Embasado em um processo de mobilização de aproximadamente dois meses toda militância unegrina do Estado de São Paulo foi envolvida, aconteceu no sábado, 7/7, no auditório da Universidade Paulista, rua Apeninos do Paraíso o 5º Congresso Estadual da UNEGRO/SP. Compareceram cerca de 200 filiados de 18 municípios que deram suas opiniões em sete grupos de trabalho.
Destacamos as presenças de Bancadas de Osasco, Campinas, Ribeirão Preto, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão, Capital, Guarulhos, Jacareí, Batatais, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, entre outros; De cada GT foram priorizados cinco propostas que constarão como resoluções no relatório final.
Inicialmente tivemos a Mesa de abertura composta pela Presidenta Rosa Maria Anacleto, pela Vice-Presidenta Ana Almeida Barros, pelo Vice-Presidente Nacional Edson Luiz de França, pela Diretora da CONVERGÊNCIA NEGRA Sandra Mariano e pela Profª. Marilândia Frazão. A palestra magna sobre a conjuntura política foi proferida pelo Edson França; Em seguida foi formada a Mesa Política com o Deputado Federal Orlando Silva Jr – Presidente do PCdoB/SP, Edson França, Gilmar Tatto – Presidente do PT – SP, e a Deputada Estadual Leci Brandão.
Das 13h às 14h foi servido o almoço e, às 14h15 teve início os trabalhos em grupo que receberam a visita de Ângela Guimarães, Presidenta Nacional da UNEGRO que saudou a luta e a determinação da nossa militância. No retorno para a Plenária Final foi apresentado pelo Manoel Júlio Vieira de Souza a a proposta para a nova Diretoria para os próximos quatro anos, aprovada com um caloroso aplauso pela militância presente.
A camarada Ângela fez um pronunciamento valorizando a nova Diretoria e exortando a todas e todos a executar com êxito e entusiasmo as Resoluções aprovadas e pronunciou sobre a conjuntura reforçando a fala do Edson pela manhã.
Em síntese foi assim o nosso 5º Congresso Estadual da UNEGRO do Estado de São Paulo.
Por João Mendes dos Santos, eleito Coordenador da Macro Região Alto Tietê