado!”. Axé!

Agradecimento especial a: Izabel Marques, minha afilhada e sobrinhas (os), Ina Henrique, Liciane Linhares, Analia Silva, Lucia Rocha, Luciano Nobre, Isabella Winckler, Edson França, Adriana Martins e Paulo Cesar Xavier, Mariana Ferreira dos Santos Odabá, Jailton Barbosa Matos Andrade, Maria Lúcia de Azambuja Barbará, Renata Alves Pinto Lemos, Marcelo Cavanha, Karla Recife, Celso Athayde, Deolinda Verginia dos Santos Andrade,Patty Muniz, Luciano Jorge,  Igor Oliveira, Ana Maria Batista dos Santos, Aline Medeiros Pinheiro, Letícia Gabriela, Rosângela Maria e toda Frente Nacional Antirracista e CUFA.

Anderson Moraes fundador e Coordenador do Jornal Empoderado

Eventos “FAVELA MAIS” e “Mistura Branco e Preto”

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade