Pesquisar
Close this search box.

» Post

30X30BRASIL – A HORA É AGORA

Qual é a sua primeira lembrança do Mar? 

Como boa carioca, moradora de Santa Cruz ir à praia sempre foi um evento. Envolvia a logística de acordar cedo, colocar a garrafa PET para congelar no dia anterior e enfrentar longas horas de ônibus até chegar à praia. O mais engraçado disso, é que Santa Cruz  fica a menos de 30 minutos da praia de Sepetiba. Cresci ouvindo da minha avó materna contando dos domingos de sol que a mãe dela levava ela e os irmãos para a praia de Sepetiba e de como lá era lindo. 

Eu não conseguia entender, como aquele lugar que não tinha nem mais água do mar e que a que restava era imprópria para banho podia ter sido assim um dia.

 

Porém, aos meus 21 anos percebo que as praias da minha infância também não existem mais. E que para muitas crianças das próximas gerações, esse é o cenário que elas vão lembrar quando pensarem na sua primeira lembrança do mar:

Pode parecer absurdo, mas já está acontecendo! Existem ilhas de lixo e é estimado que até 2050 existam mais plásticos do que peixes nos Oceanos.

O Oceano, atualmente corre muitos riscos de se transformar em um grande deserto, devido à sobrepesca, mudança climática e poluição plástica e isso é um risco para todos nós! 

Ao contrário do que muito se fala, o Oceano é o verdadeiro pulmão do mundo e o maior regulador do clima da Terra. As algas marinhas produzem oxigênio em excesso, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo.

A cada duas respirações, uma vem dos oceanos!

Proteger o Oceano, significa proteger a nós mesmos, pois direta ou indiretamente dependemos dele desde o ar que respiramos até o que nós comemos. 

Atualmente, apenas 4% dos oceanos do mundo estão protegidos, e a grande maioria dos parques e reservas marinhas existentes é mal administrada ou não é cuidada. Assim, o desafio Brasileiro agora é o de garantir a implementação efetiva das novas áreas protegidas marinhas, ordenando o uso sustentável dos recursos naturais nesses territórios. E é nesse contexto que surge a Campanha 30x30Brasil, uma campanha financiada pela EarthEcho e que conta com o apoio da Liga das Mulheres pelos Oceanos, Engajamundo, Parley Brasil e SDG HUB UFRRJ. 

30×30 é um chamado para ação para proteger pelo menos 30% do Oceano mundial até 2030, através de Áreas Marinhas Protegidas em locais ideais e mensuradas por cientistas, a fim de garantir a vida desse ecossistema. 

A proteção de pelo menos 30% dos Oceanos até 2030 significa: 

 

  • Ecossistemas e espécies mais saudáveis, mais resilientes e mais capazes de resistir e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas.
  • Mitigação da mudança climática por meio da proteção de habitats costeiros como manguezais, leitos de ervas marinhas e pântanos salgados que são vitais para o sequestro e armazenamento de carbono.
  • Redução do risco oceânico de eventos climáticos extremos, como ondas de tempestades, por meio da proteção dos sistemas costeiros de defesa natural, como recifes e manguezais.
  • Meios de vida e comida para todos.
  • Mais e maiores peixes e maior diversidade de espécies.
  • Refúgios seguros para espécies ameaçadas como baleias, tubarões, raias e tartarugas.
  • Elevados retornos financeiros – o benefício econômico estimado de proteger 30% do oceano está entre US $ 490 a $ 920 bilhões até 2050 e criaria de 150.000 a 180.000 empregos de tempo integral.

Como parte da campanha, criamos uma petição para pressionar pela votação do Projeto de Lei 6.969/2013, a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PNCMar), conhecida como Lei do Mar Se convenceu da importância do 30×30? Assine nossa petição para transformar nosso amor pelo Oceano em política pública para conservar esse ecossistema único! http://chng.it/YvFhGHsWMS

Uma das ações da campanha foi a realização de projeções mapeadas. Na foto está escrito: “Acorda Carioca! O nível do mar está subindo. A orla carioca, Santa Cruz e parte de Guaratiba vão desaparecer com o aumento do nível do mar!”

Texto por Bruna Valença

Referências: https://catracalivre.com.br/cidadania/cientistas-alertam-que-havera-mais-plastico-que-peixes-nos-oceanos/#:~:text=Os%20cientistas%20agora%20advertem%20que,meio%20de%20cobran%C3%A7as%20de%20valores.

Oceanos são os pulmões do planeta

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade